Citroën na luta por um lugar no pódio

0

Surpreendidos por um ponto do percurso que não estava em conformidade com o roadbook, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia perderam ainda mais tempo com os danos causados na direção assistida do seu C3 WRC. No entanto, logo de seguida, a dupla francesa mostrou grande persistência e competência ao lutar por lugares mais próximos do pódio, terminando a apenas 2,8 segundos do quarto posto.

Ao segundo dia de prova, cumpriu-se a Etapa mais longa do fim de semana (146,52 km), disputada em estradas mais rápidas do que no primeiro dia, que também se foi tornando mais seco com o passar do tempo. Mesmo assim, as Etapas foram pródigas em incidentes.

Quintos mais rápidos na etapa de abertura do dia (ES9), entre Tanti e Mataderos (13,92 km), Sébastien Ogier e Julien Ingrassia caíram para o terceiro lugar, mas mantinham a esperança de conseguir terminar num lugar do pódio. Infelizmente, a formação do Citroën Total World Rally Team foi depois vítima de um incidente bastante invulgar: surpreendidos por um portão aberto na ES11, que o roadbook indicava para ser passado pela esquerda, os franceses hesitaram em tomar o caminho mais curto pelo portão aberto, antes de, por fim, optar por tomar a direção indicada no roadbook. Esta breve hesitação custou-lhes algum tempo, porém, para tornar as coisas ainda piores, acabaram por arrastar o portão, danificando de imediato, e irremediavelmente, a direção assistida do C3 WRC. Com mais uma Especial para cumprir antes da Assistência, Sébastien e Julien cairam para a sexta posição, a 21,8 segundos do pódio.

De seguida, os mecânicos da Citroën Racing conseguiram a proeza de reparar o carro em apenas 40 minutos. Após a Assistência, os sêxtuplos campeões mundiais retribuíram o árduo trabalho da equipa: vencendo duas especiais e registando um terceiro melhor nas passagens da parte da tarde, Ogier e Ingrassa mostraram um incrível espírito de determinação e luta, alcançando o quarto posto, a apenas 2.8 segundos do pódio. A prova de que, dúvidas houvesse, vão continuar a lutar e a esforçar-se até ao final do rali.

A Etapa final de hoje (domingo), com 53,16 km de extensão, vai levar as equipas a altitudes ligeiramente superiores a 2.000 metros, para os Especiais lentos e tecnicamente difíceis de El Condor e Giulio Cesare, onde serão saudadas pelas grandes multidões sempre presentes nestas zonas.

O QUE ELES DISSERAM…
Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing
“Não foi um dia fácil para o Sébastien e o Julien. Eles perderam muito tempo esta manhã quando com avaria na direção assistida, e depois toda aquela confusão com o portão aberto e que deveria estar fechado. Portanto, aguardamos que os organizadores do rali tomem as decisões adequadas para com as equipas que não seguiram o percurso indicado no ‘roadbook’. Com o carro totalmente reparado para o período da tarde, eles tiveram uma atitude exemplar e mostraram um ritmo impressionante, claramente na tentativa de voltar a lutar pelos lugares do pódio. Assim, a última Etapa parece destinada a ser recheada de acção, e acho que é seguro dizer que eles vão lutar até ao fim.”

Sébastien Ogier, Piloto do Citroën Total WRT
“Tivemos um da de altos e baixos. Depois de muito tempo perdido durante a manhã, eu tinha muito pouco a perder da parte da tarde, por isso, esforcei-me bastante com o C3 WRC. Havia também um pouco mais de aderência e acho que isso nos ajudou. Conto poder subir uma ou duas posições depois de os organizadores do rali analisarem bem o que aconteceu no portão, na manhã de sábado. Para a última Etapa, o objetivo será evitar problemas nestas estradas tão duras e difíceis, e marcar tantos pontos quanto possível.”

RALI DA ARGENTINA 2019
CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS 2ª ETAPA:

1º Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2:37.23.6
2º Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) + 45.7
3º Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) + 1:03.2
4º Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) +1:06.0
5º Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +1:12.0
6º Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +1:28.3
7º Suninen / Salminen (Ford Fiesta WRC) +3:48.4
8º Ostberg / Eriksen (Citroën C3 R5) +12:04.5

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.