Toyota bZ4X Concept em estreia mundial na China

0
  • Antecipa uma família de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle)
  • Toyota bZ – ‘beyond Zero’ – destaca o compromisso da Toyota com a neutralidade carbónica
  • Apresenta a nova plataforma e-TNGA – projetada e otimizada para veículos elétricos
  • Plataforma dedicada para elétricos desenvolvida em parceria com a Subaru
  • Baseia-se na herança e experiência fora de estrada da Toyota e da Subaru para oferecer uma elevada capacidade de tração às quatro rodas
  • Estreia um sistema avançado “steer-by-wire” e capacidade de carregamento solar
  • Utiliza a oportunidade e-TNGA para oferecer uma linguagem de design exterior de “dinamismo e utilidade”
  • Espaço do habitáculo semelhante a um grande sedan de segmento D, com ampla visão panorâmica para o condutor.

A 19 de abril 2021 no Salão Automóvel de Xangai a Toyota apresenta um Concept do próximo Toyota bZ4X, antecipando o primeiro de uma série de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) com zero emissões.
O Toyota bZ4X Concept, um SUV de tamanho médio com tração às quatro rodas, é parte integrante da transição da Toyota de uma empresa de automóveis para uma empresa dedicada a fornecer melhor mobilidade para todos.

‘bZ’ é um acrónimo de ‘beyond Zero’, (para além do zero) reforçando o compromisso da marca em não só atingir zero emissões e a neutralidade carbónica, mas também em concretizar novos benefícios para o ambiente, para as pessoas e para a sociedade como um todo.

O novo Toyota bZ4X Concept foi desenvolvido pela Toyota Motor Corporation (TOYOTA) em parceria com a Subaru Corporation (SUBARU), valendo-se das competências e experiências específicas de cada empresa. As vendas da versão de produção devem começar em meados de 2022.

Apresentando o Toyota bZ4X Concept
O Toyota bZ4X Concept é um veículo que é mais do que um meio de transporte; servindo também como um espaço confortável e conectado onde as pessoas podem desfrutar de momentos juntos durante uma viagem.

O engenheiro-chefe Koji Toyoshima refere: “O nosso cliente-alvo é alguém que dá importância ao tempo que passa junto com a família e amigos. Quando querem aproveitar esses momentos, o bZ4X Concept pode servir como um centro para eles.”

Design exterior que combina dinamismo e utilidade
O design exterior do Toyota bZ4X Concept antecipa as expectativas das pessoas numa experiência de condução de veículo elétrico sem compromissos. A sua forma geral combina dinamismo e utilidade: o SUV tem como característica uma posição de condução elevada, mas parece plantado na estrada. A carroçaria apresenta superfícies musculadas, combinadas com um estilo arrojado e de alta tecnologia.

A frente do modelo – um ponto de reconhecimento instantâneo para qualquer veículo – dispensa a habitual grelha e em vez disso apresenta um arranjo de sensores, luzes e elementos aerodinâmicos duma forma distinta de “cabeça de martelo”, gerando uma nova atitude e presença inconfundível na estrada.

Habitáculo espaçoso e “módulo de condução”
O Toyota bZ4X Concept foi concebido sobre a nova plataforma modular e-TNGA, desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Uma longa distância entre eixos e projeções curtas ajudam a criar um habitáculo notavelmente espaçoso e aberto. Na verdade, o espaço nos bancos traseiros para as pernas é semelhante ao de um grande modelo de segmento D.

A zona dianteira do habitáculo foi projetada em torno de um “módulo de condução” que dá ao condutor uma sensação de ligação direta com a estrada e com informações importantes. O painel de instrumentos baixo aumenta a visibilidade panorâmica e enfatiza a sensação de espaço. Os controlos são agrupados em torno da consola central, projetados para fácil leitura e operação. O visor digital do painel de instrumentos está posicionado acima do volante, de modo a que seja necessário apenas um movimento mínimo dos olhos para registar as informações.

Gestão de bateria como chave para otimizar a autonomia
O programa de desenvolvimento colheu os benefícios de mais de 20 anos de liderança da Toyota em eletrificação de veículos e em qualidade, durabilidade e fiabilidade que definem a marca. Isto garantiu que a motorização elétrica – motor, unidade de controlo e sistema de gestão de bateria – proporcionasse uma eficiência líder na classe e uma autonomia elétrica muito competitiva.

O perfil ambiental do carro é ainda mais reforçado por um sistema de carregamento solar a bordo, que aumenta a distância que pode ser percorrida. Graças à vasta experiência da Toyota no desenvolvimento de tecnologia de baterias para os seus modelos eletrificados com a tecnologia híbrida e híbrida plug-in. A bateria maior e mais potente necessária para o Toyota bZ4X Concept foi projetada para um desempenho confiável e duradouro, mantendo a autonomia do carro, mesmo em climas frios.

Um SUV autêntico com elevada capacidade de tração ás quatro rodas
O sistema de tração integral, fornecido por motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro, foi desenvolvido em conjunto com a Subaru. A herança e a profunda experiência da Toyota e da Subaru foram combinadas para oferecer uma superior capacidade de tração às quatro rodas, que diferencia o Toyota bZ4X Concept no seu segmento. O sistema oferece ao Toyota bZ4X Concept capacidade genuína “fora de estrada”, que também oferece segurança adicional e tranquilidade aos condutores em todas as condições de estrada.

Sistema avançado steer-by-wire
O Toyota bZ4X Concept estará disponível com uma combinação inédita a nível mundial* de um volante do tipo manche de avião e sistema de direção por cabo (steer-by-wire). Esta tecnologia dá ao condutor maior controlo, removendo a interferência de superfícies ásperas da estrada e da travagem, dando assim uma resposta mais precisa de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo da direção. O sistema de direção steer-by-wire também dispensa o tradicional volante circular, substituindo-o por um novo tipo manche de avião. A tecnologia elimina a necessidade de o condutor mover as mãos à volta do volante em curva, aumentando a diversão durante a condução.

Toyota bZ – significado mais profundo por trás de uma série de novos veículos 100% elétricos da Toyota
O Toyota bZ4X Concept é o primeiro modelo a apresentar a nova nomenclatura bZ – beyond Zero – da Toyota. Em 2025, a Toyota pretende lançar 15 veículos 100% elétricos (BEV), incluindo 7 modelos Toyota bZ.

Esta nova série de veículos elétricos com plataforma dedicada para baterias irá permitir que as pessoas mudem do seu veículo atual sem nenhum inconveniente, enquanto percebem todos os benefícios que um carro 100% elétrico pode oferecer. Isso é alcançado através do desenvolvimento com foco no ser humano e na mobilidade adaptada à vida real e às experiências das pessoas. O engenheiro-chefe Toyoshima explica: “Não se trata apenas de contribuir para o meio ambiente por ser um veículo de emissões zero, mas agregar valor ‘além de emissões Zero’ ao tornar a condução mais fácil e divertida”.

Os modelos Toyota bZ também irão ajudar a atingir a meta de neutralidade carbónica. A neutralidade carbónica refere-se a abordagens e iniciativas destinadas a neutralizar as emissões de CO2 de todo o ciclo de vida do veículo – incluindo o fabrico, distribuição, utilização, e reciclagem final.

A Toyota define quatro aspetos de ‘beyond Zero’, sendo o primeiro e mais importante deles “o condutor e o Meio Ambiente”, considerando não apenas a energia que o carro usa para se mover, mas também como pode utilizar energia regenerativa ou renovável, como a energia solar. O segundo aspeto é “o condutor e o Seu Carro”, pelo qual um veículo 100% elétrico (BEV), projetado numa plataforma dedicada, faz uso dos mais modernos recursos tecnológicos e oferece excelente conectividade para proporcionar segurança, tranquilidade e uma experiência de condução divertida e agradável. Em terceiro lugar, “o condutor e os outros” orienta a criação de veículos 100% elétricos (BEV) que tenham espaço para ocupantes e ambiente silencioso que inspira as pessoas a interagir e partilhar experiências. Por último, “o condutor e a sociedade” considera o impacto mais amplo na sociedade – tornando o mundo num lugar melhor para se viver.

Com base na liderança de eletrificação da Toyota
O novo Toyota bZ4X Concept é o mais recente marco na jornada da Toyota para atingir zero emissões, que começou há mais de 20 anos com o lançamento do Prius original, o primeiro carro eletrificado com a tecnologia híbrida de produção em série do mundo. Desde essa época, a Toyota tem expandido de forma consistente os limites da eletrificação de veículos, alcançando uma eficiência cada vez maior da sua tecnologia híbrida e percebendo as novas oportunidades de eletrificação com o desenvolvimento de veículos híbridos plug-in e elétricos com pilha de combustível a hidrogénio. Até ao momento, circulam mais de 17 milhões de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida da Toyota, economizando cerca de 140 milhões de toneladas de CO2. Entre 2010 e 2019, a eletrificação ajudou a Toyota a reduzir as emissões globais de CO2 dos seus veículos em aproximadamente 22%.

Toyota ‘bZ’ também sinaliza que a Toyota está a olhar para além das emissões zero quando se trata de mobilidade futura. Com um foco principal em ‘Oferecer mobilidade cada vez melhor para todos’, beyond Zero também abrange o desejo da Toyota em criar produtos e serviços que aumentem o prazer de condução, elevem a experiência conectada e mantenham todos os condutores seguros e protegidos. E, em última análise, criar uma melhor sociedade em todo o mundo.

Para isso, a Toyota procurou uma ampla escolha de tecnologias eletrificadas, para atender à diferente procura dos mercados e tipos de utilização de veículos – Híbridos – HEV (Hybrid Electric Vehicle), PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), elétricos a hidrogénio FCEV (Fuel Cell Eltectric Vehicle) e elétricos a bateria – BEV (Battery Electric Vehicles). Desta feita, o desenvolvimento de hidrogénio como uma fonte abundante de energia limpa adiciona uma dimensão adicional, com a tecnologia de pilha de combustível aplicável a muitas formas diferentes de transporte – não apenas a automóveis, mas também camiões pesados, comboios e navios – e para uso em eletricidade estacionária e geradores móveis.

Expansão do portfólio eletrificado
Em 2025, a Toyota vai oferecer globalmente mais de 70 veículos eletrificados no seu portfólio. Incluindo pelo menos 15 veículos 100% elétricos (BEV).
Na Europa até 2025, esta estratégia irá traduzir-se em mais de 70% veículos híbridos; mais de 10% sendo híbridos plug-in e mais de 10% de modelos zero emissões – que poderão ser elétricos a bateria ou elétricos a pilha de combustível.

A contribuição global da Toyota para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e determinação para alcançar a neutralidade carbónica
Em 2018, a Toyota anunciou sua intenção de se transformar de uma empresa automóvel para empresa de mobilidade.

Como todos vivemos no mesmo planeta, a Toyota age na perspectiva do “planeta natal” acima e para além dos conceitos de “cidade natal” e “país natal” nos quais a indústria automóvel há muito que continua os seus negócios.

A atual geração de população ativa é responsável por preservar este lindo planeta para a próxima geração, como um lugar onde as pessoas podem viver em paz. Com essa perspetiva, a Toyota tem a filosofia “centrada no ser humano” de que a tecnologia deve contribuir positivamente para a felicidade e saúde das pessoas.
Ao utilizar a força que cultivou através de ‘monozukuri’ (criação ou fabricação) e ao incorporar mais inovações tecnológicas que expandem as possibilidades de mobilidade, a Toyota busca fornecer serviços que tornem a liberdade de movimento para todas as pessoas.

A Toyota também procurar, através dos seus negócios, contribuir para a realização dos ODS. Entre os 17 ODS, a redução das emissões de CO2 é uma questão global e, para isso, é vital que a eletrificação seja implementada numa escala global.

Hoje, países em todo o mundo declaram os seus prazos para alcançar a neutralidade carbónica. Por exemplo, na Europa, a UE tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Para realizar a neutralidade de carbono na indústria automóvel, são necessárias atividades integradas; aquelas relacionadas com a políticas de energia que promovem energia renovável e infraestrutura de recarga, e políticas industriais, como subsídios, apoio a fornecedores e sistemas de reciclagem de baterias. A indústria também precisa trabalhar com várias partes interessadas, como governos e organizações empresariais.

A Toyota, ao expandir seus negócios globalmente, irá desenvolver a sua estratégia de eletrificação que leva à redução das emissões de CO2 do ciclo de vida, através de consultas aos governos nacionais.

A Toyota também irá concentrar todos os esforços para a divulgação completa de informações para que possamos encontrar mais compreensão das partes interessadas, como conduzir uma revisão e divulgação de informações até o final do ano para cumprir com a meta de longo prazo do Acordo de Paris.

*Num modelo de produção em série.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.