Peugeot DKR Maxi mantém-se na liderança

Peugeot DKR Maxi mantém-se na liderança

 

  • Silk Way Rally 2017 – Resumo da 5ª Etapa

1ª VITÓRIA EM ETAPAS PARA CYRIL DESPRES

O piloto Cyril Despres obteve ontem, no 5º dia do Silk Way Rally 2017, a sua 1ª vitória em Etapas. A bordo do seu Peugeot DKR nº 100 e, a dupla soube evitar as armadilhas de navegação do percurso, dando continuidade à série ininterrupta de pódios conquistados pela Peugeot.

Num dia em que a navegação foi o principal desafio, Sébastien Loeb e Daniel Elena perderam algum tempo na busca da direção certa entre a erva alta. No final da etapa registaram um atraso de 17 minutos face ao tempo de referência definido por Despres, mas mantêm o seu Peugeot DKR Maxi no topo da Classificação Geral, agora com cerca de 50 minutos de vantagem para o Peugeot DKR do seu colega de equipa.

Quanto a Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, o seu dia foi, de novo, mais complicado, perdendo 52 minutos com a rutura do amortecedor da frente direita do seu Peugeot DKR, tendo mesmo sido obrigados a repará-lo em plena Especial.

A ETAPA EM RESUMO

Corrida ontem (quarta-feira, 11 julho), a 5ª Etapa do Silk Way Rally foi, provavelmente, a mais complicada em termos de navegação de todo esta prova. Foi uma especial rápida, disputada no esplendor das estepes cazaques, uma paisagem que as equipas não tiveram tempo para admirar, tendo antes que se concentrar e ser muito precisas nas escolhas das várias opções de pistas, encontrando a melhor solução para alcançar o bivouac de Semey.

Sendo os 18ºs a iniciar esta Etapa, Cyril Despres e David Castera registaram o melhor tempo do dia, recuperando, com isso, 17 minutos a Sébastien Loeb na Geral. Esta 1ª vitória permitir-lhes-á enfrentar os próximos dias com maior confiança, até se alcançar o Dia de Descanso em Urumqi.

Mais complicado foi o dia de Sébastien Loeb e Daniel Elena. Com a difícil tarefa de abrir a pista, naturalmente que a dupla levou mais tempo a fazer as escolhas certas em termos de navegação. Sendo apenas o 5º mais rápido do dia, Loeb continua a mostrar-se positivo, pois o Peugeot DKR Maxi parece adequar-se ao seu estilo de condução.

Regressando à noite da véspera, nos bastidores os técnicos debruçaram-se na recuperação do Peugeot DKR nº 106 de Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, esforço conjunto que enfatizou o trabalho de equipa que reina dentro do Team Peugeot Total. Ao amanhecer, após mais de 8 horas de intervenções mecânicas, a dupla pôde alinhar no início da Etapa, mas, infelizmente, viram o seu ímpeto de novo reduzido ao 385 km, devido à quebra de um amortecedor da frente. Terminaram o dia com o 15º tempo, tendo agora um atraso de 3h38 na Geral.

CURIOSIDADES DO DIA

Temperatura média: 23°C

Velocidade máxima: 182km/h

 

O QUE ELES DISSERAM…

Cyril DESPRES, Pilote Team Peugeot Total

Vencedor da Etapa / 2º da Geral

"Saímos de Moscovo há 5 dias e acho que foi a primeira etapa em que não tive qualquer problema. Não contando com a lama e a chuva, tivemos um bom dia. O David fez um bom trabalho de navegação pois na erva alta não conseguia ver bem a pista à minha frente. Foi a nossa primeira vitória e recuperei algum tempo aos nossos rivais. Esperamos que as próximas etapas se desenrolem da mesma forma."

Sébastien LOEB, piloto Team Peugeot Total

5º lugar na Etapa / 1º da Geral

"Hoje a navegação foi muito, muito complexa. Em alguns lugares, seguíamos a bom ritmo e, de repente, a pista desaparecia sob as rodas. Nunca antes havíamos encontrado estas dificuldades de navegação e perdemo-nos várias vezes. Foi complicado e tive que fazer repetidas inversões de marcha, o que me deixou um pouco irritado. Felizmente que ainda estamos na corrida e o Peugeot DKR Maxi funciona lindamente. As condições climatéricas foram mais favoráveis para a performance, sendo que espero que amanhã [nota: hoje, quinta-feira] tudo corra melhor.”

Stéphane PETERHANSEL, piloto Team Peugeot Total

15º lugar na Etapa / 13º da Geral (autos)

“Foi graças à equipa técnica, que trabalhou duro na noite de ontem [nota: quarta-feira], que o nosso Peugeot DKR ficou arranjado para esta manhã. Temos como missão ser a assistência rápida dos dois outros Peugeot. A condução foi muito interessante nesta especial, numa etapa ritmada e variada. Começámos bem mas tivemos um problema técnico a 100 km da chegada, provavelmente ainda consequência do nosso acidente de ontem. Foi pena! Independente disso, volto a salientar que nunca trabalhei com mecânicos tão profissionais como os do Team Peugeot Total. Este é um rali difícil e não queremos dar-lhes trabalho adicional. Vamos agora descansar um pouco para cumprir com cautela a etapa até Urumqi.”

SABIA QUE…

A cidade de Semey chamou-se Semipalatinsk até 2007, significando “cidade de sete quartos” em russo. O seu nome remonta a 1718, quando os primeiros colonos russos ali chegaram e construíram uma fortaleza, composta por 7 edifícios, nas imediações de um mosteiro budista. Wladimir Klitschko, duplo Campeão do Mundo de Pesos-Pesados, ali nasceu em 1976.


ANTEVISÃO DA 6ª ETAPA

Hoje (quinta-feira, 13 junho), o Dream Team Peugeot Total deixa Semey rumo a Urdzhar, no sul do Cazaquistão, numa Etapa longa em 597 km, dos quais 387 km cronometrados. Os organizadores chamam a atenção dos concorrentes para as armadilhas deste dia, pelo que a navegação será crucial.

RESULTADOS:

5ª Etapa

1º DESPRES Cyril (FRA), Peugeot 3008 DKR

2º SOTNIKOV Dmitry (RUS),         Kamaz 43509

3º SHIBALOV Anton (RUS),           Kamaz 4326

4º LIU Yangui (CHN), Baicmotor BJ40L

5º NIKOLAEV Eduard (RUS), Kamaz 43269

8º LOEB Sébastien (FRA), Peugeot 3008 DKR Maxi (nota: 5º na categoria “Auto”)

24º PETERHANSEL Stéphane (FRA), Peugeot 3008 DKR (nota: 15º “Auto”)

 

Geral após a 5ª Etapa

1º LOEB Sébastien (FRA), Peugeot 3008 DKR Maxi, 13:43:50

2º DESPRES Cyril (FRA), Peugeot 3008 DKR, a 50:16

3º MENZIES Bryce (USA), Mini John Cooper Works Rally, a 01:15:30

4º LAVIEILLE Christian (FRA), Baicmotor BJ40L, a 01:28:30

5º HAN Wei (CHN), GEELY SMG BUGGY, a 01:30:56

18º PETERHANSEL Stéphane (FRA), Peugeot 3008 DKR, a 03:38:50 (nota: 13º “Auto”)

 

SWR-dia5-SLoeb_Peugeot3008DKRMaxi_104 SWR-dia5-CDespres_Peugeot3008DKR_100_02 SWR-dia5-SPeterhansel_Peugeot3008DKR_106 SWR-dia5-CDespres_Peugeot3008DKR_100