EKO/Birel ART Portugal com arranque de sonho no Campeonato de Portugal de Karting

0

Presente em cinco das seis categorias, a Escola de Karting do Oeste (EKO) – em parceria com a Birel ART Portugal – colocou os seus pilotos a vencer em todas no arranque do Campeonato de Portugal de Karting, este fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo. Na história do Karting em Portugal não há memória de uma equipa ter conseguido impor-se em tantas categorias num único fim de semana. Contudo, para a formação sedeada no Bombarral, todas as vitórias (sem descurar um considerável número de pódios) que alcançou na pista minhota, é o resultado da procura constante em evoluir cada vez mais e da aposta numa equipa de mecânicos totalmente focada em proporcionar karts competitivos aos seus pilotos.

Em 2021, os eventos do Campeonato de Portugal de Karting disputam-se em formato de jornada dupla, com uma prova no sábado e outra no domingo. Ricardo Borges dominou praticamente por completo a X30 Super Shifter, categoria onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades e potentes motores de 175cc. O piloto da Maia só não rubricou o melhor tempo nos treinos cronometrados de sábado, mas a partir daí impôs um ritmo avassalador com vitórias nas duas mangas de qualificação e nas duas corridas Finais.

Na categoria X30 Sénior, com 31 pilotos em pista, Frederico Peters estreou-se da melhor forma com as cores da EKO/Birel ART Portugal ao vencer de forma categórica o primeiro dia de competição, tendo no segundo garantido o lugar intermédio do pódio, resultados que o colocam na liderança do campeonato. Igualmente com um kart preparado a preceito, Luís Caetano garantiu o 2.º lugar quer na manga de qualificação quer na Final do primeiro dia de competição, enquanto Santiago Ribeiro fez uma recuperação notável do 15.º ao 7.º lugar na manga de qualificação, para depois cruzar a meta numa positiva 6.º posição na Final. João Fernandes – que está de regresso ao Karting 20 anos depois – já venceu uma manga na X30 Master, categoria destinada a quem tem mais de 35 anos de idade, terminando depois as Finais no pódio, quer na prova de sábado quer na prova de domingo.

Na categoria Júnior, Santiago Alves, depois de ser o 3.º mais rápido nos treinos cronometrados, venceu a manga de qualificação e depois garantiu o lugar intermédio do pódio na Final. No segundo dia de competição, o jovem piloto da EKO/Birel ART ressentiu-se de uma lesão nas costas, pelo que foi 3.º classificado na manga e 4.º na Final.

Na categoria X30 Mini, Gustavo da Silva, apesar de ter largado da 9.ª posição na Final de sábado, fez uma corrida fantástica que o levou a ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, enquanto Diogo Caetano fez uma notável recuperação do 16.º ao 7º lugar! No segundo dia de competição, Diogo Caetano fechou o top-5 e Gustavo da Silva encerrou o top-10, numa prova muito acidentada, mas igualmente emotiva e com boas indicações dos dois pilotos. Na categoria Iniciação, os ‘alunos’ da Escola de Karting do Oeste, também mostraram que estão bem atentos às ‘aulas’. É que Lourenço Antunes venceu no sábado e Martim Gomes no domingo! Um fim de semana de sonho para a equipa sedeada no Bombarral, sob a orientação de Nuno Inácio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.