Estratégia de pneus foi a chave na vitória em Silverstone

0

 

A Pirelli disponibilizou os pneus slick Pireli P Zero DHD para a segunda ronda do campeonato Blancpain GT Series Endurance Cup, disputada en Silverstone. O vencedor foi a equipa GRT Grasser Racing depois de uma corrida muito disputada.

A estratégia com as borrachas voltou a ser a chave do triunfo da Lamborghini Huracan GT3 da equipa GRT Grasser Racing, pilotado por Andrea Caldarelli, Christian Engelhart e Mirko Bortolotti, que arrancou da segunda posição da grelha. Dos quatro jogos de pneus que dispunham, a equipe utilizou apenas um para a qualificação, reservando os três restantes para a utilização durante a corrida, que possuía uma duração aproximada de três horas. O clima Britânico respeitou a competição, brindando com uma jornada quente e seca, com uma temperatura de pista que oscilou entre os 18 e os 24º. 

Referente às prestações dos pilotos Portugueses, Miguel Ramos levou o Lamborghini da equipe barwell ao quinto posto da Taça Pro-Am, enquanto Álvaro Parente terminou na 8.ª posição absoluta ao volante do McLaren 650 S GT3 da formacão Strakka Motorsport.

A Pirelli também forneceu os pneus a toda a grelha do campeonato Blancpain Sports Club, que acabou com o triunfo de Jon Minshaw, da equipa Barwell Motorsport, na prova principal. A ronda do fim de semana terminou com o Lamborghini Super Trofeo, mais um ano com exclusividade dos pneus P Zero, especificamente concebidos para uma das competições monomarca GT mais rápidas do mundo. A formação Imperiale Racing levou os louros nas duas corridas do programa. 

A Pirelli deslocou para Silverstone mais de 3.000 pneus P Zero, distribuidos  por aproximadamente  100 veículos.

Comentários:

Matteo Braga (responsável por competições Pirelli em circuito): 
“A qualificação ocorreu sobre uma pista muito molhada que foi secando até ao final da sessão, e que permitiu a todas as equipes salvaguardar jogos de pneus novos para a corrida. Após este momento, houve o contraste característico do clima Britânico, uma vez que o circuito secou por completo e não houve índicios de chuva, o que permitiu às equipes centrarem-se numa estratégia baseada na consistência, facto imprescindivel na vitória da equipe GRT Grasser Racing. O último turno da Lamborghini e Mercedes evidenciou um excelente equilibrio de Performance, também válido a outras marcas e equipes que poderam exprimir ao máximo os seus veículos  até à ultima volta.” 

Chris Harris (apresentador do programa da BBC, Top Gear, e piloto da equipa Garage59 em McLaren 650 S GT3): “O novo pneu Pirelli é impressionante, proporciona-te duas voltas dignas de um Superheroi na qualificação, mas também na corrida tem um excelente desempenho.  Ontem conduzi com pneus que haviam realizado 240 KMs e o ritmo era muito forte. Na minha opinião, a Pirelli realizou um grande trabalho de desenvolvimento de um pneu destinado a múltiplos carros, o que representa um verdadeiro desafio." 

Números do dia:  670 e 90.921: os minutos (670) e o total de kilómetros (90.921) percorridos  pelos pneus Pirelli na pista durante o fim de semana de Silverstone.

unnamed (1) unnamed (2) unnamed

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.