Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 é a novidade da ANPAC para a temporada de 2021

0

A Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC) tinha levantado o véu em 2020 sobre a possibilidade de regresso da classe 1300 ao foco do Campeonato de Portugal de Velocidade. Promessa feita, promessa cumprida e em 2021 será disputado o Campeonato de Portugal de Velocidade 1300.

Uma competição que abraça todos os modelos dos Clássicos aos Legends, dos Históricos aos modelos de troféus realizados em Portugal. Uma regulamentação abrangente e que acaba com as distorções existentes pelo acomodar de carros com cilindrada de 1300 c.c. face a modelos com 1600 c.c. ou 2000 c.c..

A adesão superou todas as expetativas com o arranque da competição no ANPAC Racing Weekend, que se vai realizar entre os dias 23 e 25 de abril, a contar com 27 pilotos inscritos. Os participantes no Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 vão disputar a sessão de treinos livres na sexta feira (23) às 16.00, a sessão cronometrada no sábado (24) às 11.30 e as duas corridas no domingo (25) às 09.45 e às 14.10.

Entre os inscritos nesta primeira jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade, encontramos máquinas tão diversas como os eternos Datsun 1200 ou os Mini Cooper. Os conhecidos Toyota Starlet nas versões 1.3S, EP71 e EP80, as diversas versões do Peugeot 106 ou o belíssimo Autobianchi A112 Abarth. A que se juntam os resilientes Fiat Punto e ainda os nervosos Citroen AX Sport. Carros que vão oferecer um colorido diferente a uma competição aguardada por muitos há muito tempo.

A gorda lista de inscritos sublinha o sucesso desta iniciativa da ANPAC e promete, pelos carros presentes e pelo calibre dos pilotos que disseram presente, corridas verdadeiramente espetaculares. Foi esta nova categoria da velocidade nacional que promoveu o regresso de alguns pilotos que estavam afastados da competição. Enfim, a decisão da ANPAC de promover este Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 foi certeira e virá trazer para as pistas uma competição intensa e, claramente, mais justa.

O Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 terá um calendário de cinco provas com o arranque a ser feito em Braga no próximo fim de semana. Segue-se a deslocação a Vila Real (25 a 27 junho) e a passagem pelo Autódromo do Estoril (10 e 11 de julho). A competição regressa ao Circuito de Braga no mês de setembro (11 e 12) fechando a temporada 2021 com a visita ao Autódromo Internacional do Algarve (29 a 31 de outubro).

A ANPAC lembra que o ANPAC Racing Weekend se realizará, ainda, debaixo do estado de emergência pelo que todas as normas de segurança sanitária estão em vigor. Assim sendo, o uso de máscara é obrigatório, a manutenção da distância de segurança é mandatária e deverá circular pelas instalações do Circuito apenas o indispensável. A organização será rigorosa no controlo das regras de segurança durante a realização do ANPAC Racing Weekend.

João Macedo Silva (direção da ANPAC) – “Todos na ANPAC ficamos agradavelmente surpreendidos pela enorme adesão dos pilotos ao novo campeonato. Sublinharam a traço grosso a justeza de uma decisão destas que há algum tempo vínhamos a discutir dentro da ANPAC. Por isso mesmo, a direção da ANPAC agradece a todos os pilotos que disseram presente nesta primeira prova e aos que estão a pensar juntar-se ao Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 num futuro próximo. Prometemos trabalho, empenho e compromisso para que a competição seja um tremendo sucesso em 2021 e nos anos seguintes.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.