Edição 2022 do Campeonato Nacional de Novas energias marcada por novidades

0

“Campeonato de Portugal de Novas Energias” regressa este ano e terá seis provas, mais três do que a primeira edição, disputadas entre maio e novembro, na modalidade de regularidade e com veículos totalmente elétricos.

Em face do sucesso da estreia, o ano passado, e da consagração dos primeiros campeões nacionais, o campeonato de desporto automóvel com recurso às energias alternativas, que contará uma vez mais com o patrocínio global da PRIO e que dará o naming  ao Campeonato, tem como promotor o CCP e assenta numa forte parceria com a UVE. 

A primeira etapa, a “Rota N2 Electric”, terá lugar nos dias 7 e 8 de maio. O mês de junho, nos dias 24 a 26, fica dedicado à segunda etapa, o “Oeiras EcoRally – Portugal”, com a terceira etapa – “EcoRally Proença-a-Nova” – a decidir-se no Distrito de Castelo Branco, nos dias 30 e 31 de julho, para depois seguir, pela primeira vez, para os Açores, nos dias 3 e 4 de setembro, onde os participantes vão disputar a “III Azores eRallye”. Em outubro terá lugar mais uma prova nova, o “EcoRally de Lisboa”, nos dias 22 e 23 de outubro, e, em novembro, a ultima etapa, também ela uma novidade, a “E-Rali Sharish – Alentejo Central”, nos dias 18 e 19 de novembro, altura em que serão anunciados os campeões nacionais de 2022.

“A aposta nas Novas Energias tem sido um marco importante a nível mundial, pelo que ter um Campeonato focado nessa premissa fez, desde sempre, sentido para a FPAK. E o sucesso que tem alcançado, com o envolvimento de todos, tem sido notório. É e será uma aposta da FPAK. Estou certo de que este ano, com a pandemia a ter um menor envolvimento na vida de todos, haverá um maior leque de participantes e com isso, tornar o campeonato ainda mais disputado e aliciante”, declarou Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Aberto a participantes nacionais e estrangeiros este campeonato é inteiramente dedicado a veículos de estrada normais, sendo admitidos apenas veículos BEV (battery electric vehicle). Carlos Ferraz, responsável de Mobilidade Elétrica da PRIO, declara que “a Prio é uma empresa que, desde a sua génese, tem as energias sustentáveis como prioridade e quer continuar a apostar em todas as iniciativas que promovam novas formas de mobilidade e novas soluções de energia. Como a sustentabilidade está no seu ADN, a Prio pretende, com o apoio a esta iniciativa, sensibilizar as pessoas para a questão da mobilidade elétrica, fazendo ver que esta realidade é já uma solução para uma parte substancial das necessidades diárias das pessoas e que, para além disso, os veículos elétricos podem servir também para participar em desafiantes provas de desporto motorizado.”

Orientado pelas denominadas “energias limpas”, este campeonato do desporto motorizado é o único em Portugal com preocupações ambientais e ecológicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.