Nissan revela mais detalhes do futuro Qashqai

0
  • Design inovador e conforto topo de gama combinam-se para uma experiência a bordo condizente com o estatuto de líder na sua classe;
  • O novo Nissan Qashqai oferece pormenores de estilo exclusivos combinados com avançadas tecnologias, incluindo ecrãs de alta definição, painel de instrumentos digital e carregamento sem fios para smartphones;
  • Ambiente mais premium no habitáculo combinado com dimensões internas aumentadas para maior conforto e requinte a bordo.

Conectado, confortável e imponente, o habitáculo do novo Nissan Qashqai define um novo padrão para o segmento no que toca a uma sensação topo de gama, design distinto e melhor usabilidade.

Quase 15 anos de vendas permitiram às equipas de desenvolvimento e engenharia da Nissan recolherem as opiniões de milhões de clientes e garantirem que a mais recente geração do Qashqai é a mais focada no utilizador e mais rigorosa até à data.

As avançadas tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan estão nas pontas dos dedos dos condutores, com conforto e qualidade a cada toque. Novos materiais topo de gama, funcionalidades inteligentes e detalhes valorizados pelos utilizadores melhoram um habitáculo que oferece um estilo inovador e pragmatismo em cada dimensão.

Mathew Weaver, Vice-presidente da Nissan Design Europe, afirmou: «O novo Nissan Qashqai é o cruzamento perfeito entre o design expressivo e a expectativa do cliente. As suas necessidades direcionam o nosso foco e as nossas soluções ousadas cumprem com as suas expectativas mais elevadas. Com este modelo de nova geração elevámos o Qashqai para um novo nível, ao oferecer um ambiente topo de gama, mas prático, luxuoso, mas acessível e avançado, mas utilizável, que irá definir o padrão que outros seguirão».

Inteligente ao toque

Novos materiais para os bancos criam um habitáculo convidativo e sumptuoso para um conforto acrescido. Um exemplo é o novo acabamento em pele artificial com um padrão tridimensional em diamante que demora 25 dias a produzir e mais de 60 minutos a bordar.

Acrescentando um toque de luxo, as versões topo de gama oferecem uma função de massagem nos bancos, com três modos de programa para cada um dos assentos dianteiros e cujas definições são convenientemente ajustadas através do sistema NissanConnect.

Criando um ambiente tranquilizador e relaxante, a nova iluminação ambiente branca é utilizada ao longo de todo o habitáculo, com a sua uniformidade a oferecer uma impressão harmoniosa.

Foi prestada muita atenção à qualidade ergonómica e estética dos botões e interruptores, que possuem uma sensação de toque de elevada qualidade, contribuindo para o requinte entregue aos utilizadores.

A disposição da consola central foi otimizada através de uma colaboração entre os desenhadores e os engenheiros da Nissan, para maior ergonomia e usabilidade. De destacar um novo seletor de caixa de velocidades, mais pequeno para as versões automáticas.

Nas versões 4WD, o seletor do modo de condução foi estilizado com um anel mate cromado e um acabamento a negro, oferecendo aos condutores um portal tátil para os vários modos de condução.

«Entre o design, a engenharia e as funções de planeamento do produto, trabalhámos mais arduamente do que nunca para elevar o ambiente para os nossos clientes, para que a sua condução seja mais confortável, requintada, conveniente e que crie uma sensação de bem-estar. É o local onde os nossos clientes, os seus familiares e amigos irão passar o seu tempo com o automóvel e tudo isso deverá ser uma experiência excecional,” afirmou Marco Fioravanti, Vice-presidente de Planeamento de Produtos, Nissan Automotive Europe.

Controlo conectado

O novo Qashqai oferece um avançado sistema de infotenimento com um portefólio de serviços conectados líder na sua classe, incluindo a integração simplificada de smartphones, Wi-Fi no automóvel para até sete dispositivos e os Serviços NissanConnect, uma aplicação dedicada a controlar e monitorizar o automóvel.

O ecrã NissanConnect de maior resolução e com 9 polegadas é um portal digital para as definições do automóvel, da navegação e de entretenimento, compatível com o Android Auto® e Apple CarPlay®, tendo também sido introduzido agora o Apple CarPlay® sem fios. Os múltiplos perfis de utilizador com definições de memória permitem que as preferências do sistema, música e navegação sejam personalizadas para cada condutor.

Quer através de rádio DAB ou por transmissão através de smartphone, a imersiva reprodução de áudio é assegurada pelo sistema de som topo de gama da Bose®. Possui 10 altifalantes além da caixa de graves Acoustimass® da Bose situada na bagageira, para um ambiente sonoro poderoso e nítido que foi afinado para a qualidade acústica ideal para todos os ocupantes e não apenas os que se encontram nos bancos dianteiros.

Um novo ecrã TFT de alta definição e 12,3 polegadas oferece múltiplas informações e uma escolha de disposições configuráveis para exibir dados sobre navegação, entretenimento, trânsito ou o próprio automóvel, tudo isto controlado a partir de um interruptor tátil no volante. Uma textura de vidro esculpido tradicional “Kiriko” é também acrescentada ao fundo digital do TFT, uma alusão ao ADN japonês da Nissan.

Um inovador sistema de projeção no vidro frontal (HUD – Head-up Display) de 10,8 polegadas oferece o maior tamanho de imagem do seu segmento. As principais informações de navegação, assistência ao condutor e de estrada são projetadas no para-brisas dentro da linha de visão do condutor, permitindo que este se mantenha concentrado na estrada, para maior segurança, conforto e confiança ao volante.

As capacidades “Home-to-Car” são compatíveis com os dispositivos Google Assistant e Amazon Alexa, com a funcionalidade Alexa a ser estreada nesta terceira geração do Qashqai. O sistema suporta uma grande variedade de comandos, incluindo a capacidade dos condutores enviarem os seus destinos para a navegação do automóvel bastando para isso falar para o seu smartphone, minimizando assim o tempo necessário para a introdução do destino.

Através da aplicação para smartphone NissanConnect, estão disponíveis funções de controlo do automóvel como o acionamento da buzina e luzes ou o bloqueio e desbloqueio das portas, à distância. Podem também ser definidos alertas inteligentes incluindo a velocidade, hora e zona com notificações da aplicação caso o automóvel exceda os parâmetros definidos.

Neste novo Qashqai assistimos à introdução dos relatórios de Saúde do Automóvel, visíveis através da aplicação, que informam os utilizadores do facto do Qashqai necessitar de manutenção e oferecendo uma avaliação de desempenho e alertas de avaria em tempo real.

O histórico e análise da condução estão também disponíveis através da aplicação, para que os utilizadores possam ver as suas anteriores viagens resumidas em termos de distância conduzida e tempo despendido.

Caso não estejam a utilizar a navegação nos seus telemóveis, os condutores poderão aceder aos Mapas TomTom 3D e informações que incluem funcionalidades de navegação avançadas como atualizações do mapa “Over The Air”, condições de trânsito em tempo real, Google Street View, localizações dos radares de velocidade e preços de combustível. A navegação porta a porta também está disponível através da aplicação incluindo uma função de Localizador do Meu Automóvel.

O Rastreio de Automóvel Roubado é introduzido no novo Qashqai*. Este serviço oferece um contacto 24 horas por dia, 7 dias por semana com a polícia e serviços de clientes de terceiros, com uma notificação automática de roubo através da aplicação para smartphone NissanConnect, permitindo o rastreio e recuperação dos automóveis.

Um botão presente no automóvel, acedido através do ecrã NissanConnect, permite que os clientes contactem um fornecedor de assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, que vai por sua vez colocá-los em contacto com os serviços de avaria e reboque mais próximos. Ao contrário do que acontece com o eCall, o sistema não é automaticamente ativado por um acidente.

Numa estreia para o Qashqai, um espaço de armazenamento na consola central oferece um conveniente carregamento de 15W – um dos mais poderosos do seu segmento – sem fios para smartphones e que pode acomodar mesmo os maiores dispositivos, incluindo o recém-lançado Apple iPhone 12 Pro Max.

A conectividade estende-se a todos os ocupantes com ligações de carregamento por USB dianteiros e traseiros, com portas USB-A e USB-C.

Refletindo ainda mais o ADN japonês do modelo, os sons de informação do novo Qashqai, por exemplo o indicador de lembrança de cinto de segurança e os indicadores de mudança de direção, foram desenvolvidos em colaboração com a criadora e editora de videojogos japonesa, Bandai Namco. Os sons foram desenvolvidos para que fossem mais harmoniosos, com uma assinatura melódica de duplo tom.

«Introduzimos um elevado nível de conectividade no novo Qashqai que permitirá aos nossos clientes monitorizar o seu automóvel, comunicar com ele e sentirem-se tranquilos através dos seus dispositivos de assistência doméstica ou smartphones. Mas, no cerne destas novas funcionalidades está a conveniência e simplicidade de utilização para os nossos clientes», afirmou Gareth Dunsmore, Vice-presidente de Marca e Experiência do Cliente da Nissan Automotive Europe.

Desempenho imponente

O novo Qashqai continua a oferecer aos condutores uma sensação tranquilizadora de enquadramento da posição de condução com uma visibilidade dianteira, lateral e traseira melhoradas. Estas melhorias incluem um ângulo maior do para-brisas, um pilar dianteiro mais fino e espelhos laterais instalados na porta, em vez de no pilar A, reduzindo assim as zonas de visibilidade oculta.

A distância entre eixos mais longa no novo Qashqai combina com uma estrutura mais eficiente para criar ainda mais espaço para os utilizadores. O espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros cresceu em 28mm para 608mm, com maior distância disponível entre o condutor e o passageiro dianteiro. O espaço dianteiro e traseiro para a cabeça aumentou em 15mm graças a um pequeno incremento das dimensões exteriores.

O ajuste lateral e vertical melhorado no banco pode agora acomodar confortavelmente uma gama mais ampla de condutores do que no passado, adequado para adultos com 145cm a 192cm de altura. Uma afinação adicional do encosto do banco dianteiro na versão topo de gama do Qashqai cria um conforto ainda mais personalizável.

Aumentando o nível de confiança durante a condução dinâmica, o formato da almofada e das costas do banco foi melhorado para um suporte lateral superior, com o ângulo de reforço a ser melhorado.

Assegurando que múltiplos utilizadores possam rapidamente encontrar a sua definição de assento mais confortável, está agora disponível uma função de memorização dessa posição na versão de topo de gama, que pode armazenar duas diferentes posições para cada um dos bancos dianteiros.

Oferecendo conforto em qualquer viagem, os bancos “zero gravidade” da Nissan inspirados na NASA e que se estrearam na anterior geração do Qashqai, são o resultado de extensos testes em pista e em estrada para assegurar uma postura ideal e menos fadiga para todos os passageiros em viagens curtas ou longas.

Uma nova opção de aquecimento do volante oferece também algum bem-estar extra nos meses de inverno.

Personalizado de forma prática

Com um ambiente mais requintado mas igualmente prático, o novo Qashqai dá as boas-vindas às exigências diárias dos clientes que necessitam de transportar tudo, desde carrinhos de bebé até às compras de mercearia.

Uma porta da bagageira elétrica mãos-livres simplifica o acesso à mala quando as mãos estão ocupadas. A capacidade geral da bagageira foi aumentada em 74 litros em comparação com o modelo da geração anterior, graças em parte à descida em 20.mm do piso de carga, como consequência do encaixe melhorado da suspensão traseira.

As funcionalidades populares do seu antecessor, como por exemplo os compartimentos de arrumação laterais ao longo das cavas das rodas e o Sistema de Placas de Bagageira Flexível permanecem, são transferidos e melhorados para o novo modelo, com placas redesenhadas, assim como um tapete resistente num dos lados e plástico de limpeza rápida no outro.

Para um carregamento mais simples em condições de fraca luminosidade, existe agora uma iluminação dupla na área da bagageira fornecendo ainda melhor iluminação. Foi também instalada uma tomada de 12v na traseira para a alimentação de dispositivos elétricos, como geladeiras ou os inúmeros aparelhos para viagens de campismo.

Mesmo a arrumação no habitáculo foi redesenhada para melhorar o seu uso. Os dois suportes dianteiros para copos estão mais afastados, melhorando a arrumação e fazendo com que os copos mais pequenos sejam mais simples de remover e as bolsas nas portas podem agora transportar garrafas de 1,5 litros em comparação com os 500ml da anterior geração do Qashqai.

Os aperfeiçoamentos do design ergonómico das entradas significam que é também mais simples entrar e sair do novo Qashqai do que em anteriores gerações, algo particularmente evidente em espaços limitados como alguns parques de estacionamento.

No todo, das funcionalidades de aplicações baseadas em smartphone simples de utilizar, do conforto e conveniência dos bancos com massagem e o volante aquecido, da posição de condução elevada, passando pelos acabamentos e materiais, até ao espaço de arrumação extra para passageiros e bagagem, o novo Qashqai irá, novamente, ampliar as expectativas dos clientes em relação aos crossovers de médias dimensões. A terceira geração do popular e pioneiro automóvel da Nissan oferece uma experiência de vida a bordo que será tão confortável, cuidada e conveniente para os ocupantes no início quanto no final da viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.