Santiago Ribeiro com grande recuperação na abertura do Campeonato de Portugal de Karting

0
  • Jovem piloto da Ericeira voltou a mostrar garra e rapidez

O Campeonato de Portugal de Karting arrancou este fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, palco de mais uma grande recuperação de Santiago Ribeiro. O jovem piloto de 15 anos rodou muito próximo do top-5 na exigente categoria X30 (Sénior), a classe-rainha do Karting em Portugal, disputada por 31 pilotos!

Santiago Ribeiro é um dos pilotos mais jovens do pelotão, mas continua muito forte para discutir os primeiros lugares com os mais experientes. Em Viana do Castelo, na primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting, o piloto da equipa EKO/Birel ART Portugal teve de mostrar a sua garra no dia de sábado, parcialmente disputado à chuva. Depois de ser obrigado a usar pneus de chuva com uma mistura mais antiga na qualificação, Santiago Ribeiro teve de arrancar para a manga de qualificação de sábado da 15.ª posição, fazendo uma recuperação notável até ao 7.º lugar, com várias ultrapassagens de grande nível pelo meio. Na Final de sábado, voltou a estar em bom nível e terminou no 6.º lugar, com um andamento muito próximo dos mais rápidos.

No domingo, o 6.º lugar nos treinos cronometrados – a apenas 0,137s da pole-position – abria boas perspetivas para ‘Santi’ Ribeiro, mas uma manga de qualificação mais atribulada levou-o a terminar no 10.º posto. Largando para a Final no meio de um pelotão tão extenso, o piloto da Ericeira ficou à ‘mercê’ dos toques e seria abalroado por um adversário, sendo obrigado a desistir.

“Começámos o campeonato com um bom andamento, tanto à chuva como no seco, por isso estamos confiantes para o resto da época”, referiu Santiago Ribeiro. “Tivemos algum azar, mas isso faz parte deste desporto, que às vezes é muito ingrato. Ainda assim, tenho evoluído imenso com a ajuda do Paulo Partins (PTM) e com a equipa Birel ART Portugal/EKO. O meu obrigado por todo o apoio, assim como à minha família e aos meus patrocinadores, a Valente & Ribeiro, Loja das Tintas, Ribeiro & Ravago e Westriangular. Vamos continuar a trabalhar e a evoluir, para chegarmos aos resultados que merecemos”, concluiu o promissor piloto da Ericeira, que faz apenas a sua segunda época na competitiva categoria X30 (Sénior).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.