Valtteri Bottas garante título para a Mercedes com vitória no Japão

0

Um começo arrebatador de Valtteri Bottas desde o terceiro lugar da grelha, foi a chave para o finlandês conquistar a vitória no Grande Prémio do Japão – a sua primeira vitória desde o Azerbaijão em Abril -, com a Mercedes a ser coroada como campeã dos construtores pela sexta vez consecutiva, com Bottas a terminar à frente de Sebastian Vettel e do seu companheiro de equipa na Mercedes, Lewis Hamilton.

Bottas saltou para a frente do homem da pole, Vettel para curvar à frente do alemão na curva 1 de Suzuka, para depois controlar a corrida na frente, gerindo na perfeição uma estratégia de duas paragens, para levar para casa a sexta vitória da sua carreira.

Atrás, uma batalha titânica entre Hamilton e Vettel pelo segundo lugar nas voltas finais da corrida acabou por sorrir a Vettel que cruzou a linha de meta com apenas 0,4 segundos de vantagem para o seu rival.

Um toque na primeira curva logo após a partida, entre Charles Leclerc e Max Verstappen colocou o holandês fora de pista, com o Red Bull a sofrer danos que o forçariam ao abandono na 14ª volta.

Com uma boa recuperação depois de ser forçado a parar para substituir a asa da frente do Ferrari, Leclerc terminou em sexto, mas seria relegado para a sétima posição depois de sofrer uma penalização pelo toque em Verstappen e por continuar em pista com uma asa dianteira danificada.

O único Red Bull em pista pilotado por Alex Albon terminou na quarta posição, enquanto uma brilhante corrida de Carlos Sainz viu o piloto da McLaren terminar em quinto. Daniel Ricciardo pode ter ficado desanimado esta manhã depois de se qualificar num discreto 16° lugar.

Mas o piloto australiano converteu isso num sétimo lugar final na corrida, subindo a sexto após a penalização de Leclerc. Assim, ele ficou à frente de Leclerc, Pierre Gasly, da Toro Rosso e do Racing Point de Sergio Perez – que terminou a sua corrida nas barreiras, mas a classificar-se em nono na frente do Renault de Nico Hulkenberg.

Enquanto isso a Mercedes conquistou o seu sexto campeonato consecutivo de construtores – igualando o recorde da Ferrari de 1999 a 2004. Este resulktado no Japão deixou também a certeza matemática de que Bottas ou Hamilton serão os campeões de pilotos esta temporada, o que lhes garante o sexto campeonato duplo consecutivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.