Três vencedores na estreia do BTCC 2020

0

O BTCC Kwik Fit 2020 teve um início emocionante este fim de semana (1/2 de agosto), com Dan Cammish, Colin Turkington e Ash Sutton a conseguirem uma vitória cada em Donington Park. Os três primeiros classificados de sábado ficaram no topo do pódio durante a ação de domingo, que começou 294 dias após o final da temporada de 2019.

Cammish, da Halfords Yuasa Racing, conquistou a vitória no desafio de abertura da temporada, depois de derrotar Turkington e Sutton numa batalha sem tréguas pela liderança. O momento crítico da corrida ocorreu na quarta volta, quando Sutton recebeu um toque de Turkington na saída do Old Hairpin.

A dupla tocou-se novamente em McLeans, com Cammish a aproveitar-se parar passar para a liderança. Turkington era segundo e Rory Butcher assumia a terceira posição. Foi assim que o trio líder permaneceu até o final, mas houve muita ação na luta pelas outras posições de relevo.

Turkington alcançou a vitória na segunda corrida, com o atual campeão a mostrar a sua classe ao longo do circuito de 1.98 milhas. A estrela do Team BMW bateu Cammish, que lhe deu luat ao volante do seu Honda Civic Type R.

O piloto de 38 anos conseguiu alguma vantagem e controlou a corrida até ao final, isto enquanto as restantes posições do pódio mudaram por várias vezes de mãos. Cammish não conseguiu manter Butcher, Ingram e Oliphant atrás dele, com este trio a lutar pela segunda e terceira posições.

Butcher terminaria na posicão intermédia do pódio seguido por Oliphant e Cammish. Com uma grande recuperação desde o 14° lugar da grelha, Sutton ficou numa fantástica quinta posição.

Se havia alguma dúvida sobre o status de estrela de Sutton, poucas discussões restaram após a grande final, quando ele acelerou para a vitória depois de partir do oitavo lugar na grelha. O piloto de 26 anos esteve no centro da acção durante todo o fim de semana, com um desempenho excelente na qualificação, voltas mais rápidas, culminando em uma vitória magnífica no final.

Sutton alcançou o quarto lugar no início da corrida e fez parte de uma emocionante batalha a quatro pela liderança, que incluía Ollie Jackson, Chris Smiley e Josh Cook. O Ford de Jackson liderou as primeiras voltas, mas acabou sendo ultrapassado pelo impressionante Smiley no novíssimo Hyundai.

Sempre ao ataque, Sutton subiu duas posições e ficou em segundo, com o Honda de Cook logo atrás, para depois alcançar e ultrapassar o então líder Smiley.

Atrás do vitorioso Sutton ficou Smiley, que cruzou a linha de chegada com apenas 0,276s de vantagem para Cook. A vitória de Sutton foi a primeira no Infiniti Q50 e o pódio de Smiley foi o primeiro no impressionante Hyundai i30N.

Incrivelmente para Sutton, ele também estabeleceu a volta mais rápida em cada uma das três corridas, esta foi a primeira vez que este feito foi alcançado no BTCC desde que Gordon Shedden o fez em Thruxton em 2012.

Turkington lidera o campeonato com uma pequena vantagem sobre Cammish, Sutton e Butcher, enquanto a equipa BMW lidera a classificação das equipas.

Butcher lidera a pontuação dos Independentes, enquanto Michael Crees lidera o Jack Sears Trophy. Turkington lidera ainda o Goodyear Wingfoot Award em virtude da sua pole position no sábado.

As rondas 4, 5 e 6 do Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC) Kwik Fit 2020 têm lugar em Brands Hatch de 8 a 9 de Agosto.

2020 Kwik Fit British Touring Car Championship –  Corrida 1 – Donington Park
 
1        Dan CAMMISH (GBR) Halfords Yuasa Racing 19 laps
2        Colin TURKINGTON (GBR) Team BMW +0.707s
3        Rory BUTCHER (GBR) Motorbase Performance +1.144s 
4        Tom INGRAM (GBR ) Toyota Gazoo Racing UK with Ginsters +1.941s
5        Matt NEAL (GBR) Halfords Yuasa Racing +2.817s
6        Tom OLIPHANT (GBR) Team BMW +3.722s
7        Sam OSBORNE (GBR) MB Motorsport accelerated by Blue Square +4.855s 
8        Chris SMILEY (GBR) Excelr8 Motorsport +5.492s
9        Stephen JELLEY (GBR) Team Parker Racing +7.322s
10      Tom CHILTON (GBR) BTC Racing +7.623s

Corrida 2

1          Colin TURKINGTON (GBR) Team BMW 19 laps
2          Rory BUTCHER (GBR) Motorbase Performance +2.199s
3          Tom OLIPHANT (GBR) Team BMW +2.610s
4          Tom INGRAM (GBR ) Toyota Gazoo Racing UK with Ginsters +2.935s
5          Ashley SUTTON (GBR) Laser Tools Racing +3.046s
6          Dan CAMMISH (GBR) Halfords Yuasa Racing +5.839s
7          Matt NEAL (GBR) Halfords Yuasa Racing +6.271s
         Adam MORGAN (GBR) Carlube TripleR Racing with Mac Tools +6.576s
9          Stephen JELLEY (GBR) Team Parker Racing +7.949s
10        Josh COOK (GBR) BTC Racing +8.320s

Corrida 3

1         Ashley SUTTON (GBR) Laser Tools Racing 17 laps 
         Chris SMILEY (GBR) Excelr8 Motorsport +2.280s
3          Josh COOK (GBR) BTC Racing +2.556s
4          Adam MORGAN (GBR) Carlube TripleR Racing with Mac Tools +3.524s
5          Ollie JACKSON (GBR) Motorbase Performance +4.890s
6          Tom INGRAM (GBR ) Toyota Gazoo Racing UK with Ginsters +5.161s
7          Dan CAMMISH (GBR) Halfords Yuasa Racing +6.247s
8          Matt NEAL (GBR) Halfords Yuasa Racing +7.112s
9          Tom OLIPHANT (GBR) Team BMW +7.629s
10        Colin TURKINGTON (GBR) Team BMW +7.993s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.