Haas F1 Team terminou a temporada nos pontos

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A Haas F1 Team terminou a temporada de 2018 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1 com os dois carros nos pontos, o que aconteceu pela quinta vez esta temporada, uma vez que Romain Grosjean e Kevin Magnussen terminaram em nono e décimo, respectivamente, o Grande Prémio de Abu Dhabi, que se realizou este domingo no Yas Marina Circuit.

A Haas F1 Team terminou a terceira temporada num bom quinto lugar no Campeonato de Construtores, batendo a McLaren, sexta, a Force India, sétima, a Sauber, oitava, a Toro Rosso, nona, e a Williams, décima. Os noventa e três pontos conquistados ao longo de 2018 são quase o dobro dos quarenta e sete que marcou o ano passado, o seu segundo ano na categoria.

Magnussen terminou o ano com o seu melhor resultado de sempre na Fórmula 1, ao terminar o Campeonato de Pilotos no nono lugar com cinquenta e cinco pontos. O seu anterior melhor foi décimo primeiro no seu ano de estreia, quando marcou cinquenta e cinco pontos. Grosjean terminou em décimo quarto com trinta e sete pontos.

A Haas F1 Team dividiu as estratégias para a corrida de cinquenta e cinco voltas ao circuito de 5,554 quilómetros e vinte e uma curvas. Grosjean arrancou com os pneus Pirelli P Zero Cor de Rosa/Hipermacio que usou na Q3 da qualificação de ontem para assegurar o sétimo lugar da grelha de partida, ao passo que Magnussen optou pelos mais duráveis supermacios para iniciar a sua corrida a partir de décimo terceiro.

Na primeira volta, Grosjean foi empurrado pelo Renault de Nico Hulkenberg na esquerda da chicane, curvas oito e nove. Hulkenberg foi então, para fora de pista e para fora da corrida, o que chamou à pista o Safety-Car. Grosjean susteve ligeiros danos na frente do seu Haas VF-18, mas pôde continuar e manter a sua posição nas primeiras voltas.

Magnussen, entretanto, foi forçado a abrir a sua trajectória na primeira curva da primeira volta e perdeu uma posição, caindo mais dois lugares, quando teve de circunavegar o incidente de Grosjean e Hulkenberg. Magnussen ultrapassou por fora o Williams de Lance Stroll, subindo a décimo quinto, quando a corrida foi retomada.

Tanto Grosjean como Magnussen ganharam uma posição, quando Kimi Raikkonen, da Ferrari, perdeu potência na recta da meta e parou, provocando uma situação de Safety-Car Virtual. Grosjean entrou nas boxes, juntamente com outros pilotos. Grosjean trocou os hipermacios por supermacios que o levariam até ao final da corrida. Grosjean recomeçou do décimo oitavo lugar na nona volta, mas rapidamente ganhou uma posição, quando suplantou o Toro Rosso de Brendon Hartley. Magnussen, por seu lado, manteve-se em décimo segundo.

Grosjean, gradualmente, foi subindo até chegar aos dez primeiros, o que ele conseguiu na quadragésima segunda volta, depois de Magnussen ter realizado a sua paragem nas boxes para montar um jogo de ultramacios. Magnussen caiu para décimo segundo, depois de ter passado pelas boxes, mas graças aos problemas dos outros, foi-lhe possível juntar-se a Grosjean entre os dez primeiros, depois de Esteban Ocon ter sido forçado a abandonar o seu Force India, quando estava cumpridas quarenta e quatro voltas e de Pierre Gasly ter colocado o seu Toro Rosso do outro lado das barreiras, estavam completadas quarenta e seis voltas.

O duo da Haas F1 Team manteve as suas posições nas nove voltas finais, terminando ambos nos pontos pela segunda vez consecutiva, depois de Grosjean ter terminado em oitavo e Magnussen em nono o Grande Prémio do Brasil.

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi, tendo arrancado da pole-position. Foi a septuagésima terceira vitória da carreira do inglês na Fórmula 1, tendo conquistado onze este ano e esta sido a sua quarta vitória no Yas Marina Circuit. Hamilton bateu Sebastian Vettel, da Scuderia Ferrari, por 2,581s.

Apesar de Abu Dhabi marcar o final de temporada, o Campeonato de Pilotos foi conquistado por Hamilton há três corridas, o Grande Prémio do México. A Mercedes assegurou o Campeonato de Construtores no Grande Prémio do Brasil.

A última corrida de 2018 representou a derradeira corrida de Fórmula 1 para Fernando Alonso, uma das maiores estrelas da categoria. Alonso termina a sua carreira de dezassete anos na Fórmula 1, tendo arrancado por trezentas e onze vezes, incluindo trinta e duas vitórias, noventa e sete pódios, vinte e duas pole-positions e liderou 1764 voltas, tendo conquistado dois títulos, em 2005 e 2006 com a Renault. Pilotou o seu McLaren até ao décimo primeiro lugar no Grande Prémio de Abu Dhabi.

Com a temporada de 2018 oficialmente terminada, as equipas apontam a sua atenção totalmente para 2019. Com o primeiro Grande Prémio, o da Austrália, agendado para 17 de Março, existe muito trabalho a realizar no defeso, com os testes de pré-temporada a serem realizados entre os dias 18 e 21 de Fevereiro e 26 de Fevereiro e 1 de Março no Circuit de Barcelona – Catalunya, quando haverá um vislumbre do equilíbrio de forças para a septuagésima temporada de Fórmula 1.

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