Henrique Cruz em evidência no arranque do Campeonato de Portugal de Karting

0
  • Jovem leiriense consegue ‘pole’ e vitória numa manga em Viana do Castelo

Henrique Cruz esteve em excelente plano no arranque do Campeonato de Portugal de Karting, conseguindo uma pole-position, uma vitória nas mangas de qualificação e um pódio numa Final durante a primeira jornada dupla, disputada no traçado de Viana do Castelo. Uma performance que abre boas perspetivas para o jovem ‘leão’, que compete na competitiva categoria X30 (Sénior), considerada a classe-rainha do Karting em Portugal.

Henrique Cruz já tinha dado boas indicações na sua época de estreia na exigente categoria X30 (Sénior) em 2020. No arranque oficial do Campeonato de Portugal de Karting de 2021, em Viana do Castelo, o jovem piloto de apenas 15 anos mostrou a sua garra e rapidez, entre um pelotão com mais de três dezenas de concorrentes! Num formato de jornada dupla – uma prova no sábado e outra no domingo -, Henrique Cruz começou por conquistar um notável pódio na Final de sábado (3.º lugar), depois de ter recuperado seis posições ao longo da corrida, rubricando ainda a volta mais rápida (44,350s).

No domingo, o piloto do Sporting Clube de Portugal esteve igualmente competitivo e assegurou a pole-position entre 31 pilotos (!) nos treinos cronometrados. Depois venceu a manga de qualificação de forma categórica e esteva na luta por um novo triunfo na Final, até ser relegado para o 12.º lugar devido a uma penalização por alegada ultrapassagem sob bandeiras amarelas.

“Foi um fim de semana globalmente muito positivo e acho que mostrámos rapidez para discutir o primeiro lugar”, afirmou Henrique Cruz, que compete integrado na experiente Cabo Júnior Team. “Foi pena aquela penalização no domingo, mas eu não podia fazer nada, já que as bandeiras amarelas foram mostradas muito em ‘cima’ e numa zona da pista onde a visibilidade é escassa. Ainda assim, estou contente com o que conseguimos: uma pole-position, vitória numa manga e um pódio numa Final. Quero dedicar estes resultados à minha equipa, ao Sporting Clube de Portugal, aos meus patrocinadores, amigos e, claro, à minha família”, realçou o jovem piloto de Leiria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.