Novo SUV PEUGEOT e-2008 chega a Portugal

0
  • O prazer excitante da condução Full Electric

A PEUGEOT acaba de lançar em Portugal o SUV e-2008, a variante 100% elétrica da sua mais recente proposta SUV. Complementar às versões a gasolina e diesel lançadas em janeiro último, o SUV e-2008 sublinha a filosofia PEUGEOT de “power of choice”, que proporciona aos clientes a possibilidade de escolha da motorização que melhor se lhes adequa – térmica ou elétrica.

Integrada na nova e eficiente plataforma modular CMP (Common Modular Platform), a mecânica de 100 kW (136 CV) de potência e com um binário de 260 Nm é alimentada por uma bateria de grande capacidade (50 kWh), que garante uma autonomia até 320 km (WLTP), permitindo ao novo SUV PEUGEOT e-2008 explorar as vantagens da mobilidade elétrica.

Grande protagonista da visão da Marca para um futuro excitante, o novo SUV PEUGEOT e-2008, complementa a interpretação ultramoderna da experiência de condução instintiva e versátil das versões térmicas, numa proposta genuína nas suas dimensões e que, entre outros domínios, se destaca pelo estilo particularmente vincado e distintivo, pelo elevado conteúdo tecnológico – destaque para a nova geração do PEUGEOT i-Cockpit® 3D – bem como pela integração de um leque de equipamentos e de ajudas à condução, ao nível do melhor savoir-faire da Marca.

Num conjunto que proporciona sensações de condução extremamente estimulantes, o SUV e-2008 já está disponível na Rede de Concessionários PEUGEOT com preços entre os 37.190 € e os 43.720 €, podendo ser configurado nos quatro níveis de equipamento (Active, Allure, GT Line e GT).

O mundo está em plena mudança e colocam-se novas questões que exigem respostas adaptadas e imediatas em todos os segmentos da indústria automóvel. Apoiada nos seus 209 anos de história, a PEUGEOT prossegue serenamente o seu empenho na transição energética, adequando a sua gama às novas necessidades, em particular na vertente da eletrificação.

Essa visão de entusiasmo e de tranquilidade é reconfirmada pelo novo SUV PEUGEOT e-2008, a declinação 100% elétrica do SUV que chegou ao nosso mercado em janeiro últimocom os seus motores térmicos (gasolina e diesel). A provar que tecnologia e prazer de condução não são incompatíveis, o novo SUV e-2008 integra estas duas vertentes e transforma qualquer trajeto numa viagem inesquecível, proporcionando a todos a mobilidade de que necessitam.

O PEUGEOT e-2008 surge no coração do recém-criado segmento dos SUV compactos elétricos e vem dar o seu contributo para a atual gama de sucesso da Marca, representada em Portugal por um conjunto de propostas que se afirmam pelo design e se diferenciam pela inovação e pela tecnologia embarcada.

Uma mecânica de elevado teor tecnológico

Capaz de proporcionar as melhores vantagens da propulsão elétrica, o novo PEUGEOT e-2008 – primeiro SUV integralmente elétrico da Marca e que encontra paralelo no utilitário urbano PEUGEOT e-208 – permite aceder a um novo mundo de sensações.

Aos comandos desta versão 100% elétrica, o condutor irá beneficiar de um elevado nível de prazer, desfrutando de um funcionamento em silêncio absoluto e isento de vibrações. Este prazer de condução é acompanhado pela liberdade de circulação em cidade, mesmo nas chamadas Green Zones, com fortes restrições ao trânsito.

O motor elétrico com uma potência de 100 kW (136 CV) e um binário de 260 Nm, disponíveis de imediato, garante um enorme prazer de utilização no dia-a-dia, em todas as situações. A bateria de 50 kWh garante-lhe uma autonomia que pode atingir os 320 km (norma WLTP – Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures), tendo uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.

A apresentação dos fluxos de energia é feita de forma dinâmica no ecrã central, bem como no cluster de instrumentação do PEUGEOT i-Cockpit® 3D, equipamento que se estreia no segmento B-SUV, e permite compreender de forma fácil e intuitiva o modo de funcionamento da cadeia de tração.

Intuitivos e diretamente acessíveis a partir do comando da caixa de velocidades, estão disponíveis dois modos de recuperação da energia de travagem:

  • Drive (“D”), a recuperação é normal, para uma condução em tudo semelhante à de um veículo a gasolina ou Diesel,
  • Brake (“B”), a recuperação permite desacelerações controladas a partir do pedal do acelerador.

Porque a escolha pela eletrificação não deve ter impacto nas prestações do novo SUV PEUGEOT 2008, as baterias estão implantadas de forma otimizada no piso. Esta solução permite garantir uma habitabilidade e um volume da bagageira idênticos aos das versões térmicas.

Característica indissociável da marca PEUGEOT, o comportamento dinâmico do novo SUV PEUGEOT e-2008 foi alvo de uma atenção especial no sentido de oferecer um comportamento em estrada e um prazer de condução idênticos aos das versões a gasolina e versões Diesel.

Os trens rolantes foram objeto de adaptações específicas e a repartição do peso foi otimizada.

Beneficiando de todos os atributos da condução elétrica, o e-2008 cumpre os 0-100 Km/h em 9,0 segundos e tem uma velocidade máxima de 150 Km/h.

Carregamento em plataformas dedicadas e avaliação da carga à distância

Em função das potências de carga disponíveis, o novo SUV PEUGEOT e-2008, tem os seguintes tempos de carregamento:

  • 16 horas para uma carga completa com uma tomada Green Up™ Legrand® através de um cabo de recarga fornecido para o efeito,
  • entre 5 e 8 horas para uma carga completa com uma Wall Box (trifásica de 11 kW ou monofásica de 7,4 kW),
  • 30 minutos para recuperar 80% da bateria através de um carregador público de 100 kW; a regulação térmica da bateria permite utilizar este tipo de carregadores.

Está também disponível a carga diferida programável: a partir do ecrã de navegação ou a partir de um smartphone com a app MyPeugeot®, permitindo-se, também, iniciar ou parar a carga a qualquer momento, assim como consultar o estado da carga à distância.

Para um conforto térmico ao melhor nível foram desenvolvidos equipamentos específicos:

  • resistência calorífica de 5 kW, alimentada pela bateria de tração, que assegura o aquecimento do habitáculo de alta tensão,
  • bomba de calor e regulação automática da temperatura do habitáculo, de forma a garantir um nível de conforto equivalente ao das versões térmicas. O sistema foi adaptado para um consumo energético otimizado,
  • bancos aquecidos (consoante a versão),
  • pré-condicionamento térmico programável a partir do touchscreen ou à distância, através do smartphone na app MyPeugeot®, permite aquecer o habitáculo antes de iniciar viagem.

Novo SUV PEUGEOT e-2008 com conteúdos diferenciadores

O novo SUV PEUGEOT e-2008 não possui uma silhueta específica. Apresenta, sim, alguns detalhes cativantes que sublinham discretamente a sua personalidade eletrificada:

  • um Leão reluzente e dicroico (absorvente de luz), cujos reflexos alternam entre o verde e o azul consoante o ângulo de observação,
  • um monograma específico “e” nos guarda-lamas dianteiros e no portão traseiro;
  • uma elegante grelha na cor da carroçaria, com pendentes horizontais,
  • revestimento dos bancos exclusivo em Alcantara© “Cinza Greval” no PEUGEOT e-2008 GT.


Por fim, a experiência a bordo é completada por uma apresentação de dados específica da versão elétrica no painel de instrumentos (cluster) 3D, bem como no touchscreen.

Três serviços integrados num ecossistema abrangente

Porque o modo elétrico não é apenas uma questão de motorização, a marca PEUGEOT apresenta um ecossistema completo, prático e animado para acompanhar serenamente os clientes nas suas deslocações e utilizações quotidianas. Para o efeito, são três os serviços disponíveis:

  • Easy-Charge: facilita o acesso a diferentes soluções de carga com uma gama de soluções adaptadas às necessidades dos utilizadores. Em casa ou no escritório, uma vasta gama de equipamentos (tomada reforçada, Wallbox, Smart Wallbox, etc) associada a um diagnóstico de avaliação da instalação elétrica, permitirá definir a melhor solução de carga. A instalação final é assegurada pela marca. Paralelamente, estará disponível futuramente uma oferta de postos de carregamento públicos através do Free2Move Services. Um sistema de cartão para carregamentos dará acesso a uma rede de mais de 85.000 postos em toda a Europa. A pré-selecção dos postos baseia-se na distância, velocidade e preço do carregamento. A navegação conectada encarregar-se-á da condução até ao posto selecionado.
  • Easy-Move: garante a mobilidade dos clientes. Uma ferramenta para planear e organizar viagens através do Free2Move Services oferece os melhores trajetos tendo em conta a autonomia e a localização dos pontos de carga na estrada. Para uma navegação clara e serena, o trajeto será apresentado diretamente no touchscreen do veículo. Uma oferta de extensão de mobilidade está incluída no aluguer do veículo e permite alugar um veículo com motor térmico, de acordo com as suas necessidades. Por fim, uma ferramenta na app MyPeugeot fornece indicações de eco-condução para otimizar a autonomia do novo SUV PEUGEOT e-2008;
  • Serenity: acompanha os clientes ao longo da sua viagem com o novo SUV PEUGEOT e-2008. Novos simuladores e percursos digitais irão ajudar a conhecer a eletrificação nos sites da marca PEUGEOT. Poderão ser incluídos no financiamento serviços exclusivos de manutenção e assistência técnica, bem como de assistência na estrada. Por último, um certificado de garantia do nível de capacidade da bateria do veículo irá facilitar a sua revenda.

Um impressionante arsenal tecnológico

Em matéria de equipamento, o SUV PEUGEOT e-2008 coloca-se ao melhor nível do savoir-faire da Marca, com uma oferta tecnológica transversal à gama térmica e elétrica, alguns deles raros neste segmento e/ou herdados de segmentos superiores. Entre o impressionante arsenal tecnológico, destacam-se sistemas como o Drive Assist, que inicia a via da condução semiautónoma, Park Assist, para a gestão automática do estacionamento, travagem automática de emergência de última geração, alerta ativo de transposição involuntária de faixa (ou do limite), alerta de atenção ao condutor, comutação automática das luzes de circulação, reconhecimento alargado de sinais de trânsito, vigilância de ângulo morto e o travão de estacionamento elétrico.

Verdadeiros parceiros do quotidiano, os smartphones desempenham idênticas funções no novo PEUGEOT e-2008, com dados e informações apresentadas no ecrã central, fruto da compatibilidade MirrorScreen, que inclui os protocolos de conectividade MirrorLink™, Apple CarPlay™ e Android Auto™. Além de um ponto de recarga por indução (wireless), o modelo contempla até 4 fichas USB, 2 à frente, incluindo um USB–C, e 2 atrás (nota: consoante as versões).

As viagens são otimizadas com a navegação 3D conectada TomTom Traffic®, com informações de trânsito em tempo real, cálculo automático de percursos, indicação de zonas de risco e pontos de interesse, podendo recorrer-se ao sistema atualizado de comandos por voz.

No domínio áudio, para além do sistema de som de base, já de elevada qualidade sonora, as versões de topo do novo SUV PEUGEOT e-2008 contam com sistema hi-fi premium da FOCAL®, incluindo: 10 altifalantes, com tecnologias patenteadas, 4 tweeters com cone invertido, em alumínio, 4 woofers de 165 mm, em polyglass, 1 via central, em polyglass, e um subwoofer, com tripla bobina Power-Flower™. Estes altifalantes estão associados a um amplificador com 12 vias de 515 W, dotando o mais recente SUV da Marca de um ambiente musical detalhado e dinâmico, acusticamente mais sofisticado.

À semelhança das versões térmicas, a produção do novo SUV PEUGEOT e-2008, que assenta na nova plataforma modular de última geração CMP (Common Modular Platform), é assegurada pela fábrica de Vigo (Espanha), unidade fabril que tem a cargo o abastecimento do mercado europeu.

Gama e preços do novo SUV PEUGEOT e-2008 em Portugal

À semelhança do PEUGEOT e-208, o novo SUV PEUGEOT e-2008 é proposto em Portugal em todos os 4 níveis de equipamento (Active, Allure, GT Line e GT), sendo a seguinte a estrutura de preços da gama:

  ACTIVE ALLURE GT LINE GT

PEUGEOT e-2008 € 37.190 € 38.620 € 40.820 € 43.720

Pretendendo democratizar a nova tecnologia de veículos elétricos e tendo em conta que o custo de um automóvel não se limita ao preço de venda, a PEUGEOT aposta fortemente nas ofertas de financiamento Easy Credit (contemplado a totalidade dos meios, independentemente de existência de retoma) e Easy Rent, para os clientes particulares, e Free2Move Lease (com tudo incluído: manutenção, IUC, seguro, pneus, viatura de substituição) para os clientes particulares e empresariais. (Consultar informação anexa)

Relativamente aos benefícios fiscais atuais, as viaturas estão isentas de ISV e de IUC e, no caso dos clientes profissionais, poderão deduzir o IVA e estarão isentos de Tributação Autónoma. Algumas autarquias concedem o direito a estacionamento gratuito ou a um valor mais acessível aos proprietários de automóveis elétricos nas suas zonas de intervenção.

Os conteúdos mais significativos de cada nível de equipamento do novo PEUGEOT e-2008 são, em quase tudo, idênticos aos das respetivas versões térmicas, havendo, naturalmente, diferenças de pormenor decorrentes da sua mecânica 100% elétrica. Entre os equipamentos de cada um dos 4 níveis destacam-se os seguintes:

  • SUV PEUGEOT e-2008 Active:
  • SEGURANÇA: 6 Airbags (frontal / lateral / cortina); ESP + Sensor de pressão de pneus indireto + Hill Assist (Ajuda ao arranque em subida); Fixações ISOFIX traseiras laterais e TOP TETHER; Faróis LED e indicador de direção em lâmpada com Autolight e limpa-vidros dianteiro automático

No e-2008: Travão de estacionamento elétrico com acionamento automático. Cabo Green Up.

  • ASSISTÊNCIAS À CONDUÇÃO & SEGURANÇA: Ajuda gráfica e sonora au estacionamento traseiro; Pack Safety; Cruise Control

No e-2008: Pack Safety Plus

  • ESTÉTICA EXTERIOR: Jantes 16″ em aço NOLITA + kit anti-furo (excepto Motor 1.2 PureTech 130cv); Assinatura luminosa com faróis diurnos em LED sob os projetores; Farol traseiro 3 garras em LED

No e-2008: Grelha frontal na cor da carroçaria

  • ESTÉTICA INTERIOR: Volante compacto em couro, Leão cromado com comandos no volante; Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos elevado e matriz TFT a cores 3,5″; Painel de bordo com aspeto em carbono e barra em preto com uma tira em cromado; Teto do habitáculo claro      

No e-2008: Consola elevada com apoio de braço central com acabamento TEP e pespontos Tramontane

  • CONFORTO: Climatização manual com filtro de pólen; 4 vidros elétricos sequenciais com anti-entalamento; Retrovisores exteriores com desembaciador e regulação elétrica; 2 telecomandos

No e-2008: Arranque mãos livres; Ar condicionado automático com filtro de pólen e carvão ativo; Carregador embarcado (OBC) 7,4 KW monofásico com cabo elétrico modo 2 e tomadas de carga T2/EF     

  • ESTOFOS & BANCOS: Estofos em tecido Pneuma 3D / Pespontos laranja; Bancos dianteiros mecânicos com regulação manual em altura lado do condutor
  • MULTIMÉDIA & NAVEGAÇÃO: Rádio Bluetooth com ecrã tátil capacitivo 7″, 6 altifalantes (4 dianteiros e 2 traseiros), 1 tomada USB tipo A e comando de climatização; Mirror Screen          

No e-2008: 4 tomadas USB (1 tipo C, 3 tipo A); Peugeot Connect SOS & Assistance            

  • SUV PEUGEOT e-2008 Allure (complementar ao Active):
  • SEGURANÇA: Travão de estacionamento elétrico com acionamento automático
  • ASSISTÊNCIAS À CONDUÇÃO & SEGURANÇA: Visio Park 1 (câmara de recuo)
  • ESTÉTICA EXTERIOR: Jantes em liga leve 17″ SALAMANCA (inclui kit anti-furo); Barras de teto em preto brilhante; Grelha preta com apontamentos cromados      
  • ESTÉTICA INTERIOR: Peugeot i-Cockpit® 3D com painel de instrumentos elevado digital 3D; Consola elevada com apoio de braço central com acabamento TEP e pespontos Tramontane; Piso da bagageira regulável em altura (2 posições)
  • CONFORTO: Ar condicionado automático com filtro de pólen e carvão ativo; Arranque mãos livres; Retrovisores exteriores com desembaciador, regulação elétrica e rebatimento elétrico + iluminação de porta; Retrovisor interior electrocromático          
  • ESTOFOS & BANCOS: Estofos em tecido Traxx & Couro / Pespontos azul virtual
  • MULTIMÉDIA & NAVEGAÇÃO: 4 tomadas USB (1 tipo C, 3 tipo A): Peugeot Connect SOS & Assistance    
  • SUV PEUGEOT e-2008 GT Line (complementar ao Allure):
  • SEGURANÇA: Faróis Peugeot Full LED technology com assinatura 3 garras e comutação automática dos faróis de estrada; Faróis de nevoeiro em LED com função cornering
  • ASSISTÊNCIAS À CONDUÇÃO & SEGURANÇA: Pack Safety Plus; Ajuda gráfica e sonora ao estacionamento dianteiro
  • ESTÉTICA EXTERIOR: Grelha preta “dark chrome”; Capas de retrovisores exteriores em preto brilhante; Teto Black Diamond; Friso dos vidros preto brilhante; Soleira da porta da frente em inox;
  • ESTÉTICA INTERIOR: Pedaleira em alumínio; Painel de bordo com pespontos Verde Adamite e aspeto em carbono; Pack LED Ambiente RGB 8 cores (dia e noite) no painel de bordo e painéis das portas dianteiras; Tapetes à frente e atrás; Volante compacto em couro perfurado com GT; Teto do habitáculo em preto           
  • CONFORTO: Retrovisor interior frameless; Vidros laterais e óculo traseiro aquecido e escurecidos.         
  • ESTOFOS & BANCOS: Estofos em tecido CAPY & Couro / Pespontos Verde Adamite        
  • SUV PEUGEOT e-2008 GT (complementar ao GT Line):
  • ASSISTÊNCIAS À CONDUÇÃO & SEGURANÇA: Pack Drive Assist Plus; Sistema ativo de vigilância de Ângulo Morto; ADML (acesso e arranque mão livres. Trancamento das portas por afastamento)
  • ESTÉTICA EXTERIOR: Jantes em liga leve 18″ BUND + kit anti-furo
  • ESTÉTICA INTERIOR: Couro & Alcantara® preta / Pespontos Verde Adamite; Bancos dianteiros aquecidos
  • No e-2008:  Couro & Alcantara® Cinzenta Greval / Pespontos Verde Adamite e Azul Cyan
  • MULTIMÉDIA & NAVEGAÇÃO: Navegação conectada com ecrã tátil 10″ HD e rádio digital

O novo SUV PEUGEOT e-2008 está disponível numa palete de 8 tons, dos opacos Branco Banquise e Preto Onyx, aos metalizados Laranja Fusion (de série, sem custo), Cinzento Artense e Cinzento Platinium ou ainda as cores especiais Vermelho Elixir, Branco Nacré e Azul Vertigo. Os respetivos preços e disponibilidade variam consoante o nível de equipamento escolhido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.