Santiago Ribeiro termina Campeonato de Portugal de Karting em excelente plano

0
  • Piloto da ericeira esteve sempre entre os mais rápidos em Baltar

Duas semanas após ter feito história no circuito francês de Salbris, onde se tornou o primeiro português a vencer uma Pré-Final do Europeu IAME, Santiago Ribeiro voltou a mostrar o seu valor na quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Júnior, disputada no passado fim de semana. No Kartódromo de Baltar, o jovem piloto de 13 anos esteve sempre entre os três mais rápidos do pelotão.

Apenas um ano e meio depois de se ter iniciado no Karting de competição, Santiago Ribeiro continua a afirmar-se como uma das grandes surpresas do Karting português em 2019, fruto da sua rápida evolução na exigente categoria Júnior, onde competem vários pilotos com larga experiência e palmarés na modalidade.

No passado fim de semana, no Kartódromo de Baltar, Santiago Ribeiro voltou a mostrar o seu valor ao colocar-se entre os três mais rápidos logo nas sessões de treinos livres e treinos cronometrado, confirmando depois essa performance com o 3.º lugar na manga de qualificação disputada no sábado. No domingo, o jovem piloto da Ericeira concluiu a segunda manga no top 5, resultado que lhe deu o 3.º lugar na grelha de partida para a Final.

Numa corrida muito intensa, Santiago Ribeiro mostrou a sua maturidade e rapidez, cortando a linha de meta no 3.º lugar, só atrás dos dois pilotos que discutiam o título nacional. Contudo, uma penalização de cinco segundos por danos no spoiler dianteiro do seu kart significou o 9.º lugar final em Baltar, resultado que, contudo, não anula as excelentes indicações que Santiago

Ribeiro deu no fim de semana nortenho.

“Claro que o ‘Santi’ ficou chateado com aquela penalização, mas isto são coisas das corridas e tenho a certeza que ele vai aprender com estes momentos”, referiu Nuno Ribeiro, pai do promissor piloto português. “Tivemos muito azar ao longo de todo o campeonato, fomos rápidos em diferentes pistas mas, por um motivo ou outro, o pódio foi sempre escapando. Ainda assim, o Santiago, o ‘PTM’ (Paulo Martins) e toda a equipa da Escola de Karting do Oeste trabalharam muito ao longo do ano e estou convencido que os resultados vão aparecer naturalmente, à medida que ele vai ganhando experiência”, concluiu Nuno Ribeiro.

Santiago Ribeiro terá agora mais uma experiência internacional na sua curta carreira, ao disputar a derradeira prova do Campeonato de Espanha de Karting, na pista de Zuera, próximo de Saragoça, de 27 a 29 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.