As tecnologias do DS 4 em antestreia

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  • A DS Automobiles desvenda o DS 4, a sua nova criação para o segmento C-Premium.
  • O modelo integra tecnologia de ponta e abrirá um novo capítulo na história da DS Automobiles.
  • Adota tecnologias inéditas na categoria em termos de eletrificação E-TENSE, conectividade aplicada a um interior fluido e digital, conforto e serenidade dinâmica e também a assinatura de luz DS.

Modelo para o segmento C-Premium, o DS 4 traduz-se no encontro do savoir-faire francês do luxo e do apuramento tecnológico, tudo aprimorado com um ‘design’ arrojado. O DS 4 foi projetado para quem procura estilo, pureza, soluções intuitivas, tecnologia e prazer de condução, indo, através deste conceito, ao encontro de diferentes grupos-alvo no mercado.

As soluções tecnológicas presentes no DS 4 foram particularmente estudadas para o distinguir dos demais em quatro áreas principais: eletrificação E-TENSE, conectividade aplicada a um interior fluido e digital, conforto e serenidade dinâmica e assinatura de luz DS.

Eletrificação E-TENSE

O primeiro avanço passou pelo desenvolvimento de uma nova versão da plataforma EMP2. Mantendo-se modular, de modo a acomodar diferentes tipos de motores, e sendo simultaneamente dinâmica e segura, esta nova versão foi desenvolvida para o DS 4.

A nova versão da plataforma EMP2 evolui em muitos pontos com um claro benefício em desempenhos, ao mesmo tempo em que, no domínio do estilo há toda uma nova liberdade de expressão, na moldagem de uma silhueta de proporções inéditas.

Arquitetura 

A nova versão da plataforma EMP2 foi desenvolvida para que se alcançassem as proporções desejadas em matéria de volumetria e um excelente desempenho aerodinâmico. Uma relação entre carroçaria e rodas que é inédita no segmento e no universo premium permite criar uma silhueta simultaneamente atlética e eficiente, incluindo um novo capô, reduzindo a altura do conjunto formado por esse mesmo capô e os defletores e o piso na segunda fila.

Redução de peso

A nova versão da plataforma EMP2 introduz novas peças em material compósito, peças estruturais estampadas a quente e elementos mais compactos, como a unidade da climatização, permitindo libertar espaço para ser aproveitado noutro local.

Segurança 

A nova versão da plataforma EMP2 foi concebida para cumprir as mais recentes e exigentes normas regulatórias de colisão, sem comprometer o peso global da estrutura.

Qualidades dinâmicas e acústicas 

A nova versão da plataforma EMP2 permite levar ainda mais longe a noção de serenidade dinâmica tão cara à DS Automobiles. O recurso a soluções técnicas como solda com colagem (cerca de 34 metros de cordão de cola e pontos de soldagem aplicados na estrutura do veículo), bem como componentes de suspensão e de direção completamente redesenhados, garantem conforto referencial ao volante, para o que contribui elevada rigidez estrutural.

Híbrido recarregável

A nova versão EMP2 foi concebida para acomodar toda uma nova geração de mecânicas de tração híbrida plug-in, sem comprometer a habitabilidade. Um motor de 4 cilindros, com 180 cavalos de potência, opera em conjunto com um motor elétrico de 110 cavalos, integrado na caixa de velocidades EAT8 de oito velocidades, disponibilizando uma potência combinada de 225 cavalos. A alimentação está a cargo de uma bateria mais eficiente – graças à adoção de novas células, mais compactas e com maior capacidade – montada na parte traseira da travessa deformável, permitindo ao modelo uma autonomia superior a 50 quilómetros no modo de emissões zero (ciclo misto WLTP).

Conectividade aplicada a um interior fluído e digital

Em matéria de conectividade, a prioridade foi disponibilizar soluções que permitam ao condutor manter os olhos na estrada, numa inegável garantia de maior segurança. Denominada DS EXTENDED HEAD UP DISPLAY, esta experiência visual de vanguarda apresenta-se como um primeiro passo rumo à realidade aumentada. Através desta nova tecnologia imersiva, as informações essenciais à condução são projetadas diretamente na estrada, sendo que, fruto de um efeito ótico, os dados são exibidos quatro metros à frente do para-brisas de modo a acompanhar o olhar do condutor numa diagonal de 21 polegadas, solução nunca antes vista no segmento. Informações essenciais como a velocidade, ajudas à condução, navegação e mensagens de alerta, ou mesmo as músicas escutadas a bordo ou as chamadas telefónicas recebidas são projetadas na estrada.

Esta nova tecnologia faz parte de uma oferta mais abrangente, no coração de um sistema de infotainment completamente redesenhado, denominado DS IRIS SYSTEM. A nova interface adota a ergonomia inerente a um smartphone com interface de toque, fluida e responsiva, com base em perfis totalmente personalizáveis, fruto de um conjunto de widgets. As preferências de configuração e exibição são carregadas automaticamente assim que o utilizador entra no veículo, numa lógica de personalização que permite que todos os utilizadores ajustem os conteúdos às suas preferências.

A voz e os gestos permitem controlar o DS IRIS SYSTEM. Fabricante de referência, a DS ultrapassou os limites do automóvel para encontrar um parceiro que se mostrasse capaz de oferecer aos seus clientes a melhor solução de reconhecimento de voz em linguagem natural. O DS IRIS SYSTEM integra um assistente pessoal que pode reconhecer tudo o que está a ser dito para que o sistema execute as respetivas solicitações.

No domínio dos gestos o modelo integra o sistema DS SMART TOUCH, um ecrã situado na consola central que pode ser comandado com as pontas dos dedos. Basta um gesto para ativar uma das funções pré-gravadas, sendo que o ecrã também identifica movimentos mais comuns, como o zoom in e o zoom out e o reconhecimento da caligrafia.

De modo a manter o sistema e seu mapeamento aos melhores níveis, as atualizações serão feitas através da cloud em tempo real.

Conforto e serenidade dinâmica

Já proposta nos modelos DS 3 CROSSBACK, DS 7 CROSSBACK e DS 9, a condução semiautónoma de nível 2 – o mais elevado hoje permitido nas estradas – regista uma grande evolução em termos de aplicação no DS 4, com o DS DRIVE ASSIST 2.0.

Tal traduz-se num posicionamento mais preciso na faixa de rodagem, com um suplemento de novos recursos como ultrapassagens semiautomáticas, adaptação da velocidade nas curvas e o aviso antecipado da velocidade apresentada nos sinais de trânsito.

O DS DRIVE ASSIST 2.0 integra sensores que registam tudo o que acontece dentro e em redor da viatura para melhor ajudar o condutor. Enriquecido com um radar dianteiro, radares nos 4 cantos do automóvel, ou ainda uma câmara colocada na parte superior do para-brisas, o DS 4 coloca-se no ambiente desejado pelo condutor graças à inteligência artificial, que analisa, em tempo real, as informações recolhidas.

A DS Automobiles representa, também, o conceito de serenidade dinâmica. No DS 4 tal traduz-se em conforto de rodagem de referência, tendo como um dos pontos fortes a suspensão pilotada DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, um exclusivo neste segmento de mercado. Recorrendo a uma câmara colocada no topo do para-brisas, o sistema ‘vê’ e antecipa as irregularidades nas estradas e transmite os dados para um computador. Uma vez analisados os dados recolhidos por quatro sensores de ‘atitude’ e por três acelerómetros, o sistema atua em cada roda de forma independente. De acordo com as informações recolhidas, a suspensão torna-se mais firme ou mais flexível, dependendo das necessidades, resultando num conforto ideal, independentemente das condições da estrada.

Outra tecnologia que permitiu que a DS Automobiles se destacasse da concorrência é o sistema DS NIGHT VISION, que proporciona uma melhor visibilidade à noite. Uma câmara de infravermelhos, colocada na grelha, deteta peões e animais até 200 metros de distância, nomeadamente em situações de pouca luminosidade. O condutor pode visualizar a estrada no cluster digital e vê os perigos surgirem como alertas no DS EXTENDED HEAD UP DISPLAY para que possa ter tempo de reagir.

Assinatura de luz DS

Com uma nova geração de faróis DS MATRIX LED VISION mais requintados e modernos, as tecnologias Matrix Beam e Dynamic Bending Light vêm-se, agora, agrupadas num mesmo sistema, criando uma identidade distinta e única.

Elementos distintivos da assinatura da DS Automobiles, os projetores DS MATRIX LED VISION continuam a compor-se de 3 módulos LED:

– o módulo interno do projetor é usado para a função cruzamento,

– o módulo central rotativo é capaz de criar um ângulo de 33,5°, iluminando os limites externos do piso e acompanhando o olhar na descrição das curvas. É como que uma recriação dos faróis direcionais do DS, de 1967.

– o módulo exterior Matrix Beam funciona com 15 segmentos que se ligam e desligam de modo independente, de acordo com o tráfego detetado.

Estes faróis adaptam-se às condições de circulação, ao ângulo do volante, à velocidade do veículo e às condições atmosféricas, através de cinco modos pré-estabelecidos: cidade, estrada, autoestrada, chuva e neblina. Permitem ainda uma condução constante em máximos, mas sem nunca encandear os restantes condutores. Graças a uma câmara colocada na parte superior do para-brisas, os projetores LED adaptam automaticamente os feixes de luz às condições de circulação, tendo um alcance de quase 300 metros, sem encandear.

Os faróis DS MATRIX LED VISION são complementados por um sistema alargado de novas luzes diurnas, compondo-se de um total de 98 LED. Para além da reconhecível assinatura de luz vertical, o sistema apresenta uma nova animação de boas-vindas com um estilo de elevado teor tecnológico.

No habitáculo, a tecnologia também está ao serviço do estilo, tendo sido desenvolvido um inovador sistema de ventilação com saídas de ar muito compactas em altura, dotadas de aletas invisíveis. O princípio DS AIR traduz-se num fluxo de ar separado por um cone que garante uma otimização do direcionamento do ar para a frente e para baixo. Tudo funciona como numa saída de ar convencional. Graças ao formato vertical compacto, o visual integrado é discreto, permitindo a adoção de um ‘design’ imbuído de pureza no interior do novo DS 4.

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