Renault lançou o SUV Coupé Arkana

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Com o lançamento do SUV Coupé Arkana, a Renault reinventa os cânones tradicionais do mercado, para se tornar a primeira marca generalista a oferecer um SUV Coupé no velho-continente. Um modelo que complementa a oferta da Renault no segmento dos familiares compactos (Mégane, Kadjar e Scénic) e que visa o segmento SUV, que continua a crescer aceleradamente um pouco por todo o mundo.

O Novo Renault Arkana combina as caraterísticas de um SUV e de um Coupé, oferecendo avançadas tecnologias híbridas, com o melhor de ambos os mundos – uma confortável posição de condução sobrelevada, um generoso espaço habitável, uma apreciável capacidade para bagagens, bem como um estilo inovador e distinto. O Novo Renault Arkana assegura uma experiência de condução ainda mais ágil e entusiasmante, especialmente com o nível R.S Line e com a última e mais evoluída tecnologia totalmente híbrida – E-TECH Hybrid – para além da restante oferta de motores 1.3 TCe, associados a um sistema micro-híbrido de 12V.

O Novo Renault Arkana foi concebido para cumprir as expetativas dos diferentes mercados internacionais e espelha, na perfeição, a abordagem global do Grupo. Na Europa, o Novo Arkana é baseado na plataforma modular CMF-B da Aliança, a mesma que também equipa as últimas gerações do Clio e do Captur.

O Novo Renault Arkana chegará ao mercado no primeiro semestre de 2021.
“O Novo Arkana é mais um exemplo de que como a modernidade e a inovação estão imbuídas no ADN da Renault. É, a todos os níveis, um híbrido, e agrega, na perfeição, as caraterísticas intrínsecas de um Coupé e de um SUV, combinando a agilidade com a versatilidade. A tecnologia híbrida do Arkana, com o inovador sistema E-TECH no topo da oferta garante uma experiência de condução única, assegurando o prazer de condução, mas com reduzidas emissões de CO2 e uma maior economia e eficiência nos gastos de combustível.”
François Laurent, Diretor do Programa Arkana 

DESIGN EXTERIOR

A combinação perfeita entre um Coupé e um SUV
O Novo Arkana possui uma elevada altura ao solo (190 mm), uma linha de cintura elevada e musculada que o encaixam na perfeição no mundo dos SUV. A linha descendente do tejadilho e da traseira criam um desenho mais ágil e elegante, que se estende aos vidros traseiros e que reforçam o aspeto dinâmico do Arkana, “capturando”, na perfeição, as características associadas ao estilo Coupé.

Dianteira
A grelha dianteira, com o símbolo da Renault posicionado orgulhosamente no centro, é ladeada por um acabamento e elementos cromados que transmitem ao Novo Arkana o necessário toque de elegância e sofisticação. Mais abaixo, o muito expressivo para-choques dianteiro reforça o dinamismo das linhas, enquanto a proteção inferior transmite uma imagem de acrescida robustez.

Assinatura de LED
Os faróis dianteiros, integralmente em LED, apresentam a assinatura em forma de C, tão característica dos modelos Renault. A traseira também apresenta o mesmo traço distintivo em forma de C, complementado por uma faixa iluminada que se estende ao longo de toda a largura da tampa da mala, dando ênfase às linhas elegantes e distintas do Novo Arkana.

Perfil
O perfil do Novo Arkana é um dos seus traços mais distintivos. Os contornos SUV-Coupé, que combinam robustez e dinamismo, são imediatamente reconhecíveis e tornam o Arkana único no segmento. O Arkana mede 4,568 mm de comprimento, 1,571 mm de altura e tem uma distância entre-eixos de 2,720 mm. As dimensões gerais do modelo garantem linhas fluídas e um perfil elegante.

Cores e jantes
O Novo Arkana será lançado com sete cores de carroçaria: Branco Opaco, Branco Pérola, Cinzento Metalizado, Azul Zanzibar, Vermelho Fogo e Laranja Valencia (exclusivo das versões R.S. Line). O opcional teto em negro reforça, ainda mais, o aspeto dinâmico do Novo Arkana, assim como os três tipos de jantes de 17” e 18” que estarão disponíveis.

O Novo Renault ARKANA R.S. Line

O Novo Arkana é o terceiro modelo da gama Renault (depois do Clio e do Novo Mégane) a oferecer uma versão com acabamentos R.S. Line, que combinam, na perfeição, a elegância com o dinamismo. Esta vai beber a inspiração ao ADN desportivo da Renault e ao icónico Mégane R.S. O para-choques, com aplicações em vermelho, e as jantes sombreadas são detalhes exclusivos desta versão. O emblema “R.S. Line” foi incorporada na zona lateral dianteira, enquanto na traseira sobressaem as duas ponteiras de escape cromadas e uma embaladeira escurecida, específicos desta versão R.S. Line.

O habitáculo da versão R.S. Line tem várias características distintivas, nomeadamente um acabamento tipo carbono no tablier e revestimentos das portas, uma faixa vermelha que percorre o topo do tablier e um teto em tecido negro. Elegantes e desportivos pespontos em vermelho embelezam o volante em pele, assim como os bancos em pele e tecido e os painéis das portas, enquanto uma outra faixa vermelha acentua a cor dos cintos de segurança. A completar este pacote de equipamento, temos os pedais desportivos em alumínio, um comando da caixa específico (e-shifter) no caso da versão E-TECH Hybrid, e, por fim, os emblemas R.S. Line que simbolizam este acabamento.

DESIGN INTERIOR

Painéis digitais
O Novo Arkana tem um painel de instrumentos digital a cores com 4.2”, 7” ou 10.2” (dependendo das versões) que oferece uma experiência de condução personalizada e intuitiva. Este é complementado por um ecrã central de 7” ou de 9.3”.

Consola central
A consola central oferece inúmeros espaços de arrumação, incorporando um carregador sem fios para o smartphone, além de uma rede para guardar objetos do lado do passageiro. Também acomoda um travão de mão elétrico e automático, com função “auto hold”, que está disponível desde o nível de equipamento de entrada. Nos níveis de equipamento superiores, o Novo Arkana oferece um ecrã vertical de 9.3”, sensível ao toque, que dá um toque mais vanguardista ao habitáculo (nos outros níveis de equipamento está disponível um ecrã horizontal de 7”).

Comando da caixa
Nas versões E-TECH Hybrid, o Novo Arkana pode oferecer um comando da caixa eletrónico (e-shifter), sem ligação mecânica, similar ao que podemos encontrar nas versões de topo do Novo Captur e Espace.

Espaços de arrumação e conectividade
Além do sistema de carregamento sem fios do telemóvel, o Novo Arkana inclui ainda quatro ligações USB (duas na dianteira e duas na traseira) para ligação de dispositivos eletrónicos. As bolsas nas portas são suficientemente grandes para acomodarem garrafas de água com 1,5 litros de capacidade.

Habitabilidade
O Novo Arkana oferece uma habitabilidade referencial para um modelo Coupé, especialmente atrás, com 211 mm de espaço livre para as pernas – o maior do segmento. Os 305 mm de espaço para os pés também são referência na categoria.

Bagageira generosa
O Novo Renault Arkana tem uma generosa capacidade de carga, com uma bagageira de 513 litros de capacidade (438 litros na versão E-TECH Hybrid). Também conta com um fundo amovível que pode ser colocado na zona inferior para aumentar a capacidade de carga, ou em posição elevada para o transporte de objetos ou bagagem mais pesada. Nesta configuração, o banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3 pode ser recolhido de modo a obter um piso totalmente plano.


MOTORIZAÇÕES

E-TECH Hybrid, maior versatilidade sem necessidade de carregamento
Seguindo as “pegadas” do Clio, Captur e Mégane, a Renault vai adotar a mesma estratégia e integrar o inovador sistema híbrido E-TECH no Novo Arkana.

A motorização híbrida é a mesma que está disponível no Clio E-TECH Hybrid, que assegura que o Arkana arranque sempre no modo elétrico, oferecendo um acrescido prazer de condução em todas as situações. Esta motorização oferece um excelente rendimento energético, graças à inovadora caixa multi-modo, ao evoluído sistema de recuperação da energia em travagem e à alta capacidade do sistema de carregamento da bateria automático.

Com o sistema E-TECH, o Arkana pode rodar até 80% do tempo em cidade no modo elétrico, reduzindo assim até 40% as emissões de CO2 e os gastos de combustível, quando comparado com uma motorização convencional a combustão. O condutor pode ainda tirar partido do sistema MULTI-SENSE, que permite selecionar modos de utilização distintos: My Sense para a condução diária, ECO para garantir consumos e emissões ainda mais reduzidos e Sport, que combina a potência dos motores para garantir melhores prestações dinâmicas.

A versão E-TECH Hybrid estará disponível em toda a gama Arkana em 2021, incluindo no nível de equipamento R.S. Line.

Uma revolucionária tecnologia híbrida
A inovadora motorização E-TECH Hybrid é original e exclusiva, tendo sido objeto de mais de 150 patentes. É baseada numa arquitetura que é conhecida como “série-paralelo”, que assegura o maior número possível de combinações entre os diferentes motores e os menores valores de emissões de CO2.

Este sistema é composto pelo mais recente motor 1.6 a gasolina desenvolvido pela Aliança, que foi devidamente adaptado para a tecnologia híbrida, dois motores elétricos – um elétrico e um motor de arranque/gerador de alta voltagem – e uma evoluída caixa de velocidades muti-modos sem embraiagem. Esta inovadora combinação dos motores elétricos com a caixa sem embraiagem otimiza e suaviza as passagens de caixa, enquanto a arquitetura – que é fruto do trabalho e experiência da Equipa Renault de Fórmula 1 – proporciona uma maior eficiência energética.

Ao incorporar os modos de gestão de energia desenvolvidos pelos especialistas da Equipa Renault de F1, a tecnologia híbrida E-TECH permite que o Arkana inicie sempre a marcha num modo inteiramente elétrico. Como num automóvel elétrico, a bateria regenera energia durante as desacelerações, travagens e até através do motor de combustão, utilizando o excesso de “energia” que não é necessária para mover o automóvel quando este se encontra no regime ideal de funcionamento.

TCe 140 e TCe 160: economia de combustível, agilidade e conforto
O Novo Arkana também inclui o potente e eficiente motor de quatro cilindros, 1.3 TCe, com injeção direta de gasolina. Combinado com a caixa automática de dupla embraiagem EDC, o 1.3 TCe estará disponível, numa primeira fase, na versão de 140 cv e, posteriormente, na mais potente de 160 cv. O Novo Arkana também terá uma novidade sob o capot: o motor 1.3 TCe equipado com um sistema micro-híbrido, composto por um alternador/motor de arranque associado a uma bateria de iões de lítio de 12V posicionada sob o assento do passageiro.

Esta tecnologia beneficia o sistema start/stop e permite a regeneração de energia durante as desacelerações. Também assiste o motor de combustão durante as fases em que o consumo de combustível é maior, quando o 1.3 TCe arranca ou acelera. Reduz os consumos de combustível e as emissões de CO2, assegura uma maior suavidade sempre que o motor reinicia a marcha e garante um maior conforto na condução.

CONDUÇÃO E SEGURANÇA

Uma gama completa de auxiliares de condução para acrescida segurança e conforto

O Novo Arkana conta com um alargado leque de inovadores sistemas de auxílio à condução, para uma maior segurança e serenidade, incluindo o sistema de Assistência em Autoestrada e Trânsito. Este pacote de sistemas auxiliares de condução assume a designação Renault EASY DRIVE.

Condução
O Sistema de Assistência em Autoestarda e Trânsito combina o regulador de velocidade adaptativo (com função Stop & Go) com o sistema de manutenção na faixa de rodagem, que inclusivamente funciona em curva até um determinado nível.

No Novo Arkana o sistema funciona a velocidades entre os 0 e os 160 km/h e mantém a distância de segurança entre os veículos, enquanto o mantém centrado na faixa de rodagem. Torna-se particularmente útil em condições de tráfego muito intenso (o tradicional para-arranca) já que este, passados três segundos, trava e arranca o automóvel de forma automática e sem qualquer intervenção por parte do condutor.

O Sistema de Assistência em Autoestrada e Trânsito garante o nível 2 de condução autónoma, melhorando de forma evidente o conforto do utilizador, enquanto este mantém as mãos no volante e os olhos na estrada.

Regulador de Velocidade adaptativo (com função Stop & Go)
O sistema de regulação de velocidade adaptativo funciona entre os 0 e os 170 km/h e mantém, automaticamente, a distância de segurança para o veículo da frente. Se o automóvel ficar “preso” num engarrafamento e precise de parar, o sistema desliga o motor de forma segura e reinicia-o ao fim de três segundos se o trânsito começar novamente a fluir. Depois de três segundos, é pedido ao condutor que pressione um comando no volante ou o pedal de acelerador.

Segurança
Sistema de travagem ativo de emergência
O sistema de travagem ativo de emergência deteta ciclistas ou peões avisando o condutor de qualquer situação potencialmente perigosa. No caso de o condutor não reagir, o sistema pode ativar a travagem. Este sistema está sempre ativo, quer seja de dia ou de noite.

Aviso de ângulo morto
Este dispositivo dispõe de uma nova tecnologia de radar que deteta, de forma precisa e em todas as condições atmosféricas, todas as situações que se encontrem fora da visão do condutor nas laterais ou traseira. O utilizador é avisado do risco de colisão se optar por mudar de faixa ou se estiver a ser ultrapassado por um veículo mais rápido.

Reconhecimento dos sinais de trânsito com aviso de excesso de velocidade
O sistema tira partido da câmara frontal para reconhecer os sinais e informar o condutor dos limites de velocidade, em tempo real, de forma a ajustar a velocidade.

Aviso de saída da faixa de rodagem e manutenção na mesma
Este duplo sistema é ativado acima dos 70 km/h e avisa o condutor, antes de ajustar a direção do automóvel, sempre que deteta uma mudança não intencional da faixa de rodagem, sem que esta seja devidamente sinalizada (acionado o pisca).

Estacionamento
Câmara 360º
Quatro câmaras podem ser adicionadas à tradicional de marcha-atrás, oferecendo uma única imagem aérea que permite identificar todos os obstáculos ao redor do automóvel. As câmaras de 360 graus são de utilização muito prática e simples e automaticamente ativadas sempre que é acionada a marcha-atrás. O sistema mostra duas imagens: uma visão frontal ou traseira de acordo com a relação de caixa selecionada e uma escolha entre a visão 360 graus ou um zoom feito pela câmara posicionada lateralmente no lado do passageiro.

Alerta de Tráfego na retaguarda
Este sistema de ajuda à condução utiliza sensores de radar para informar o utilizador da passagem ou aproximação de veículos na retaguarda, quando este está a sair de um lugar de estacionamento, por exemplo.

Assistência ao estacionamento
O sistema Easy Park Assist facilita muito as manobras de entrada ou saída de um lugar de estacionamento. Um conjunto de sensores ajuda a controlar a direção, enquanto o condutor controla apenas os pedais e a caixa de velocidades.

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