João Fernandes já vence na X30 Master do Campeonato de Portugal de Karting

0
  • Piloto de Coimbra confirma regresso auspicioso em Viana do Castelo

O Campeonato de Portugal de Karting de 2021 arrancou este fim de semana no Kartódromo de Viana do Castelo e João Fernandes voltou a mostrar uma evolução notável neste seu regresso à competição, sendo reconhecida pelo forte pelotão de 31 concorrentes. O piloto de Coimbra concluiu a jornada minhota no pódio da categoria X30 Master, tendo, inclusive, ganho uma manga de qualificação. Excelentes indicações… em tão pouco tempo de pura competição!

Em 2021, os eventos do Campeonato de Portugal de Karting disputam-se em formato de jornada dupla, com uma prova no sábado e outra no domingo. João Fernandes foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30 Master no primeiro dia de competição, terminou a manga de qualificação no terceiro lugar, mas depois garantiu o segundo posto na Final. “Não conhecia a pista, pelo que foi natural ter cometido alguns erros e ter estado envolvido em alguns despistes, etc… Seria bom se a jornada tivesse sido disputada sempre à chuva, pois era expectável que a minha performance fosse melhor. O 2.º lugar nos ‘cronos’ deu-me alento para a manga de qualificação e para a Final. Na manga parti bem, ganhei bastantes posições, mas a certa altura tinha um dos meus principais adversários atrás de mim e não consegui defender a posição. A Final correu bem melhor, pois ganhei muitas posições no arranque, mas depois caí para último. Contudo, estava muito motivado e recuperei até 2.º lugar. Foi uma corrida de garra e superação, onde efetuei os meus melhores tempos. Foi uma excelente corrida, com um dos meus principais adversários a terminar praticamente colado à traseira do meu kart”, comentou o piloto de Coimbra, que regressou ao Karting 20 anos depois e ainda só tem um mês de pura competição.

No segundo dia da ronda vianense, João Fernandes começou por rubricar o terceiro melhor tempo nos treinos cronometrados, venceu a manga de qualificação e na Final cruzou a meta no terceiro lugar. “Estávamos com muitas dúvidas quando à afinação do Kart. Na manga de qualificação, apostamos num ‘set-up’ de chuva e com pneu usado, sendo uma estratégia delineada com o meu mecânico Nuno Maia que resultou em pleno, pois vencemos a manga. Na Final, decidimos apostar em pneu novo, parti de 26.º, mas logo na primeira curva, ganhamos cinco ou seis posições e, depois, mas outras quatro ou cinco. Cheguei a rodar em 14.º entre 31 jovens talentos, o que me deixou muito satisfeito. Foi uma corrida intensa, com lutas muito interessantes com os meus opositores na Master e acabei por ser 3.º classificado”, sublinhou o piloto da EKO/Birel ART Portugal, para depois concluir: “O balanço final é muito positivo, pois não conhecia a pista, estava a correr com pilotos mais experientes e só posso estar satisfeito com este início do campeonato. Fui 18.º da geral entre 31 pilotos e completei o pódio da categoria X30 Master, que é onde me insiro e luto pelo título. Agora segue-se a segunda jornada dupla em Leiria. Não é uma pista nova para mim, mas a minha última corrida lá foi há 20 anos. Acredito que posso estar mais forte e sinto que estou a evoluir. É muito motivador tudo isto estar a acontecer no meio de tantos jovens talentos, com provas dadas em Portugal e no estrangeiro. E agradeço esse reconhecimento por parte deles, assim como à minha equipa EKO/Birel ART Portugal e, em particular, ao Nuno Maia, pois tem muita experiência e tem sido fundamental neste meu regresso à competição”.

A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting está agendada para os dias 15 e 16 de maio e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.