Pirelli faz a antevisão dos dois próximos Grandes Prémios na Áustria

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A Pirelli fez duas escolhas de pneus distintas para a mesma pista (tal como aconteceu no ano passado, em Silverstone). Para a primeira corrida no Red Bull Ring, conhecida como Steiermark Grand Prix, teremos o composto C2 como duro, C3 como médios e C4 como macios. Para a segunda corrida, veremos em ação os compostos C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios).

As escolhas têm como objetivo introduzir um elemento distintivo entre as das corridas, de modo a proporcionar variações estratégicas entre as mesmas.

O Red Bull Ring é uma pista compacta e a que muitos comparam com uma montanha-russa. Possui uma volta frenética e bastante curta, caracterizada por várias sequências de curvas e várias alterações na elevação. Contudo, não se trata de um circuito especialmente exigente para os pneus, o que possibilita a utilização dos pneus mais macios da linha.

CARACTERÍSTICAS DO CIRCUITO

A volta curta de 4,3 quilómetros, e as suas 10 curvas, significa que o tráfego será um problema. Por isso, este é um fator determinante para a corrida e, em especial, para a estratégia de qualificação. Devido à volta curta e fluida, as quebras de desempenho entre os compostos tendem a ser residuais. A maioria das curvas são para a direita, mas as duas curvas mais exigentes são para a esquerda, o que significa que os pneus estarão mais frios na hora de as enfrentar.

As duas corridas consecutivas no mesmo circuito, algo que acontece pela primeira vez na presente temporada, significa que as equipas terão muitos dados e oportunidades para maximizar o potencial dos pneus – especialmente durante o segundo fim de semana.

Historicamente, esta tem sido uma corrida de paragem única no papel – exceto nas situações em o aparecimento de um safety car oferece uma “paragem gratis” às equipas. O mesmo deverá acontecer no Grande Prémio de Steiermark, mas a escolha de compostos mais macios para o Grande Prémio da Áustria poderá obrigar a estratégias distintas.

FÓRMULA 3: O QUE ESPERAR

O segundo fim de semana de corrida na Áustria também contará com a terceira ronda da temporada de Fórmula 3. O composto médio (P Zero Yellow) foi nomeado pela primeira vez em 2021, depois que os pneus duros terem sido escolhidos para os desafios disputados em Espanha e em França. Os pilotos receberão quatro novos conjuntos de pneus médios, mais um conjunto de pneus duros, transportados da ronda anterior, para utilizarem nos treinos livres, bem como dois conjuntos de pneus de chuva. No ano passado, a Fórmula 3 contou com duas rondas consecutivas em Áustria. O pneu médio foi utilizado durante a primeira ronda, tendo-se depois utilizado o pneu duro na segunda prova. As equipas e os pilotos também realizaram restes no Red Bull Ring com os pneus médios em abril, pelo que possuem vários dados sobre o que os espera.

MARIO ISOLA – RESPONSÁVEL PIRELLI NA F1

“Mais uma vez, tal como aconteceu ano passado, a Áustria recebe duas corridas consecutivas, o que significa que as equipas têm muitos dados sobre a pista e experiência para criar táticas e lidar com os seus desafios. No entanto, é a primeira vez que existem duas escolhas de compostos distintas para o Red Bull Ring, pelo que será interessante ver como as equipas se vão familiarizar com os pneus C5, um composto mais macio, no segundo fim de semana, e como essa alteração vai influenciar as estratégias entre as corridas.”

OUTRAS INFORMAÇÕES PIRELLI

  • Após uma ausência de 19 anos, o Campeonato Mundial de Rali regressa ao lendário Safari Rally, no Quénia, durante o mesmo fim de semana do Grande Prémio de Steiermark. A Pirelli fornecerá os seus pneus Scorpion, para gravilha, aos 58 carros.
  • Os pilotos da Emil Frey Racing, a correr com a Lamborghini, ganharam a última ronda da GT World Challenge Sprint Cup, em Zandvoort, que também conta com a Pirelli como forncedor exclusivo de pneus.
  • Após o Grande Prémio da Áustria, a AlphaTauri permanecerá no Red Bull Ring, de 6 a 7 de julho, para realizar testes aos pneus de 18 polegadas da Pirellim para a época de 2022, com foco nos pneus slick de última geração.

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