João Vairinhos inicia época desportiva em Viana

0

Arranca esta semana mais uma temporada de karting de João Vairinhos, piloto apoiado pelo CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo cujo calendário se apresenta bastante preenchido e extenso pois prevê também a participação em todos os eventos que compõem o Campeonato de Portugal de Karting, Taça de Portugal de Karting e Taça da Madeira de Karting. Sempre inserido no PPRT – Paulo Pita Racing Team/Praga Portugal, Vairinhos arranca ambicioso para esta sua primeira prova do ano em que o objetivo fixado “é, tal como para todas as participações, a vitória. O Open de Portugal de Karting é uma competição ressurgida este ano e desde que me iniciei nesta modalidade não existia.

É uma boa iniciativa e será a primeira prova deste tipo que disputarei mas, no entanto, tem uma estrutura muito parecida àquela que existe na Taça de Portugal e não deverei ter grandes dificuldades em me adaptar. Irei correr contra pilotos vindos de outros campeonatos que tornarão a prova ainda mais competitiva e isso trará ainda maior importância a um fim de semana que queremos igualmente aproveitar como treino para o campeonato que tem início no próximo mês. No fundo, servirá como teste pré-época dos verdadeiros desafios”.

No que toca à pista em que se disputa o evento, João Vairinhos, que se mantém ao volante dum chassis Praga, advoga que “não é muito específica. É um circuito muito rápido em que durante cerca de 400 metros rodamos sempre a fundo antes dum gancho, ao qual chegamos com grande velocidade e em que a travagem se torna muito importante. Para além deste, tem um outro gancho muito técnico em que o desafio é manter a velocidade correta. Em Viana do Castelo há que ter um bom ‘estofo’ físico pois como a pista é muito rápida devemos dispor duma boa preparação a esse nível”.

A PROVA

Para além do início da época de João Vairinhos, o Open de Portugal de Karting marca também o arranque da temporada nacional da modalidade que inclui o Campeonato de Portugal de Karting e a Taça de Portugal de Karting. A prova de abertura do ano terá como palco o Kartódromo de Viana do Castelo, situado cerca de 2 km a sul daquela cidade do norte de Portugal e bem perto da Praia da Amorosa. A pista tem uma extensão de 1117 metros e uma largura constante de 9 metros, dispondo de homologação de grau 1 para provas oficiais.

O Open de Portugal de Karting começa na tarde de sexta-feira, 16 de março, com a realização das verificações administrativas e prolonga-se até à tarde de domingo. No sábado, 17 de março, os pilotos de cada uma das categorias poderão rodar em cinco sessões de treinos livres oficiais e o programa do dia fecha com a realização dos treinos cronometrados. Já no domingo, 18 de março, são cumpridas, após os treinos de carburação, duas mangas de qualificação e a corrida final. A cerimónia de entrega de prémios tem lugar às 16h30 no pódio.

O Open de Portugal de Karting será disputado em sete categorias, Kid 1/2, Juvenis, Cadetes, Júnior, Iniciação, X30 e X30 Shifter/Super e está aberto à participação de pilotos estrangeiros e/ou doutros campeonatos, prevendo-se na lista de inscritos a ser ainda publicada a presença de muitos pilotos a contribuir para muita animação e luta desportiva. Apesar de se prever chuva para o período em que se disputa a prova, a sua intensidade variável ou mesmo a intermitência com que se poderá fazer sentir serão mais um dos desafios aos participantes e suas equipas bem como determinantes ao desenlace da competição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.