Volvo C40 Recharge e Volvo P1800 e o design extraordinário que os une

0

Separados por 60 anos de diferença, os modelos Volvo P1800 e Volvo C40 Recharge têm um design extraordinário que os une.

Na realidade, o icónico sport coupé, atualmente a comemorar o seu 60º aniversário, forneceu bastantes ideias aos designers do novo crossover, tendo ambos os automóveis causado um enorme impacto quando inicialmente apresentados.

História a inspirar Design

A tradição de linhas dinâmicas e tejadilho em estilo coupé do P1800 foi agora continuada no C40 Recharge que procura, de modo semelhante, combinar um novo design mas agora com um conceito de condução puramente elétrico.

“Quando olhamos para a herança de um ícone como o Volvo P1800 como fonte de ideias de design para um modelo vanguardista, é importante tentar não criar somente um remake de um veículo retro. Os gostos dos clientes e as suas necessidades alteram-se ao longo do tempo, por isso temos de trazer este DNA para uma nova era. Foi o que fizemos com o Volvo C40 Recharge.” Robin Page – Head of Design – Volvo Cars

À semelhança do seu antecessor, o C40 Recharge rompe com estilo convencional. Este crossover é o primeiro automóvel da Volvo pensado para ser exclusivamente elétrico. Isso deu aos designers uma nova liberdade: a grelha frontal do radiador, necessária para os motores de combustão pode ser simplesmente dispensada, sendo substituída por um painel frontal da mesma cor da carroçaria combinando assim forma e função. O logotipo Volvo colocado centralmente esconde, com elegância, a tecnologia avançada de radares e sensores tão necessária aos sistemas de segurança atuais. A nova face do modelo completa-se com faróis em LED com o design típico de “Martelo de Thor” da marca sueca.

O perfil – Um elemento chave

A vista de perfil do Volvo C40 Recharge é impressionante. Ela acentua na perfeição o caráter do crossover com 4,43 metros de comprimento e 1,58 metros de altura e proporções dinâmicas. “A silhueta é um elemento chave do nosso novo veículo elétrico. Elegância, dinâmica e robustez entram em simbiose perfeita.” – Robin Page.

Apesar dos elementos típicos SUV – maior distância ao solo e cavas das rodas mais largas – a ligação com o design do P1800, com 4,36 metros de comprimento e somente 1,28 metros de altura é inconfundível: a linha lateral marcante com uma curva característica e linha de teto baixa e inclinada para trás é sem duvida uma influência do coupé desportivo dos anos 60.

Traseira com carácter

O Volvo C40 Recharge tem um teto de vidro panorâmico, em preto, que se funde com a janela traseira levemente inclinada. Os spoilers traseiros enfatizam o seu caráter desportivo melhorando não só a força descendente, especialmente em velocidades mais elevadas como também a aerodinâmica e correspondente autonomia elétrica entre dois e quatro por cento. Outros destaques na traseira incluem as luzes traseiras verticais em LED verticais e o emblema “Recharge Twin” que faz referência aos dois motores elétricos de 150 kW (204 cv) colocados nos eixos dianteiro e traseiro.

Interior Moderno e Sustentável

O interior tem também potencial para se tornar num ícone de estilo: o Volvo C40 Recharge é o primeiro automóvel da Volvo a dispensar inteiramente o couro. O interior é equipado com novos materiais, como estofos têxteis ‘microtech’ para os assentos e são utilizadas alternativas mais sustentáveis feitas de garrafas de plástico reciclado, por exemplo. Os embutidos tridimensionais translúcidos, em estreia mundial neste modelo, têm uma capacidade de retroiluminação capaz de criar um ambiente natural e calmo que se adapta através de um sensor de luz, às condições externas. O seu padrão é inspirado nas paisagens das montanhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.