QEV Academy e UVIC – UCC apresentam a segunda edição da sua formação em Motorsport & e-racing

0
  • QEV Technologies e Universidad de Vic – Universidad Central de Catalunya unem-se para lançar a formação de referência em Espanha, e não só, e potenciar os desportos motorizados, ao abrigo do projeto motorsportCAT
  • Aberto o prazo de inscrição para a segunda edição do Mestrado em Motorsport & e-Racing e do Curso de Especialização em Motorsport & e-Racing, ministrados pela QEV Academy, departamento de formação da QEV Technologies
  • Os alunos realizarão a sua formação prática num ambiente de trabalho real: no seio de uma equipa de competição, ou fazendo parte da equipa de I+D da QEV Technologies, participando no desenvolvimento de um projeto
  • Com ampla experiência no sector, a QEV Technologies presta apoia técnico às equipas Mahindra Racing e NIO 333 de Fórmula E, e a outras marcas da indústria automóvel na conceção e desenvolvimento de veículos elétricos

A empresa de engenharia espanhola QEV Technologies lança uma nova edição dos seus exclusivos Mestrado e Curso de Especialização em Motorsport & e-RacingEsta é a formação mais completa por que um engenheiro mecânico pode optar para especializar-se em automobilismo desportivo, ou na cada vez mais importante indústria do automóvel elétrico. Primeiro sob a marca Campos Racing ao longo de quatro edições, e, desde o ano passado, enquanto QEV Academy, por esta formação passaram os melhores profissionais do sector. Muitos deles já vivem da sua paixão, dedicando-se, profissionalmente, ao mundo da competição, participando na Fórmula E, na Fórmula 1 ou no Mundial de Turismos.

O programa de estudos, definido para responder às elevadas exigências do mercado laboral, potencia os conhecimentos e conceitos imprescindíveis para ingressar numa equipa de competição. Oferece, ainda, a possibilidade de realizar formação prática num ambiente de trabalho real, como mais um membro de uma equipa de competição, viajando pelo mundo com a Fórmula E, ou trabalhando no desenvolvimento completo de um veículo elétrico. Os profissionais que conceberam o curso acumulam um longo percurso com ampla experiência, sendo plenamente conhecedores do panorama atual, e da futura evolução, do sector.  Por outro lado, contou-se com o apoio e colaboração da motorsportCAT, projeto impulsionado pelo CIAC (Clúster de la Industria de la Automoción de Cataluña), pela CLUSTERMOTO e pelo RACC. O projeto também conta com o apoio da Generalitat de Catalunya, do Circuito de Barcelona-Catalunha, da Federação Catalã de Automobilismo e da Federação Catalã de Motociclismo.

Dois diplomas adaptados à formação do aluno

A QEV Academy oferece, em colaboração com a UVic – UCC, uma dupla licenciatura adaptada à formação do aluno, com um programa cuidadosamente escolhido por profissionais. O Mestrado em Motorsport & e-Racing dirige-se a alunos licenciados em engenharia, ou na fase final da sua formação, que desejem centrar a sua vida laboral na competição automóvel ou na indústria do automóvel elétrico. O Curso de Especialização em Motorsport e e-Racing destina-se, principalmente, aos diplomados em ciclos formativos dedicados ao automóvel, a profissionais do sector automóvel e a pilotos, ou ex-pilotos, que aspirem a trabalhar numa equipa de competição.

Ambas as licenciaturas estão homologadas e possuem plena validade académica (60 ECTS). São emitidas em conjunto pela UVic – UCC e pela QEV Technologies, com o apoio da Real Federação Espanhola de Automobilismo.

400 horas de formação teórica, 150 horas de prática nas corridas

O curso de 2020/2021 decorrerá entre os meses de outubro e abril. A primeira fase da formação será teórica, sendo complementada por aulas práticas nas instalações da QEV Technologies, em Montmeló (Barcelona). As instalações, situadas a escassos 15 minutos do Circuito de Barcelona, garantem um ambiente rodeado da mais alta – e pioneira – tecnologia do sector automóvel. Ali são, atualmente, desenvolvidos os veículos elétricos dos fabricantes com que a empresa tem acordos. As aulas terão lugar em horário vespertino (de segunda a sexta-feira, das 18h00-21h30,  aprox.), atendendo às necessidades do aluno, que poderá combinar a sua formação com qualquer outro trabalho.

Terminada a fase teórico-prática em abril, os alunos envergarão o uniforme de uma escuderia, para realizar 150 horas de formação prática numa equipa de competição, ou participarão no desenvolvimento de um veículo elétrico. O aluno integrará a formação da equipa atribuída como se fosse mais um dos seus elementos, e terá a oportunidade de aprender junto de profissionais de elite, com décadas de experiência.

As sessões práticas em competição tornam a formação numa referência no seio do sector automóvel, e numa opção idónea para os que pretendam especializar-se no automobilismo. A QEV Technologies tem firmados, atualmente, diversos acordos técnicos com equipas como a Mahindra Racing ou a NIO 333 na Fórmula E, e desenvolve interessantes projetos para marcas de automóveis. Entre os de maior destaque encontram-se a conceção, construção e desenvolvimento dos Hispano Suiza Carmen e Carmen Boulogne, dos Arcfox GT e Arcfox GT Race Editionpara o Grupo BAIC, ou dos kits elétricos que transformam os altamente contaminantes autocarros Jeepney, das Filipinas, em veículos de passageiros 100% elétricos.

80% dos alunos da QEV Academy já trabalha nas corridas

Desde a sua criação, 80% dos alunos que realizaram a formação já cumpriu o seu sonho e trabalha, hoje em dia, no mundo da competição. Fazem-no em diversos campeonatos de primeiro nível, como a Fórmula 1, a Fórmula 2, os de Turismos, a Fórmula E, a Fórmula 3 ou o Mundial de Resistência. Presentemente, alguns fazem, inclusivamente, parte da QEV Technologies, como, por exemplo Javier Martín, coordenador do Mestrado.

Andrés Castillo, diretor da QEV Academy, explica porque foi criada esta divisão dedicada à formação: “Fizemo-lo, principalmente, por dois motivos. Em primeiro lugar, para cobrir a lacuna que existe em Espanha, e não só, no que diz respeito a um curso formativo de nível superior, e com o conteúdo e as sessões práticas necessárias para formar adequadamente engenheiros e mecânicos. Em segundo lugar, porque nós próprios queríamos formar profissionais para alimentar as nossas fileiras na QEV Technologies. Queremos contar com os melhores”.

Javier Martin, coordenador da QEV Academy, acrescenta: “Como antigo aluno deste mestrado, sei perfeitamente que a formação ministrada é da mais alta qualidade. Depois de ter feito o curso, tive a oportunidade de trabalhar numa equipa de Fórmula 3 e fomos vice-campeões. Agora, juntamente com um grande grupo de profissionais, encarrego-me de contribuir para que outros engenheiros e mecânicos cumpram o seu sonho”.

O preço do Mestrado é de 9250€, enquanto que o do Curso Superior Universitário é de 8850€, ambos todas as deslocações necessárias para realizar as sessões práticas em corrida, alojamento e manutenção durante as viagens feitas a partir da base da equipa. A liquidação da matrícula será formalizada em diferentes datas e de forma faseada, para facilitar o ingresso do aluno na formação. As inscrições estarão abertas até final do mês de setembro de 2020 e as vagas são limitadas. Qualquer informação, ou a própria inscrição, podem ser solicitadas através do email academy@qevtech.com.

Alguns dos principais professores e responsáveis pela formação:

  • Andrés Castillo. Engenheiro de pista na equipa NIO 333 de Fórmula E. Diretor do Mestrado em Motorsport & e-Racing da QEV Technologies. É o responsável do programa letivo, coordenador e professor. Anteriormente, foi o criador da escola Drivex Academy e da Campos Formación.
  • Javier Martín. Engenheiro de pista das equipas Braid Motorsport e Totcar Sport. Coordenador do Mestrado em Motorsport & e-Racing da QEV Technologies. Iniciou a sua carreira profissional na competição automóvel em 2015, após ter concluído o Mestrado de Técnico Especialista em Motorsport.
  • Albert Fábrega. Mecânico de Motorsport com mais de 25 anos de experiência. Atualmente, entre outros, é comentador e analista de F1 na televisão. Passou por equipas como a HRT ou a Super Aguri na Fórmula 1.
  • Joan Orús, COO e cofundador da QEV Technologies. Mais de 20 anos de experiência em Motorsport, como engenheiro de pista, de dados, Team Manager e Team Principal em equipas de turismos, Fórmula E e outras categorias.
  • Javier Hijano. Diretor do departamento elétrico da QEV Technologies com ampla experiência na Fórmula E.
  • Breno da Silva. Engenheiro de Design Motorsport. 18 anos de experiência em campeonatos como o Mundial de Turismos, a Fórmula 1 ou a Fórmula E.
  • Jordi Garre. Mecânico principal numa equipa de Fórmula E. 25 anos de experiência em Motorsport (WRC, GT, monolugares).
  • Lluc Martí. Engenheiro de produto com um MsC em Motorsport. Mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento e fabrico de compósitos. Trabalhou para a Koenigsegg e, atualmente, dando suporte enquanto consultor de composites para o projeto Hispano Suiza.
  • Deogracias Vidal. Chefe de Mecânicos da QEV Technologies, especializado em motores e com mais de 25 anos de experiência em categorias como as GT World Series, a Fórmula E ou o Mundial de Turismos.

Programa

Mestrado em Motorsport & e-RacingEspecialização em Motorsport & e-Racing
1Conceitos gerais de tecnologia Motorsport
2Dinâmica do veículo – Bloco I
3Motores de competição
4Grupo motriz de competição
5Eletricidade e eletrónica dos carros de competição – Bloco I
6Veículo elétrico – Bloco I
7Aquisição de dados e simulação – Bloco I
8Materiais compostos – Bloco I
9Dinâmica do veículo – Bloco IIMateriais compostos – Bloco II
10Aquisição de dados e simulação – Bloque IIMétodos de fabrico
11Design CAD/CAM/CAE em MotorsportEletricidade e eletrónica – Bloco II
12Race EngineeringVeículo elétrico – Bloco II
13Teoria de condução
14Trabalho final

QEV Technologies: “Da competição à estrada”, engenharia especializada e pioneira em mobilidade elétrica.

A empresa QEV Technologies está estabelecida em Montmeló (Barcelona), apesar de oferecer serviços em todo o mundo, e é formada por profissionais do mundo automóvel e da competição com larga experiência. Entre os trabalhos habituais da empresa encontram-se proporcionar suporte técnico a equipas de competição ou a marcas de automóveis, sendo pioneiros no uso e desenvolvimento de tecnologia elétrica para a sua aplicação no sector automóvel.

Entre a experiência da QEV Technologies encontra-se o apoio técnico proporcionado à equipa do primeiro piloto campeão da história da Fórmula E (NEXTEV), na estreia do campeonato na temporada de 2014/2015, assim como à Mahindra Racing desde 2015 até à atualidade, e à NIO Formula E Team desde a temporada de 2019/2020. Também foi responsável pela criação de exclusivos superdesportivos de estrada 100% elétricos, como os Hispano Suiza Carmen e Carmen Boulogne, ou os Arcfox GT e Zedriv GTx, para dois dos mais importantes fabricantes chineses. Todas as partes implicadas no processo foram realizadas na sede de Montmeló, ode foi efetuado todo a conceção, construção e completo desenvolvimento do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.