Iberian Historic Endurance animou circuito algarvio

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Bastos Rezende consegue vitoria Portuguesa na 2º Corrida do Iberian Historic Endurance

Pedro Bastos Rezende lidera a 2ª corrida com o seu Porsche 911 3.0 RS
Carlos Barbot recupera 15 posições da grelha de partida
Pedro Moryion e José Carvalhosa conquistam Index Performance Cuervo y Sobriños

O segundo dia do Iberian Historic Endurance começou com as equipas surpreendidas com um Autódromo Internacional do Algarve molhado devido aos aguaceiros noturnos. As equipas e pilotos só tendo a sua derradeira prova às 12h35 esperavam que a pista secasse. As suas preces foram atendidas e a partida foi dada com um sol esplendoroso e uma pista completamente seca.

A corrida do fim-de-semana do Iberian Historic Endurance foi uma surpreendente luta de titãs. Pedro Bastos Rezende foi quem partiu melhor e foi o primeiro líder da prova. Todavia, Carlos Barbot que arrancou apenas da 16ª posição decorrente classificação da 1ª corrida, recuperou de forma brilhante e passados cerca de 9 minutos do início da Prova já discutia o segundo 2º lugar com Pedro Bastos Rezende passando mesmo o Porsche preparado pela Garagem Aurora. Bastos Rezende cerrou os dentes e duas voltas depois voltou a passar o Merlyn Mk4 da Oporto Racing vencendo confortavelmente com Carlos Barbot a terminar no segundo lugar e primeiro dos GTP, com Paulo Rompante a secundá-lo na categoria em Alfa Romeo Ti.

O grupo perseguidor era liderado pelo BMW 2800CS de Domingos Sousa Coutinho / Ricardo Pereira. O carro germânico liderava a categoria H-1971 com distinção, só atrás do Porsche e Merlyn, até que um problema mecânico deitou tudo a perder. Os novos lideres da categoria H-1971 foram Miguel Ferreira/Francisco Carvalho que partiram da 33ª posição e fizeram uma grande recuperação até ao 3º lugar da prova e 1º da categoria. O segundo lugar desta categoria foi disputado até penúltima volta com Joaquim Soares, no seu belo Lotus Elan, a superiorizar-se a Antonio Gutierriez que levou o seu Porsche 2.5 ST ao podium da categoria.

Logo atrás do Escort RS1600, ficaram Carlos Brizido e João Pina Cardoso, subindo assim ao lugar intermédio do pódio H-1976. Este foi completado pelos vencedores da corrida do dia anterior, a dupla espanhola Alfredo Martinez e Jesus Fúster, tendo sido este primeiro a completar os 50 minutos de corrida sozinho.
Já nos H-1965, os dois primeiros troféus foram para dois magníficos Shelby Cobras 289 ao volante os pilotos Peter Fischer e Sébastien Demole. O suíço Maximilien Huber conquistou o 3º lugar com o um belo Ford Mustang.
Na emblemática Categoria Gentleman Drive Spirit(GDS), a dupla Luis Gama Rocha/Diogo Gama Rocha levou o troféu de primeiro lugar, seguidos pelo Alfa Romeo GTA dos Alemães Christian Oldendorff e Volker Hichert. Ainda no pódio, Luis Sousa Ribeiro levou para casa um merecido 3º prémio depois de uma grande luta com o outro Cortina Lotus que só terminou com o pião do emblemático carro preparado na RP Motorsport.

O convidado Miguel Lobo com o seu Cobra Daytona Coupé conseguiu ainda antes da abertura da pit window a 3ª posição da geral no entanto a roda direita traseira tramou-o e fez a sua paragem na 28 posição, não concluindo a prova.

No entanto antes destas categorias o primeiro prémio a ser entregue foi do Index Performance Curvo y Sobriños que teve como vitoriosa a dupla Pedro Moriyon e José Carvalhosa que acumularam 9 pontos com o impecável Porsche 356 e receberam um magnifico e precioso relógio do Patrocinador. Seguidos por François Guerin também em Porsche 356 e a terminar o pódio desta categoria o Ford Cortina Lotus da familia Gama Rocha.

Para Diogo Ferrão, este foi “um magnifico fim-de-semana de regresso às competições após cinco meses de intervalo. Com uma grelha incrível, foi um fim-de-semana intenso com um pouco de tudo. Tempo de praia no Sábado, chuva na manhã de Domingo e a pista a secar ao longo deste último dia . Agora dentro de um mês estaremos no centro da Peninsula Ibérica, em Madrid onde já esperamos temperaturas de verão.

O Iberian Historic Endurance regressa agora a Jarama no fim de semana de 05/06 junho, para dar seguimento a esta magnifica competição Iberica de clássicos.

Iberian Historic Endurante com estreia em cheio!

  • 40 belos exemplares de veículos histórico embelezaram Autódromo Internacional de Portimão.
  • Carlos Barbot, Merlyn MK4, obtém Pole Position disputada à decima
  • Martinez-Fuster vencem prova inaugural de 2021.

Debaixo de um sol esplendoroso em Portimão os 40 carros do Iberian Historic Endurance receberam a primeira bandeira verde do ano 2021. Uma grelha invejável enfrentou cada subida e descida do traçado algarvio. Disputadas todas as curvas e chegando ao fim os 40 minutos da sessão de qualificação foi Carlos Barbot, no seu sempre eficaz  Merlyn MK4, o autor da volta mais rápida.

No entanto não foi tarefa fácil para o piloto vindo do Porto, pois até ao últimos 10 minutos da sessão eram 5 carros dentro do mesmo segundo. O que só demonstrava uma coisa: para a Corrida 1 o espetáculo estava garantido!
Miguel Ferreira e Francisco Carvalho foram os mais velozes a percorrer os quase 5 km na pista de Portimão no que toca à categoria H71.

Na H65 os potentes motores dos exemplares americanos ocuparam as posições cimeiras. Com a equipa suíça Burgol Racing a preparar os seus exemplares da melhor forma possível. Com uma preparação eximia as duplas Neurrisse- Rouchaud , Fischer- Monay e Demole – Monay apenas se tiveram de preocupar em procurar a volta perfeita.
 No Gentleman Driver Spirit (GDS) os Ford Cortina Lotus do pai e filho Gama Rocha e Sousa Ribeiro ocuparam as primeiras duas posições seguidos de um Porsche 911 SWB de Nuno Nunes e José Carvalhosa

O relógio caminhava para as 17h quando as luzes do semáforo se apagaram e o rugido dos motores do pelotão do Iberian Historic Endurance se fez ecoar pelas vazias bancadas do Autódromo de Portimão. Estava oficialmente inaugurada a temporada do Historic Endurance.

Carlos Barbot largou bem mas ao seu encalce seguiram-se dois Porsches: a dupla Martinez-Fuster logo seguidos de perto por Vaz/Soares. Miguel Lobo, que neste evento foi o único na categoria H-INV, teve problemas logo na volta de apresentação e caiu para o fundo da extensa grelha. Quem não teve inicio fácil foi Bastos Rezende, que decidiu não alinhar com o seu De Tomaso Pantera e em vez do elegante carro italiano alinhou com um potente Porsche 911 3.0 RS o que significou que teria de partir de último.  

Os bólides americanos, Shelby Cobra 289 e Cobra Daytona, tripulados pelos simpáticos Neurrisse – Rochaud  e Fischer – Monnay, não ficaram intimidados com a sua estreia em Portimão e arrancaram igualmente bem.

As primeiras voltas numa corrida de 50 min pouco influenciam o resultado final e nesta primeira prova não foi diferente. Com uma paragem obrigatória entre os 20 e os 30 min, as contas foram todas baralhadas. Todas as categorias tiveram diversos líderes.
Na categoria GDS, a dupla familiar composta por pai e filho teve uma estreia memorável, Luis Gama Rocha e Diogo Gama Rocha contornaram as 16 curvas do traçado ao volante do icónico Ford Cortina Lotus e venceram. Os Germânicos Oldendorff e Hichert no charmoso Alfa Romeo GTA até ao segundo degrau do podio mas logo no seu encalce seguiu Nuno Nunes com seu Porsche 911 SWB a fundo.

Em H1965, 3 participantes lideraram, todos modelos americanos mas a vitória acabou por sorrir à dupla Fischer – Monnay, seguidos por Demole – Monnay e a subir ao lugar mais baixo do podium Neurrisse – Rouchaud.

Em H1971 quem liderou quase toda a corrida foi o Ford Escort RS 1600 de Miguel Ferreira e Francisco Carvalho, no entanto o carro britanico não aguentou o calor extremo vindo dos travões e do asfalto e acabou por ceder. No entanto quem não teve desafios acrescidos e cruzou a meta no primeiro lugar foi Domingos Sousa Coutinho e Ricardo Pereira, a dupla assistida pela RP Motorsport em BMW 2800 CS venceu e convenceu. A fazer companhia para levantar as belas taças graciosamente oferecidas pela Gupe, subiram ao pódio Piero dal Maso e José Carvalhosa que à semelhança dos terceiros classificados, Garcia- Garcia conduziram um Porsche 2.5 ST.

Os  três primeiros a cruzar a linha de chegada tinham muito em comum, o carro e a categoria. Foram 3 Porsche 911 3.0 RS em H76 a saborearem o espumante. Alfredo Martinez e Jesus Fuster atravessaram a fronteira e subiram ao lugar mais alto do pódio. Tal como foi referido anteriormente, não é como se começa mas sim como se acaba e com uma recuperação, no mínimo adjetivada como, incrível Pedro Bastos Rezende utilizou toda a sua experiência e conhecimento do traçado para subir ao lugar intermédio do podium.  A finalizar este belíssimo podium surge a animada e carismática dupla Carlos Brízido e João Pina Cardoso que conduziram o famoso Porsche com a decoração Doutor Bayard até ao terceiro lugar da sua categoria.

A 7 minutos do final, devido à presença de óleo na pista, a direção de corrida decidiu por razões de segurança, terminar prematuramente a corrida de estreia em 2021.

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