test

Novo 308 GTi by Peugeot Sport

0

 

Na sua melhor tradição, a PEUGEOT apresenta o seu novo 308 GTi, que chegará ao mercado nacional no próximo mês de setembro. A designação GTi –escusado será dizê-lo – faz parte do DNA da Marca, representando desde sempre o expoente máximo da PEUGEOT em matéria de modelos desportivos de eleição, nascidos e desenvolvidos com base na vasta e bem sucedida atividade desportiva da Marca.

Em termos de performances puras e de tecnologia ao serviço do prazer e suprema eficácia de condução, o novo 308 GTI representa a evolução superior da nova geração 308. A base do novo GTi não podia ser melhor: a nova geração 308 está num patamar de sofisticação extremamente avançado, em todos os aspectos, e se, por um lado, isso tende a facilitar a vida ao novo GTi, por outro, obriga a colocar a fasquia GTi num plano mais elevado que nunca. A expectativa é enorme e a PEUGEOT não deixa os seus créditos por mãos alheias: a conceção e o desenvolvimento do novo 308 GTi tem, precisamente, a mão da PEUGEOT SPORT.

Os homens da PEUGEOT SPORT não são apenas artesãos da competição automóvel, são criadores de máquinas de enorme precisão e eficácia, cuja tecnologia, mais cedo ou mais tarde, acaba a dar corpo e alma aos modelos PEUGEOT de série.    

O novo 308 GTi é a sua mais recente criação. Muito provavelmente, nunca um carro desta categoria conseguiu combinar tão bem e de forma tão equilibrada, a racionalidade da tecnologia com a eficácia e a adrenalina da dinâmica.

Puramente GTi by PEUGEOT SPORT

O novo PEUGEOT 308 GTi garante a melhor experiência de condução, sem beliscar minimamente a sua eficiência ou o conforto dos seus ocupantes.

Beneficiando de todas as evoluções em termos de estilo do novo PEUGEOT 308, a versão GTi transpira competição e exclusividade, sem nunca ser ostensiva: altura reduzida em 11 milímetros, novas secções frontal e traseira, sensação desportiva que invade o habitáculo, adotando um volante e bacquets específicas.

Alimentado pelo bloco de alta performance THP de 270 cv, mostra-se racional nas emissões, de apenas 139 g/km e nos consumos, de 6,0 l/100 km. Com uma relação peso/potência recorde no segmento, de apenas 4,46 kg/cv, o novo PEUGEOT 308 GTi precisa apenas de 6,0 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e de 25,3 segundos para atingir os 1000 metros.

O novo PEUGEOT 308 GTi está equipado com um diferencial de deslizamento limitado Torsen® e jantes de 19’’ Carbone19, montando pneus Michelin Pilot Super Sport. Ao nível dos travões recorre, à frente, a discos de 380 mm com pinças pintadas em vermelho e assinatura PEUGEOT SPORT, e atrás a discos de medida 268 mm.

Exclusiva do novo PEUGEOT 308 GTi de 270 cv é a nova combinação de cores da versão Coupe Franche associando o azul Magnetic ao preto Perla Nera.

Novo design

Na secção dianteira, o novo capot de formas horizontais enquadra-se numa grelha verticalizada. Em toda a gama 308, o Leão instala-se bem ao centro e o nome da Marca apresenta-se esculpido na sua secção superior. Qualquer que seja o nível de equipamento, a assinatura luminosa em LED, integrada nas óticas, desenha um olhar agressivo no novo PEUGEOT 308.

Destaca-se, ainda, o para-choques dianteiro específico GTi e as entradas de ar em preto lacado (no local dos faróis de nevoeiro), o para-choques traseiro na cor da carroçaria com duas ponteiras de escape integradas, o friso inferior do para-choques em vermelho (cromado na cor Vermelho Ultimate) e o monograma PEUGEOT em vermelho. O novo 308 GTi dispõe, ainda, de iluminação full LED de série.

No interior, a atmosfera GTi by PEUGEOT SPORT é acentuada por detalhes como as soleiras das portas dianteiras em alumínio com siglas PEUGEOT SPORT e GTi, o volante específico em couro com logo GTi e as costuras a vermelho. Os bancos são tipo bacquet com revestimentos combinados em couro/tecido/AlcantaraÒ e têm uma sigla PEUGEOT SPORT nos lugares da frente. Os bancos dianteiros têm função de massagem e regulação lombar elétrica.

Principal equipamento de série

Disponível em Portugal por 42.450€, o novo 308 GTi by PEUGEOT SPORT apresenta um nível de equipamento completo e exclusivo.

O equipamento de série engloba o Driver Sport Pack, que presenteia o condutor (e passageiros) com amplificação da sonoridade do motor (som mais desportivo), pedal do acelerador mais reativo, direção assistida mais desportiva, apresentação de informação complementar no ecrã central do painel de instrumentos (potência, binário, pressão de sobrealimentação, aceleração lateral e longitudinal), alteração da cor do painel de instrumentos (branco em condução normal, vermelho em condução desportiva) e sistema áudio de maior qualidade com amplificação digital.

Além disso, o novo PEUGEOT 308 GTi já vem equipado com um ecrã tátil de última geração. Com tecnologia capacitiva, o ecrã é muito rápido e fácil de usar, tal como a maioria dos smartphones. Posicionado no local ideal, entre as saídas de climatização centrais, e orientado para o condutor, o novo ecrã permite uma perfeita leitura das informações e um acesso rápido a todas as funções disponíveis.

A navegação 3D com reconhecimento de voz do novo PEUGEOT 308 permite realizar chamadas, enviar sms, sintonizar estações de rádio ou até inserir um endereço na navegação. Esta navegação tem Wi-Fi onboard e está conectada ao sistema TomTomÒ Traffic permitindo otimizar as viagens em função do trânsito, bem como receber informações em tempo real relativas a meteorologia, estações de serviço ou estacionamentos disponíveis com indicação de tarifas. Graças à comunidade TomTomÒ, podem ser apresentadas as zonas de risco ou as zonas de perigo, desde que subscrita a opção paga.

Conta também com a função Mirror Screen, que permite replicar o ecrã do smartphone no touchscreen do veículo, de modo a utilizar as aplicações compatíveis. Numa época em que o smartphone se tornou uma verdadeira extensão de nós próprios, a função Mirror Screen possibilita a real continuidade de utilização a bordo do veículo. Do ponto de vista da segurança, o telemóvel pode ser colocado no espaço de arrumação do apoio de braço central, sem que se fique privado das aplicações favoritas. O acesso a todos os comandos pode ser feito de forma vocal através de um simples toque no botão situado abaixo do comando dos indicadores de mudança de direção. O reconhecimento de voz acionado via smartphone (S-Voice no sistema Android e Siri no sistema Apple) permite, assim, efetuar chamadas, redigir mensagens escritas ou ditar um endereço para a navegação. Esta disponibilidade triple play é compatível com os protocolos MirrorlinkÒ, Android AutoÔ e Apple CarplayÔ.

O novo Peugeot 308 GTi está equipado de série com o Visiopark 1, uma câmara de vídeo a 180° no portão traseiro. Este sistema permite visualizar no ecrã tátil (touchscreen) as zonas em redor próximas do veículo. Os sensores de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro completam a informação fornecida pela vista de cima do veículo. É representada uma imagem em tempo real, captada de cima do veículo, que mostra as zonas próximas ao mesmo tempo que efetua as manobras, proporcionando uma visão a 360°.

Esta representação facilita o alinhamento do veículo nas manobras de estacionamento e permite visualizar todos os obstáculos que estão na proximidade.

GTi mas civilizado: novos equipamentos de segurança

Toda a gama do novo 308, incluindo o GTi, conta com a nova geração de ajudas à condução recentemente disponibilizada nos novos SUV PEUGEOT 3008 e 5008. Diversos sistemas de ajuda à condução (ADAS) tornam o GTi totalmente compatível com a condução no dia-a-dia, oferecendo um elevado nível de conforto e segurança.

O Pack Safety compõe-se pelo alerta ativo de alerta de transposição involuntária de faixa, sistema de fadiga do condutor, assistente automático de máximos, reconhecimento dos sinais de velocidade e recomendação dos limites de velocidade.

O Pack Side Security inclui Park Assist (assistência ativa ao estacionamento em paralelo ou na perpendicular) e sistema ativo de vigilância do ângulo morto.

 

Características Técnicas
Equipamentos, Cores e Dimensões

 

PEUGEOT_308GTi_0905JS_100A PEUGEOT_308GTi_022 PEUGEOT_308GTi_021

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.