25 anos de Bosch ESP

0
  • Inovação em segurança rodoviária
  • Só na UE, o programa de estabilidade eletrónica salvou cerca de 15 mil vidas.
  • Em todo o mundo, 82% dos carros novos de passageiros têm o sistema anti derrapagem.
  • Harald Kroeger: “O desenvolvimento do ESP® foi um marco histórico para a nossa ‘visão zero’ de não haver mais mortes na estrada”.

Uma estrada molhada e uma manobra evasiva repentina: houve um tempo em que tal situação terminava numa valeta ou contra uma barreira de impacto, e não raramente com mortes ou ferimentos graves. Há quase 25 anos, uma solução foi finalmente encontrada na forma de uma inovação pioneira – o programa de estabilidade eletrónica ESP® que a Bosch e a Daimler-Benz lançaram pela primeira vez em veículos da classe S, no ano de 1995. Desde então, o ESP® tem mantido os veículos em segurança, também em situações críticas. Os investigadores de acidentes da Bosch estimam que só na UE, o sistema anti derrapagem tenha salvo cerca de 15.000 vidas nos últimos 25 anos, além de evitar aproximadamente meio milhão de acidentes envolvendo ferimentos pessoais. Juntamente com o cinto de segurança e o airbag, o ESP® é um dos salva-vidas mais importantes de um veículo. “O desenvolvimento do programa de estabilidade eletrónica foi um marco histórico para a nossa “visão zero” de não haver mais mortes na estrada”, afirma Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Bosch. “O ESP® é um excelente exemplo do que entendemos por ‘Invented for life’”. A inovação pode ser de 1995, mas não há nada que seja datado: a Bosch aprimorou continuamente o seu sistema anti derrapagem, e até ao momento, produziu mais de 250 milhões de sistemas ESP®. Os carros modernos são inconcebíveis sem esse anjo da guarda eletrónico. Em todo o mundo, 82% de todos os veículos novos estão equipados com ESP®. Em 2017, esse número situava-se nos 64%.

ESP® pode impedir até 80% de todos os acidentes causados por derrapagem

Especialmente quando as estradas estão molhadas ou com gelo, ao evitar obstáculos inesperados, como animais na estrada, e também ao fazer uma curva muito rápido, o programa de estabilidade eletrónica intervém. Com o ESP® a bordo, até 80% de todos os acidentes de derrapagem podem ser evitados. Esta tecnologia combina as funções do sistema de travagem anti bloqueio ABS e o sistema de controlo de tração TCS, mas pode fazer muito mais. O ESP® deteta também movimentos de derrapagem do veículo e os neutraliza-los ativamente.

Base para a condução autónoma

“O ESP® elevou a segurança rodoviária para um novo nível”, afirma Kroeger. Algo que aconteceu para diversos tipos de veículos. A Bosch oferece sistemas ESP® personalizados para todos os tipos de motor de força, desde motores de combustão a motores elétricos, e para veículos de todos os tipos, de microcarros a veículos comerciais. Mesmo para veículos motorizados de duas rodas, a empresa desenvolveu um tipo de ESP®. O controlo de estabilidade do motociclo MSC lançado pela Bosch em 2013, garante a melhor estabilidade possível em todas as situações de pilotagem e é mais uma conquista pioneira para a segurança nas estradas.

Ao mesmo tempo, o ESP® é a tecnologia básica para muitos sistemas de assistência ao condutor, bem como para a condução autónoma através da qual a Bosch procura alcançar sua visão zero. “Sejam novas ou experimentadas e testadas, as tecnologias Bosch alertam e dão suporte a condutores em situações críticas, que por sua vez, desempenha cada vez mais tarefas monótonas e fatigantes. Isto é algo que nos dá a oportunidade de reduzir ainda mais o número de acidentes e mortes na estrada”, reforça Harald Kroeger. Seja com ou sem condutor ao volante, a Bosch continuará a trabalhar para que no futuro seja possível acabar com os acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.