Rovanperä é o novo líder do Mundial de ralis

0

Ao alcançar o segundo lugar no Rali do Ártico/Finlândia ao volante do seu Toyota Yaris WRC, Kalle Rovanperä tornou-se no piloto mais jovem de sempre a liderar a classificação de pilotos do Campeonato Mundial de Ralis da FIA. O jovem finlandês de apenas 20 anos garantiu ainda, o melhor tempo na Power Stage final. Com o quinto lugar de Elfyn Evans a TOYOTA GAZOO Racing continua a liderar o campeonato de fabricantes.

Após preencher os dois lugares mais altos do pódio, na primeira prova desta época do mundial de ralis, a TOYOTA GAZOO Racing procurava repetir o bom resultado no Rali do Ártico/Finlândia. Uma prova que se realizou com muita neve, mas em temperaturas extraordinariamente amenas que rondavam os zero graus Celsius.

Resumo da Prova:
Após o shakedown na sexta-feira de manhã, o rali começou à tarde com duas passagens no troço longo de 31,05 quilómetros. Rovanperä registou o terceiro melhor tempo e podia ter sido o mais rápido se não tivesse perdido algum tempo ao alargar a trajetória numa curva e embater num banco de neve. Melhorou, ao ser o segundo mais rápido na segunda passagem, que se realizou já na escuridão, terminando o primeiro dia de prova a 20 segundos do líder.

Depois da dobradinha no Rali de Monte Carlo no mês passado, Sébastien Ogier e Elfyn Evans tiveram que abrir a estrada, o que significou encontrar mais neve solta e menos aderência do que os seus rivais. Evans foi o quinto mais rápido em ambas as passagens cronometradas e terminou a apenas 12 segundos de Rovanperä. Ogier enfrentou o pior das condições da estrada. No final do primeiro dia, após as duas primeiras especiais, Rovanperä era o melhor piloto da TOYOTA GAZOO Racing em terceiro da geral, com Elfyn Evans em quinto lugar e Sébastien Ogier em nono.

O segundo dia começou bem, com Rovanperä a subir para o segundo lugar na segunda especial, terminando o dia a 24,1 segundos da liderança. Evans terminou o dia a 10,1 segundos do piloto em quarto lugar. Sébastien Ogier também mostrou bom ritmo, subindo da nona para a sexta posição na classificação. Infelizmente, saiu da estrada e ficou preso num banco de neve perto do final do dia, eliminando qualquer possibilidade de um bom resultado. Conclusão, no final do segundo e mais longo dia de prova, Rovanperä tinha subido para o segundo lugar e continuava a pressionar o líder. Evans mantinha o quinto lugar da geral.

No terceiro dia de prova, Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen aumentaram a sua vantagem para o terceiro em 0,1s na primeira especial. Na Power Stage, Rovanperä conseguiu o melhor tempo com 0,3s de vantagem para o segundo, garantindo o segundo lugar da geral por 2,3s – o melhor resultado de sua carreira no Campeonato Mundial de Ralis da FIA. Com a vitória na Power Stage, também conquistou o máximo de cinco pontos de bónus para a classificação de pilotos e fabricantes. O jovem finlandês passa a liderar o campeonato, pela primeira vez na sua carreira, com quatro pontos de vantagem para o segundo.

Com Elfyn Evans a terminar na quinta posição, a TOYOTA GAZOO Racing continua a liderar o campeonato de fabricantes com uma vantagem de 11 pontos. Evans encontra-se em terceiro lugar no campeonato, com os mesmos pontos do companheiro de equipa Sébastien Ogier, que reiniciou no domingo e, apesar de uma posição desvantajosa na estrada, conquistou um ponto adicional pelo quinto lugar na Power Stage.

O piloto do Programa da TOYOTA GAZOO Racing WRC Challenge, Takamoto Katsuta, subiu para sexto da geral no ultimo dia, conseguindo igualar o seu melhor resultado de sempre no WRC, conquistado na anterior prova em Monte Carlo.

Classificação final do Rali do Ártico/Finlândia (Domingo – para mais informação: www.wrc.com)

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) 2h03m49.6s
2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +17.5s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +19.8s
4 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +52.6s
5 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +1m01.5s
6 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +1m37.8s
7 Oliver Solberg/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m39.0s
8 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +2m09.0s
9 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +3m39.4s
10 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Volkswagen Polo GTI R5) +6m07.0s

20 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +11m06.2s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.