Carlos Vieira e Francisco Carvalho começam o ano a vencer

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Carlos Vieira categórico na segunda corrida da GT3 Cup em Braga

Partindo da “pole position”, Carlos Vieira dominou e venceu de forma categórica a segunda corrida da GT3 Cup, no Braga Racing Kickoff, organizado pelo CAMI Motorsport, mas não esteve isento de… sobressaltos. É que, ao contrário do que possa parecer, face à vantagem que somou aos longo dos 25 minutos de prova em relação a José Rodrigues, o seu Porsche 997 GT3 Cup continuava a falhar, obrigando-o a fazer “reset” ao sistema eletrónico de duas em duas voltas.

Mesmo com tal problema, o piloto de Fafe acabou por terminar com quase 10 segundos de vantagem para Rodrigues e nem teve que preocupar-se com Francisco Carvalho, o vencedor da primeira corrida, já que este tentou travar demasiado tarde na primeira curva quando tentava chegar à liderança e despistou-se. Ainda voltou à pista, mas já sem hipótese de um resultado de relevo. José Rodrigues (2º), por seu turno, manteve uma margem confortável para o terceiro, Manuel Fernandes, que acabaria, também, por se defender de Jorge Areia. Fernandes triunfou, destacado, na categoria AM, tal como Areia na GD.

As reações dos pilotos

Carlos Vieira (1º): “Desta vez tive alguma sorte para conseguir vencer, porque o carro registou o mesmo problema da primeira corrida, só que, graças a Deus, consegui fazer o ‘reset’ ao sistema eletrónico de duas em duas voltas. É que além das falhas do motor também ficava sem direção assistida. Daí que os meus tempos por volta fossem algo irregulares, mas venci a corrida e isso é o mais importante. Agora, a equipa terá que descobrir a origem do problema”.

José Rodrigues (2º): “Fiz uma corrida a pensar no campeonato e saio daqui líder do troféu, o que me enche de satisfação. O objetivo era manter um ritmo elevado sem cometer erros, até porque o Francisco Carvalho estava fora dos primeiros lugares. Braga era a pista mais difícil para a minha condução e Portimão é um circuito mais adaptado às minhas caraterísticas, para continuar a minha aprendizagem”.

Manuel Fernandes (3º): “Estou muito contente. Terá sido uma má aposta não levar pneus novos, mas a minha equipa fez um trabalho fantástico. Andei muito tempo atrás do José Rodrigues, o que dificultou um pouco a minha possível progressão. Depois chegou o Areia muito forte e a partir daí procurei gerir o resultado. Ser primeiro da categoria AM e terceiro da geral foi excelente”.

Jorge Areia (4º): “Direi que foi uma corrida muito boa. Não tive qualquer problema e se de início não foi fácil passar o Vasco Barros, depois foi sempre a ganhar até ao final”.

A próxima jornada dupla da GT3 Cup, a segunda da temporada, está agendada para 12 e 13 de junho, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.


Francisco Carvalho vence primeira corrida da GT3 Cup em Braga

Francisco Carvalho triunfou, ao princípio da tarde deste domingo, na primeira corrida da GT3 Cup, depois de um emocionante duelo com José Rodrigues, numa altura em Carlos Vieira, devido a problemas de motor, já se encontrava fora de prova. As emoções estiveram ao rubro no troféu monomarca com os Porsche 997 GT3 no Braga Racing Kickoff, organizado pelo CAMI Motorsport, com os dois primeiros classificados daquela competição a terminarem separados por 1.698 segundos.

Largando da “pole position” para uma corrida sob piso bastante molhado, Carlos Vieira rapidamente assumiu o comando, na frente de José Rodrigues, Vasco Barros, Francisco Carvalho e Jorge Areia. Contudo, ao fim de quatro voltas o motor do seu Porsche perdia rendimento, forçando-o à desistência. José Rodrigues, a jogar “em casa”, recebeu de braços abertos a prenda do piloto de Fafe, mas acabou, já no último terço, depois de Carvalho ter ultrapassado o jovem Barros, por não resistir ao seu ataque.

Se o segundo lugar na grelha o colocava entre os candidatos à discussão da vitória, Manuel Fernandes teve uma prova para esquecer, por motivos aos quais foi alheio, já que na volta de lançamento viu acender a luz de alarme da falta de pressão de água. A entrada nas boxes atrasou-o irremediavelmente, restando-lhe a consolação de ter assinado a volta mais rápida da corrida.

Jorge Areia conquistou um excelente terceiro lugar e subir ao pódio absoluto, além da vitória da classe GD, sendo de destacar, também, a extrema regularidade do veterano Manuel Mello Breyner, que, sem cometer erros numa pista traiçoeira, levou o seu 997 GT3 ao quinto lugar, atrás do jovem Vasco Barros.

As reações dos pilotos:

Francisco Carvalho (1º): “Foi uma vitória muito difícil, pois arranquei do quarto lugar e nas primeiras voltas havia demasiado spray, não se via nada. Quando me apercebi que o Carlos Vieira estava com problemas, pensei que poderia ser mais fácil para mim. Juntamente com o Rodrigues, fizemos uma excelente corrida. Atrasei-me no arranque e ele conseguiu passar, mas depois pressionei-o e disse ao Luís Veloso pela rádio ‘vamos ganhar esta corrida’. E a verdade é que consegui mesmo ganhá-la”.

José Rodrigues (2º): “Creio que acusei um pouco a falta de experiência neste tipo de carros, mas foi uma corrida quase perfeita, liderando uma grande parte da mesma. O facto de o Carlos Vieira ter problemas facilitou um pouco, mas depois de eu assumir o primeiro lugar fui demasiado cauteloso, sobretudo nas dobragens, na tentativa de não colocar em risco o primeiro lugar. Isso permitiu a aproximação do Francisco Carvalho que aproveitou para me atacar, mas na última volta eu já estava em cima dele para discutir a vitória, só que já não deu…”.

Carlos Vieira (desistente): “Estava tudo a correr muito bem, até iniciara a corrida com pneus usados, até o motor, repentinamente, não passar das 3000 rotações. Não houve nada a fazer, lamentavelmente, e tive que desistir”.

Jorge Areia (3º): “Estou satisfeito, embora não tenha sido fácil, pois havia muito spray e a visibilidade em pista era escassa. Agora o motor não teve falhas como na qualificação e já pude andar melhor”.

Vasco Barros (4º): “De um modo geral a prova correu-me bem, embora tivesse cometido alguns erros que me fizeram perder um ou dois lugares. No final, nas últimas quatro/cinco voltas o motor começou a falhar. De qualquer modo, o balanço é positivo”.

Foto: Pedro Ferreira

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