test

Haas F1 Team com passagem discreta por Abu Dhabi

0

Os pilotos da Haas F1 Team Romain Grosjean e Kevin Magnussen terminaram em décimo primeiro e décimo terceiro, respectivamente, a última corrida da temporada, o Grande Prémio de Abu Dhabi, que se disputou hoje no Yas Marina Circuit.

Ambos os pilotos lutaram ao longo da corrida de cinquenta e cinco voltas ao circuito de 5,554 quilómetros e vinte e uma curvas, com Grosjean a alinhar no décimo sexto posto e Magnussen a recuperar de um pião logo na primeira volta que o colocou no último lugar no pelotão de vinte carros.

A recuperação de Grosjean foi sublinhada pela intensa batalha que protagonizou com Lance Stroll. Os dois combatentes bateram-se pelo décimo terceiro posto ao longo de seis voltas, com Grosjean a lançar o primeiro ataque na sexta volta, quando passou Stroll na chicane, para que Stroll recuperasse a posição na recta seguinte. Este cenário repetiu-se na décima volta, com Grosjean a passar Stroll momentaneamente, para depois Stroll recuperar o lugar. Grosjean finalmente, assegurou a posição na décima primeira volta com uma manobra agressiva, ultrapassando Stroll por fora na Curva 11, depois de terem estado roda  com roda nas curvas anteriores. Stroll entrou nas boxes pouco depois, dado ter danificado os seus pneus numa travagem durante a luta com Grosjean.

Magnussen, por seu lado, realizou um esforço tenaz, atacando desde o momento em que colocou o seu Haas VF-17 no sentido correcto, depois de um pião na Curva 3. Recuperou até décimo quarto antes de realizar a sua paragem nas boxes na vigésima segunda volta, trocando os Pirelli P Zero Roxo/Ultramacio por um jogo novo de supermacios. Isto atirou-o para décimo nono, mas ele retomou a sua postura de ataque, subindo a décimo terceiro, quando estavam cumpridas trinta e duas voltas, posição que manteve até à bandeirada de xadrez.

Grosjean seguiu a estratégia de Magnussen, parando na trigésima segunda volta, quando os seus ultramacios foram substituídos por supermacios. Depois de ter chegado a rodar em nono, quando o pilotos que rodavam à sua frente passaram pelas boxes, Grosjean regressou à pista no décimo primeiro posto, mantendo-o na restante corrida.

A Haas F1 Team terminou a sua segunda temporada num respeitável oitavo lugar no Campeonato de Construtores, batendo a McLaren, nona, e a Sauber, décima. A Haas F1 Team conseguiu esta época somar quarenta e sete pontos, mais dezoito que o total que garantiu o ano passado. Grosjean termina o ano no décimo terceiro lugar do Campeonato de Pilotos, com vinte e oito pontos, e Magnussen no décimo quarto com quinze.

Valtteri Bottas venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi, tendo partido da pole-position. Foi a terceira vitória do piloto da Mercedes na  Fórmula 1, tendo todas elas sido alcançadas esta temporada. Bottas deixou o segundo classificado, Lewis Hamilton, a 3,899s.

Apesar de Abu Dhabi ter sido o palco do fim da temporada, os Campeonatos foram conquistados em Outubro. Hamilton assegurou o ceptro de pilotos há três corridas, no Grande Prémio do México, e a Mercedes alcançou o título de construtores há quatro corridas, no Grande Prémio dos Estados Unidos da América.

A última corrida de 2017 marcou o final da carreira de Fórmula 1 de Felipe Massa, uma das maiores estrelas da categoria. Massa terminou a sua carreira de quinze anos na Fórmula 1 após duzentos e sessenta e nove Grandes Prémios, que incluem onze vitórias, quarenta e um pódios, dezasseis pole-positions e novecentas e trinta e sete voltas na liderança. Levou o seu Williams até ao décimo lugar do Grande Prémio de Abu Dhabi desta tarde.

Com o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1 de 2017 oficialmente completado, as equipas viram agora a sua atenção para 2018. Apesar de o arranque da temporada ser apenas a 25 de Março, o Grande Prémio da Austrália, há muito trabalho a realizar no defeso, com os testes de pré-temporada a realizarem-se no Circuit de Barcelona – Catalunya nos dias 26 de Fevereiro a 1 de Março e 6 a 9 de Março, o que fornecerá as primeiras indicações sobre a performances das equipas para a sexagésima nona temporada de Fórmula 1.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.