Toyota apresenta o novo GR86

0
  • Terceiro modelo da gama de puros desportivos GR, desenvolvido com todo conhecimento técnico da TOYOTA GAZOO Racing
  • Desenvolvido para proporcionar puro prazer de condução, um “carro analógico para a era digital”
  • Uma evolução das qualidades reconhecidas que definiram o aclamado GT86, mantendo a clássica disposição de motor frontal e tração traseira.
  • Novo motor de quatro cilindros horizontalmente opostos (“boxer”) de 2,4 litros oferece maior potência e binário
  • Transmissão desenvolvida para rápida aceleração até rotações de motor elevadas.
  • Foco no aumento da rigidez, leveza e baixo centro de gravidade, para uma dinâmica mais ágil e responsiva
  • Design retém as referências aos desportivos históricos da marca ao mesmo tempo que adota características aerodinâmicas com origem na competição
  • Estreia europeia a 2 de dezembro de 2021

O novo GR86 é o terceiro modelo GR (GAZOO Racing) global da Toyota, criando uma gama de três desportivos de raça pura, juntamente com o GR Supra e o GR Yaris. Os 3 modelos beneficiam diretamente do envolvimento, ao mais alto nível, da TOYOTA GAZOO Racing no desporto automóvel internacional.

O GR86 é novo coupé da gama GR, que pretende oferecer uma dinâmica e desempenho desportivo a um público mais vasto. É uma evolução do anterior GT86, o modelo que sinalizou o compromisso renovado da Toyota com a engenharia automóvel desportiva, mantém a configuração clássica de um motor frontal e tração traseira. O motor continua a ser uma unidade “boxer” de quatro cilindros que pode atingir regimes de rotação elevados, mas com o aumento de cilindrada ganha um aumento significativo de potência e binário. Ajustes técnicos no motor e na transmissão asseguram que o maior potencial é conseguido com uma aceleração suave e potente em toda a faixa de rotações.

O desenvolvimento do chassis centrou-se na redução do peso e na redução na altura do centro de gravidade do carro para garantir uma dinâmica ainda mais apurada e uma maior capacidade de resposta. Há uma utilização mais ampla de alumínio e outros materiais leves bem como um reforço estrutural do automóvel para alcançar uma maior rigidez torcional. Os sistemas de suspensão também beneficiam de finos ajustes para otimizar o desempenho e condução, enquanto os engenheiros receberam apoio dos seus colegas de desporto automóvel no desenvolvimento de novas características aerodinâmicas para a carroçaria.

Revelado pela primeira vez em Abril de 2021, o novo GR86 chegará à Europa no segundo trimestre de 2022. A estreia europeia terá lugar no dia 2 de Dezembro de 2021.

Fun-to-drive – o carro Waku Doki

O novo GR86 é apresentado como “um carro analógico para a era digital”, concebido para entusiastas, por entusiastas com foco no puro prazer de condução – uma qualidade expressa na frase japonesa “waku doki”.

É importante notar que o GR86 não é um carro desportivo simplesmente para puristas e com altos níveis de experiência: as suas características podem ser descobertas diariamente, tanto em estrada, como em pista.

Como o mais recente membro da família GR, vai elevar as qualidades reconhecidas do GT86 para criar novos adeptos e entusiastas pelos automóveis da Toyota com a sua participação em competições locais. Para aqueles que querem personalizar o seu carro, o novo modelo será acompanhado por uma gama de acessórios genuínos TGR.

O Engenheiro Chefe do GR86 Yasunori Suezawa resume o objetivo da Toyota: “A missão do GR86 é abrir o mundo GR, permitindo que seja apreciado por cada vez mais pessoas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.