Mundial de ralis está de regresso à Grécia

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O WRC está de regresso à Grécia, pela primeira vez desde 2013
As estradas rochosas e as altas temperaturas das montanhas perto de Atenas serão os principais desafios
O composto duro é a escolha principal, com o composto macio também disponível

Milão, 6 de setembro de 2021 – Está de regresso mais uma das lendárias provas do WRC: o Acropolis Rally (Grécia) será o palco da nona ronda do campeonato. Depois de uma ausência de 18 anos, o ‘Rally of the Gods’ está de volta com muitas das etapas clássicas que contribuiram para contruir uma reputação de um evento “quebra-carros”, que é também extremamente duro com os pneus.

OS PNEUS PIRELLI NA GRÉCIA

Scorpion KX: o pneu de rali para gravilha da Pirelli, disponível nos compostos duro e macio. Para esta prova, o composto duro será a escolha principal para as etapas abrasivas e para fazer frente às altas temperaturas. O pneu macio também estará disponível como alternativa, proporcionando aderência em asfalto molhado, especialmente para os pilotos que vão estrear os troços. Em ambos os compostos, o pneu apresenta um reforço adicional, principalmente na parede lateral, para uma maior proteção contra cortes e lacerações: uma característica comum do Rali da Acrópole.

Scorpion K: o pneu de rali para gravilha da Pirelli para o WRC 2 e WRC 3 também estão disponíveis nos compostos duro e macio, apresentando muitas das características do KX instalado nos carros de topo. Estes pneus estão adaptados às características das categorias inferiores, que têm um pouco menos de potência.

CITAÇÃO PIRELLI

Terenzio Testoni, responsável Pirelli pelas atividades de rally: “Depois do Safari Rally, estamos felizes por assistirmos ao regresso de outro evento lendário ao calendário do WRC. A Pirelli venceu o Rali da Acrópole por várias vezes, com pilotos como Ari Vatanen, Carlos Sainz, Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg, e também em anos mais recentes, quando fez parte de uma ronda do Campeonato Europeu de Ralis. Esta experiência recente é extremamente útil para nós, tendo sido importante para a nossa preparação para este evento. A combinação de uma superfície áspera e rochosa com as altas temperaturas faz deste um rali extremamente desafiante para os pneus. Contudo, com o nosso conhecimento, estamos confiantes de que nossos pneus Scorpion KX estarão à altura do desafio. Controlar o desgaste será a chave para a gestão dos pneus na Grécia, onde é importante ter um pneu forte e uma bada de rodagem resistente para garantir uma proteção eficaz contra as pedras.”

PIRELLI EM NÚMEROS

A Pirelli vai deslocar cerca de 2150 pneus para a Grécia, dos quais cerca de 550 serão para a classe superior de carros de rali.

Cada um dos pilotos do WRC pode utilizar até 32 pneus durante o rali, com uma alocação separada de quatro pneus para o shakedown. Para o rali, cada carro terá uma alocação total de:

32 Scorpion KX Hard
8 Scorpion KX Soft

A Pirelli também fornecerá 1600 pneus para os outros carros com tração às quatro rodas do evento, incluindo os inscritos no WRC 2 e WRC 3:
30 Scorpion K4A Hard
8 Scorpion K6A Soft
Também aqui haverá uma alocação separada de quatro pneus para shakedown

A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA DE PNEUS

O desgaste provocado pelas etapas gregas e as altas temperaturas (superiores a 30 graus) significam que o composto duro deve prevalecer em relação ao macio. O principal desafio para os pilotos será entender como tirar o melhor proveito de um conjunto de pneus num determinado um ciclo de etapas, portanto, é esperado algum grau de gestão de pneus. A decisão sobre quantos pneus sobressalentes levar para as estradas irregulares também será crucial.

A NÃO PERDER DE VISTA

Zonas de montagem de pneus. Com muitas das etapas a decorrer longe do parque de assistência em Lamia, especialmente nas etapas de sexta-feira, mais perto de Atenas, o itinerário inclui três zonas de montagem de pneus em vez de uma oportunidade de serviço completo. Como o nome sugere, nestes locais as equipas podem equipar um conjunto de pneus de reposição e também fazer outras alterações nos seus carros, mas utilizando apenas os equipamentos e peças ao seu dispor.

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