Edição memorável do Algarve Classic Festival arrancou hoje

0

Hoje serviu-se no Autódromo Internacional do Algarve um pequeno aperitivo do que será um faustoso banquete a presentear este fim-de-semana aos muitos portugueses que se deliciam com automóveis de competição que marcaram décadas passadas, mas memoráveis, do desporto automóvel.

Aquele que já é um dos maiores e melhores eventos de automóveis clássicos da Europa, organizado em conjunto pelo Autódromo Internacional do Algarve e pela Race Ready de Diogo Ferrão, o Algarve Classic Festival (ACF), começou esta sexta-feira no circuito situado nos arredores Portimão, tendo sido disputada a primeira das vinte corridas de um preenchido programa que culminará no domingo com um desfile para viaturas clássicas.

Com quatrocentos participantes, aquele que já é um evento de excelência a nível europeu tem a oferecer corridas para todos os gostos, desde os monolugares de Fórmula 1 pré-1966, passando pelos Sport-Protótipos tipo Le Mans, aos carros de Turismo e Grande Turismo (GT). A oferta é colossal e abrangente, cobrindo uma grande parte da história do automobilismo desde os anos cinquenta até 1999.

Esta sexta-feira realizaram-se os treinos de qualificação das diversas categorias, assim como a primeira corrida do Iberian Historic Endurance, aquele que é unanimemente considerado o campeonato que melhor encarna o espírito das corridas de viaturas clássicas na Península Ibérica. Os germânicos Georg Nolte e Frank Stippler, em Ford GT40, venceram categoricamente, seguidos pelo Lotus Elan da dupla  Graham Wilson/David Pittard, e pelo Cobra Daytona de Daniel Gibson. O melhor concorrente nacional terminou no sexto lugar e foi o Porsche 911 3.0 RS da experiente dupla Miguel Pais do Amaral e Pedro Bastos Rezende.

Nos treinos de qualificação das principais corridas, o Lola T70 de Leo Voyazides e Simon Hadfield fez a pole-position para a corrida de uma hora de domingo do “Algarve Sports Car Pré-1975”. Já o Alfa Romeo Giulia Sprint GTA da dupla Andrew Banks/Max Banks obteve o melhor tempo na qualificação da prova de carros de Turismo do campeonato “U2 TC”, superando a armada de Ford Cortina Lotus e o contingente nacional, onde se destacaram Carlos Dias Pedro (Ford Escort RS 2000), o mais rápido dos CSS Group 1b, e a dupla Manuel Fernandes/Francisco Pinto (Mini Cooper 1300), o mais lesto dos concorrentes do Troféu Mini.

No final do primeiro dia de um fim-de-semana que promete, Diogo Ferrão, o responsável máximo da Race Ready, afirmou: “Quem teve a oportunidade de hoje se deslocar ao Autódromo Internacional do Algarve viu um pouco do que este evento de características singulares pode oferecer em termos de espectáculo dentro e fora de pista. Amanhã será um dia repleto de corrida para todos os gostos. Ao todo serão nove, tanto das competições internacionais, como das diversas competições nacionais cujos principais intervenientes não quiserem deixar de estar presentes num evento desta envergadura.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.