C3 Rally2 em todas as frentes

0

A Citroën Racing mantém-se concentrada no universo dos ralis, com as prestações do seu C3 Rally2. Campeão do Mundo da categoria WRC2 e Campeão da Europa em 2020, a mais recente arma da “Armada Vermelha” para a competição de clientes estabeleceu-se, com enorme autoridade, como a referência na sua categoria. De novo chamado ao serviço para a presente temporada de 2021, no Campeonato do Mundo WRC2 e no Campeonato da Europa (ERC), o C3 Rally2 também irá bater-se pelos títulos nacionais em nada menos do que 17 campeonatos do continente europeu e americano.

Continuando a exibir uma competitividade ímpar a nível mundial, o C3 Rally2 já soma mais de 80 vitórias no seu ativo, incluindo a mais recente, alcançada por Ricardo Cordero no Rally Colima, no México, no passado mês de março. Vitorioso em percursos rápidos ou particularmente exigentes para as mecânicas, o C3 Rally2 tornou-se num dos modelos de ralis mais versáteis e fiáveis da sua categoria.

Competitivo logo desde as primeiras provas em que participou, ao vencer o Rally Lyon-Charbonnières, em abril de 2018, o C3 Rally2 beneficiou, recentemente, de inúmeros desenvolvimentos, fruto da experiência e savoir-faire dos técnicos da Citroën Racing. Ligações à estrada, amortecedores, eletrónicas de motor, repartição de travagem e aerodinâmica, entre outros, tudo foi alvo de análise, com vista a uma otimização da performance, ao mesmo tempo que se perpetua a sua fiabilidade, os custos operacionais e maneabilidade.

Naturalmente que todos esses desenvolvimentos, decorrentes do novo Kit 2021, vão ao encontro das crescentes expectativas dos pilotos da #C3Rally2Family e estão, por essa razão, a ser integrados em todos os C3 Rally2. Numa vertente tão competitiva quanto os ralis, as equipas da Citroën Racing irão continuar a desenvolver o C3 Rally2 ao longo dos próximos meses.

Inscrito a um nível de topo da pirâmide de ralis através de Mads Ostberg e Sean Johnston, na categoria WRC2, contando ainda com as prestações de Yohan Rossel, Eric Camilli e Nicolas Ciamin na categoria WRC3 no Mundial de Ralis, o C3 Rally2 também volta a assumir um papel de protagonista no Campeonato da Europa de Ralis (ERC), através de Alexey Lukyanuk, o detentor do título de 2020, e de Yoann Bonato.

Para além dessas campanhas internacionais, o C3 Rally2 estará envolvido na luta pelos títulos de 15 campeonatos nacionais na Europa, para além de fazer a sua estreia no continente americano, seja no Campeonato FIA NACAM ou nos nacionais de ralis do México e do Chile. Em Portugal, para além do C3 Rally2 com que José Pedro Fontes / Inês Ponte irão discutir os títulos de 2021 no Campeonato de Portugal de Ralis, destaque-se a dupla Pedro Antunes / Pedro Alves, que irá lutar pelo título de Campeão de Ralis dos Açores, num programa que inclui uma participação esporádica em algumas provas do CPR 2021, entre outras estruturas privadas que irão apostar neste produto saído dos ateliers de Citroën Racing.

O QUE ELES DISSERAM…

Mayeul Tyl, Diretor da Peugeot Citroën Racing Shop
“Vencedor desde que se iniciou em competição, o C3 Rally2 rapidamente convenceu muitos pilotos, tanto pelo seu nível de performance, como pela facilidade de utilização. Hoje, seja uma jovem esperança, um ambicioso piloto ou um ‘gentleman driver’, todos têm um carro que vai plenamente ao encontro dos seus requisitos. Assistir, este ano, ao C3 Rally2 a lutar pelos títulos nos Campeonatos do Mundo e da Europa, bem como nos mais importantes campeonatos nacionais, na Europa ou na América, é um enorme orgulho e, acima de tudo, confirma o trabalho feito pelas equipas da Citroën Racing. Os nossos profissionais estão sempre a trabalhar a fundo para oferecer aos nossos pilotos, de um modo consistente, um modelo eficiente em qualquer tipo de terreno em redor do planeta.”

Didier Clément, Responsável da Competição-Cliente da Citroën Racing
“Desde a sua estreia oficial na Volta à Córsega de 2018, todas as nossas equipas trabalharam incansavelmente para permitir que o C3 Rally2 se tornasse Campeão do Mundo de WRC2, o que Mads Ostberg alcançou em 2020. Definimos depois como ponto de honra o compromisso de disponibilizar um carro ‘Campeão do Mundo” a todos os nossos clientes, pilotos que irão agora beneficiar de toda a nossa experiência, divertindo-se e entrosando-se com o C3 Rally2. Com um caderno de encargos específico em termos de performance e conforto de condução, o C3 Rally2 é capaz de lutar pelos primeiros lugares nos mais conceituados campeonatos nacionais e internacionais.”

ESTRUTURA DA #C3RALLY2FAMILY 2021

WRC 2 (2º escalão do Campeonato do Mundo de Ralis): Sean Johnston e Mads Ostberg.
WRC 3 (3º escalão do Campeonato do Mundo de Ralis): Eric Camilli, Nicolas Ciamin e Yohan Rossel.
ECR (Campeonato da Europa de Ralis): Yoann Bonato et Alexey Lukyanuk.
FIA NACAM (América do Norte e Central): Ricardo Cordero.
Campeonatos Nacionais:

  • Portugal: José Pedro Fontes e Pedro Antunes (vencedor da Peugeot Rally Cup Ibérica 2020 com um 208 Rally4).
  • Alemanha: Marijan Griebel e um segundo piloto a indicar.
  • Bélgica: Nicolas Ciamin e Kris Princen.
  • Chile: Alberto Heller, Pedro Heller, Benjamin Israel e Vicente Israel.
  • Espanha: Jan Solans.
  • Estónia: Roland Poom.
  • França: Yoann Bonato, Jean-Baptiste Franceschi, Mathieu Arzeno, Pierre Rocher e William Wagner.
  • Hungria: Mads Ostberg.
  • México: Ricardo Cordero.
  • Polónia: Lukasz Kotarba.

C3 RALLY2 – INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado
Motor: Citroën Racing de 1,6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.
Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.
Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.
Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.
Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.
Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.
Travão de mão: Comando hidráulico.
Suspensões: Tipo McPherson.
Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).
Comprimento: 3 996 mm.
Largura: 1 820 mm.
Distância entre eixos: 2 567 mm.
Vias: 1 618 Mm (dianteira e traseiro).
Reservatório de combustível: 81 litros.
Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).

Kit 2021 disponível para todos os C3 Rally2.
Kits de asfalto e terra disponíveis.
Kits opcionais possíveis, por encomenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.