Pirelli com 3000 pneus no Blancpain GT Endurance

0

 

O campeonato Blancpain GT Endurance Cup ruma este fim de semana ao circuito de Silverstone, casa do Grande Prémio da Grande Bretanha de Fórmula 1. Este é o segundo evento da época, após a corrida de Monza, onde a chave da vitória centrou-se na gestão dos pneus. Para além do campeonato Blancpain, a Pirelli irá fornecer os pneus para Blancpain GT Sports Club e Lamborghini Super Troféu.

Como é o circuito?

Silverstone, mais conhecido como “ a casa do desporto motorizado britânico”, está situado perto de Northampton e tem um perímetro de 5891 metros e 18 curvas. Este circuito já acolhe o grande prémio de Fórmula 1 Britânico desde 1948, e o actual Record da volta mais rápida (1:30.874) está na posse de Fernando Alonso desde a temporada de 2010.

Que tipo de pneus disponibilizará a Pirelli?

A Pirelli proporcionará os seus P Zero DHD para a grelha dos 55 veículos do Blancpain GT, para além dos slick P Zero DH para os concorrentes do Lamborghini Super Troféu. Em caso de chuva, todas as categorias vão utilizar o pneu WH.

Qual a melhor estratégia de corrida?

Tal como em Monza, a ronda da Blancpain GT terá uma duração de três horas, com duas paragens obrigatórias nas boxes. As equipas devem trocar os pneus em cada paragem, como também a troca de piloto. O quando e como fazê-lo será provavelmente a chave estratégica para o triunfo na prova.

Comentários…

Matteo Braga, diretor das competições em circuito Pirelli: “ Após o aperitivo do passado fim de semana com a ronda Blancpain Sprint em  Brands Hatch, seguimos para Silverstone, um traçado muito mais exigente tanto para os pilotos como para os pneus. As equipes deverão realizar um duro trabalho nos treinos para atingir o equilíbrio entre as prestações e consistência, uma das estratégias chave para as corridas de resistência e responsáveis de marcar um grande contraste entre esta prova e a de Brands, onde todos os pilotos apenas pretendiam ser os mais rápidos”.

Os treinos oficiais para a corrida da Blancpain GT Endurance Cup está prevista para as 9H40 de Domingo – 14 de Maio. A corrida arrancará pouco depois, às 14H55. Sábado, 13 de Maio, 12H05 será a corrida de classificação da Blancpain GT Sport Club, com a manga principal fixada  para as 17H30. O Lamborghini Super Troféu realizará a qualificação no sábado às 9:40h, com as mangas de corrida agendadas para sábado 15H00 e a segunda para Domingo 11H35.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.