test

Campeonatos nacionais de TT decidem-se em Idanha-a-Nova

0

 

  • Candidatos aos títulos garantem presença na prova da Escuderia Castelo Branco

Estão publicadas as listas de inscritos definitivas para a Baja da Idanha, prova pontuável para os campeonatos nacionais de todo-o-terreno em automóveis, motos, quads e SSV, para a Taça do Mundo de Bajas da FIM e para o campeonato europeu de bajas. No total, são 160 as equipas que ,entre sexta-feira e sábado, percorrem os mais de 300 quilómetros de pistas na Beira Baixa.

Entre os concorrentes de automóveis, destaque para Ricardo Porém que lidera o Campeonato Nacional com 11 pontos de vantagem sobre Alejandro Martins, vencedor da Baja TT do Pinhal, e mais 13 do que João Ramos. Nesta época, foram estes três pilotos a vencer as três provas realizadas até ao momento e quem se vai impor em Idanha é uma incógnita mas, depois da vitória em 2016, João Ramos vai com certeza querer repetir o triunfo.

O campeonato está, por isso, ao rubro. Mas há mais, senão vejamos: entre terceiro e sétimo classificados há apenas de pontos de diferenças, na categoria T2, Rui Sousa parte como favorito e em T8 é Hugo Raposo que chega a esta prova organizada pela Escuderia Castelo Branco em vantagem. A Baja da Idanha conta ainda para o Desafio Mazda, competição liderada por Pedro Dias da Silva ao cabo de duas jornadas.

Nas motos, António Maio apresenta-se como líder e favorito à vitória, mas o segundo e o terceiro no campeonato, Sebastian Buhler e Mário Patrão, respectivamente, querem a vitória para si. Nos quads, Arnaldo Martins já assegurou o título e quer celebrar com mais um triunfo. Tem, contudo, em Filipe Martins um adversário que quer acabar com a sua invencibilidade. Destaque, ainda, para o contigente internacional, com vários pilotos provenientes do Leste da Europa a correrem em Idanha-a-Nova.

Por fim, a longa lista de SSV tem como estrela maior da competição o líder do campeonato, Bruno Martins. O piloto do CanAm tem 15 pontos de vantagem sobre Ricardo Carvalho, que é segundo, e 23 sobre João Monteiro.

Estão, deste modo, reunidas as condições para uma grande edição da Baja da Idanha. Com listas de inscritos cheias de participantes de qualidade, a emoção e o espectáculo estão garantidos nas pistas da Beira Baixa.

A Baja da Idanha começa na sexta-feira, dia 8, a partir das 14 horas. No primeiro dia, os concorrentes dos automóveis percorrem o prólogo por duas vezes, enquanto motos, quads e SSV apenas o fazem por uma vez mas ainda têm um sector selectivo com quase 80 quilómetros pela frente. No sábado, dia 9, os automóveis cumprem dois sectores e as restantes categorias fazem apenas um.

 

SSS1, Prólogo Baja TT Idanha a Nova 2016 Sra. do Almortão, Idanha a Nova. Date: 2016.09.09 Photo: ©Vitor Mota
Sra. do Almortão, Idanha a Nova.
Date: 2016.09.09
Photo: ©Vitor Mota
IMG_5261

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.