Marc Marquez continua imparável no MotoGP!

0

 

  • West vence Dutch TT em difíceis condições de aderência
  • Márquez vence em Assen numa corrida marcada por quedas
  • Excelente corrida até ao pódio de Miguel Oliveira!
     

O Campeão do Mundo de MotoGP Marc Marquez voltou a triunfar em condições difíceis no Iveco Daily TT Assen, somando a oitava vitória consecutiva nas oito corridas de 2014, à frente de Andrea Dovizioso (Ducati Team) e Dani Pedrosa (Repsol Honda Team), numa corrida de bandeira-a-bandeira.

Numa corrida que começou atrasada devido às condições de chuva, Márquez avaliou na perfeição o desafio de 26 voltas que tinha pela frente, rodando com Dovizioso à cabeça do pelotão nos momentos iniciais da prova e impondo a sua autoridade conforme os pilotos foram trocando para montadas com afinação de seco na sétima volta. 

Márquez acabou por triunfar com 6,7s de vantagem para ter se tornar no primeiro piloto desde o grande Giacomo Agostini em 1971 a vencer as oito primeiras corridas da época da categoria rainha.

Dovizioso assinou o segundo pódio de 2014, com Pedrosa a completar a lista dos três primeiros depois de ter aguentado os ataques de Aleix Espargaro (NGM Forward Racing) durante várias voltas. Espargaró fez boa prova para terminar em quarto depois de ter largado da pole com a Forward Yamaha da categoria Open. 

Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) foi quinto depois de demonstrar grande ritmo na segunda metade da corrida; o único problema do italiano foi a decisão tardia de trocar de slicks para pneus de chuva mesmo antes da partida. Rossi largou do pit lane com pneus de chuva, recuperando depois muito terreno antes de ter de voltar a trocar para a moto com slicks. 

Andrea Iannone (Pramac Racing), Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini), Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3), Cal Crutchlow (Ducati Team) e Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) completaram o Top 10. 

Broc Parkes (Paul Bird Motorsport) fez prova brilhante rumo ao 11º lugar depois de ter partido da via de boxes na sequência de problema na volta de aquecimento. Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech3) desistiu a seis voltas do final após quedas com pneus slick e depois com os de chuva.

Classificação Final
Classificação do Campeonato


Moto2

 

West vence Dutch TT em difíceis condições de aderência

Especialista do molhado, Anthony West (QMMF Racing Team) levou de vencida a corrida de Moto2 do Iveco Daily TT Assen fazendo uso de toda a sua experiência para terminar à frente de Maverick Viñales (Pons HP 40) e de Mika Kallio (Marc VDS Racing Team), que completaram o pódio.

O australiano de 32 anos e antigo piloto da categoria rainha vencer a corrida de Moto2™ depois de partir da 23ª posição naquele que foi o 211º Grande Prémio da carreira; West cruzou a linha de meta com 0,3s, de vantagem sobre Viñales e com Kallio a mais 0,4s. Foi o primeiro triunfo de West desde o Dutch TT de 2003. 

A corrida foi atrasada 20 minutos devido à forte chuva que se abateu no traçado na volta de apresentação e na qual o homem da pole e líder da classificação Esteve Rabat (Marc VDS Racing Team) sofreu queda. Rabat conseguiu, ainda assim, partir da pole e acabou por terminar a corrida em oitavo. 

Johann Zarco (AirAsia Caterham Moto Racing), Alex De Angelis (Tasca Racing Moto2), Thomas Luthi (Interwetten Paddock Moto2) e Julian Simon (Italtrans Racing Team), tiraram bom partido da experiência que têm para terminar nos quarto a sétimo posto, respectivamente. 

Atrás de Rabat, Lorenzo Baldassarri (Gresini Moto2) e Hafizh Syahrin (Petronas Raceline Malaysia) completaram o Top 10. 

Simone Corsi (NGM Forward Racing) terminou num azarado 13º lugar depois de cair a meio da corrida quando seguia na liderança, enquanto Luís Salom (Pons HP 40) foi 15º depois de ir ao chão quando rodava em terceiro já nos momentos finais da prova. Sam Lowes (Speed Up) chegou a liderar a corrida no início, mas sofreu duas quedas depois de tentar manter-se na frente com Corsi. 

Vários pilotos foram ao chão e reataram a corrida numa pista molhada que, com o passar do tempo, começou a ficar com linhas secas apesar de ainda ter voltado a chover durante as 24 voltas de prova. Alguns arriscaram ao optarem por pneus slicks, o que não deu frutos, enquanto Dominique Aegerter (Technomag carXpert) rodou com frontal de chuva e traseiro slick, o que se traduziu apenas num 21º lugar. 

Azlan Shah (IDEMITSU Honda Team Asia), Axel Pons (AGR Team) e Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP) sofreram quedas, enquanto Randy Krummenacher (IodaRacing Project) desistir após também ter ido ao tapete.

Classificação Final
Classificação do Campeonato

 

Moto 3
 

Márquez vence em Assen numa corrida marcada por quedas

Alex Márquez (Estrella Galicia 0,0) conquistou a segunda vitória consecutiva na Moto3™ este sábado em Assen, com Alex Rins (Estrella Galicia 0,0) e Miguel Oliveira (Mahindra Racing) a juntarem-se a ele no pódio após as quedas dos líderes do campeonato Jack Miller (Red Bull KTM Ajo) e Romano Fenati (SKY Racing Team VR46).

Márquez deu continuidade ao triunfo de Barcelona com mais uma prestação dominadora para vencer em Assen neste sábado com quase três segundos de vantagem depois de ter liderado a maior parte da corrida desde a segunda posição. O colega de equipa Rins ainda chegou a lutar pelo triunfo por alguns momentos, mas o mais jovem dos irmãos Márquez acabou por se revelar demasiado forte ao longo das 22 voltas. 

Rins passou Oliveira para subir a segundo nos momentos finais da prova, enquanto 12 segundos mais atrás Alexis Masbou (Ongetta-Rivacold) levava de vencida uma impressionante batalha a sete pela quarta posição. 

Incapazes de superarem Masbou, Niccolo Antonelli (Junior Team GO&FUN), Efren Vazquez (SAXOPRINT RTG), Isaac Viñales (Calvo Team), Danny Kent (Red Bull Husqvarna Ajo), Brad Binder (Ambrogio Racing) e John McPhee (SAXOPRINT RTG) completaram a lista dos dez primeiros. 

Miller sofreu queda nos momentos iniciais da corrida, enquanto Fenati lutou para terminar em 18º após um erro inicial e nova queda que o fez voltar a perder terreno. 

Nenhum dos líderes do campeonato se lesionou e continuam a ocupar as duas primeiras posições da geral, com Miller ainda a contar com sete pontos de margem no topo da classificação, se bem que agora Márquez está empatado com Fenati em segundo enquanto Rins é quarto – a três pontos do colega de equipa. 

Enea Bastianini (Junior Team Go&FUN Moto3), Niklas Ajo (Avant Tecno Husqvarna Ajo) e Karel Hanika (Red Bull KTM Ajo) sofreram quedas sem consequências de maior, mas Ajo foi levado ao centro médico para exames ao tornozelo. 

Registou-se ainda feio acidente entre Luca Grünwald (Kiefer Racing), Juanfran Guevara (Mapfre Aspar Team Moto3) e Alessandro Tonucci (CIP) na chicane, na última volta, que os levou a não terminarem a corrida, mas felizmente nenhum deles se lesionou.

Classificação Final
Classificação do Campeonato

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.