Calendário e novidades dos CSS Group 1 para 2018

0

Foi durante a entrega de prémios dos vencedores de 2017, que a Race Ready, organizadora da CSS Group 1 teve o prazer de apresentar o calendário e linhas mestras para 2018.

A CSS Group 1 é uma competição para veículos Grupo 1 e 3 produzidos entre 1965 e 1981, pensada para ser a verdadeira expressão do Club Racing português, com um regulamento pensado para controlar os custos ao máximo.

Numa época de recuperação económica em Portugal, novos pilotos que nunca tiveram hipótese de fazer provas de automóveis ou antigos pilotos parados podem, assim, realizar o sonho de participar em corridas de automóveis em Autódromos míticos como Estoril ou o Algarve. Muito popular na sua época, a regulamentação grupo 1 permite participar com um veículo praticamente de série, apenas adicionando os órgãos de segurança.

Esta ideia torna muito acessível a preparação de um carro para a competição, assim como a aquisição do mesmo. Entre os modelos já existentes, a diversidade é palavra de ordem com 15 diferentes marcas já presentes, desde o Renault 5 TS, passando pelos muitos e fiáveis Datsun 1200 até aos mais rápidos e pesados BMW 2002 e Ford Escort RS2000.

Cada fim-de-semana poderá ainda ser dividido por 2 pilotos, possibilitando baixar os custos de cada evento por 2.

Mais do que a competição pura e dura, a CSS distingue-se agora pelo seu bom ambiente de paddock com as equipas a ajudarem-se umas às outras e a receberem da melhor maneira os melhores pilotos que se juntam.

Continuando a ter um sistema de pontuação unicamente por classe, de forma a valorizar as vitórias quando as mesmas são disputadas com muitas equipas, a CSS terá um sistema de pontuação que dará mais pontos ao vencedor, em função do número de inscritos. Também foi feito um esforço adicional para não existirem provas de 3 dias, com a exceção do Algarve Classic Festival.

Sobre o calendário, a organização irá manter as 5 provas. A grande novidade será a visita ao evento Jarama Classic, uma nova pista para o CSS, perfeita para as viaturas clássicas e que será um novo desafio para 2018. Por outro lado, a presença no prestigiado Estoril Classic, com 28.000 espectadores em 2017 é também novidade.

O jovem organizador Diogo Ferrão comentou: “Em 2017, tivemos mais de 8 fans da modalidade que se estrearam como Pilotos de circuitos através da CSS Group 1. Um orgulho para toda a nossa equipa e queremos continuar a acarinhar. Em 2018, a prova insere-se no Estoril Classic com duas corridas de Sprint, vem valorizar a competição e apresentá-la ao muito público presente nesse fim-de-semana. Torna o mês de Outubro algo complicado para as equipas, mas penso que o prazer de correr num fim-de-semana tão interessante compensa o esforço.”

Calendário CSS Group 1 para 2018:

Braga Circuito Primavera – 28/29 Abril
Jarama Classic – 02/03 Junho
Estoril Classic – 06/07 Outubro
Algarve Classic Festival – 19/21 Outubro
Estoril Racing Festival – 17/18 Novembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.