Pirelli faz a antevisão do G.P. de Itália em F1

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Mais uma vez, tal como aconteceu no Bahreinf, foram escolhidos os três compostos intermédios da linha de Fórmula 1, da Pirelli. Deste modo, teremos C2 como duros, C3 como médios e C4 como macios.

Esta é também a mesma escolha que se verificou na última corrida disputada em Imola, há quase seis meses, embora a estrutura dos pneus tenha sofrido alterações, para serem capazes de oferecer maior durabilidade e permitir uma utilização a pressões mais baixas, de modo a diminuir o sobreaquecimento. Na edição de 2020, os pilotos contaram apenas com uma sessão de treinos de 90 minutos, contudo, este ano, haverão três sessões de treinos livres, de uma hora cada.

Os pneus C2, C3 e C4 foram escolhidos pela versatilidade, tendo em conta as características da pista em constante mutação e as condições climáticas que, tendo em conta que nos encontramos na primavera, podem variar ao longo do evento.

CARACTERÍSTICAS DO CIRCUITO

Imola é um circuito old-school que se vai demonstrar um grande desafio técnico, com uma seleção mista de curvas e velocidades diferentes, para os pilotos e para os monolugares. Por apenas se ter realizado uma corrida de F1 desde 2006, as equipas não possuem uma grande quantidade de dados relevantes.

A pista é bastante estreita em alguns pontos, o que aumenta a complexidade das ultrapassagens e a importância da estratégia. No ano passado, os pilotos tiveram de mudar os planos estratégicos uma vez que a corrida foi marcada por dois safety car (sendo que um surgiu já no final da corrida). Lewis Hamilton venceu a corrida e utilizou os três compostos, tendo iniciado de médios. Sem a presença dos carros de segurança, talvez tivéssemos assistido a uma corrida de apenas uma paragem por parte da maioria dos pilotos, uma vez que o tempo perdido com a visita às boxes em Imola é elevado (cerca de 25 segundos).

Embora tenha sido repavimentado antes do Grande Prémio do ano passado, Imola – um circuito disputado em sentido inverso ao dos pontos do relógio – será um desafio notável tanto para os monolugares como para os pilotos.

MARIO ISOLA – RESPONSÁVEL PIRELLI NA F1

“Depois de um início emocionante no Bahrein, temos exatamente as mesmas escolhas de pneus para Imola: um circuito com características muito diferentes, que estamos ansiosos para visitar como patrocinadores, para demonstrar o prestígio do ‘Made in Italy’ a todo o mundo. Embora a última corrida em Imola tenha sido celebrada há quase seis meses, as condições serão, possivelmente, diferentes em comparação com novembro e, claro está, há que ter em conta que a construção do pneu também sofreu alterações. Tal como aconteceu na última edição, esperamos que as equipas sigam uma estratégia de uma paragem, devido ao tempo perdido com a visita às boxes e a dificuldade em ultrapassar. O safety car foi preponderante no ano passado, pelo que há muitos pontos de interrogação no regresso da F1 à Europa neste deste fim de semana.”

OUTRAS INFORMAÇÕES PIRELLI

A Fórmula 3 completou recentemente o seu primeiro teste da temporada, no Red Bull Ring, na Áustria, com o piloto júnior Caio Collet, a registar o tempo mais rápido para a MP Motorsport e a bater o record de volta na F3. As 10 equipas utilizaram exclusivamente o composto médio da Pirelli ao longo dos dois dias. A temporada arranca em Barcelona, no próximo mês.

A ronda inaugural do GT World Challenge Europe decorre também neste fim de semana, noutro ciurcuito italiano: Monza, onde tradicionalmente se realiza a ronda de abertura. A Pirelli fornece todas as categorias da principal classe GT3 às corridas de suporte, incluindo GT2, GT4 e o Lamborghini Super Trofeo. No teste de pré-temporada, em Paul Ricard, no mês passado, os tempos de GT3 foram superados pela equipa da Mercedes, cmposta por Jules Gounon, Daniel Juncadella e Raffaele Marciello.

A Mercedes permanecerá em Imola para testar o protótipo dos pneus slick de 18 polegadas para 2022, na terça e quarta-feira após a corrida. Será o quarto teste de desenvolvimento do ano depois de duas sessões com slicks em Jerez e no Bahrein e uma sessão com pneus para chuva também em Jerez.

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