Carlos Dias Pedro defende-se ao ataque e obtém a “pole”

0

 

  • Piloto do Ford Escort RS 2000 continua a dominar
  • Volkswagen Golf GTI são a principal ameaça ao mais rápido

O primeiro dia de competição do CSS Group 1b no carismático circuito citadino de Vila Real ficou marcado pelos treinos livres e pela qualificação. A expectativa era a de saber se Carlos Dias Pedro e o seu Ford Escort RS 2000 perdiam a superioridade evidenciada nas duas primeiras jornadas. Mas a simbiose entre os dois continua em níveis tão altos que nem o surgimento dos Volkswagen Golf GTI super competitivos impediu o piloto de obter a “pole-position” para as duas corridas de amanhã.

Mais sinuoso e estreito do que os habituais circuitos permanentes, o traçado de Vila Real permitiu a modelos menos potentes, mas bastante ágeis de se aproximarem do Ford Escort de Carlos Dias Pedro que tem dominado a competição. Durante a sessão de treinos livres, Manuel Cabral Menezes, em Volkswagen Golf GTI, mostrou que o modelo alemão podia ser a arma necessária para derrubar o RS 2000 do trono. Para além de ter realizado a melhor marca, também Rafael Cerveira Pinto, num automóvel semelhante, esteve perto de Dias Pedro. Com o terceiro registo, deixou o Ford entre os dois VW.

Mas nos cronometrados, a história foi diferente. Os tempos baixaram de forma considerável. Se, mais cedo, Cabral Menezes acabou no segundo 45, na qualificação sentia-se competitivo e com confiança. Tinha o desejo de melhorar. E fê-lo. Registou um tempo no segundo 39. Mas o esforço foi tal que acabou por bater e já não teve a capacidade de ser ainda mais rápido, contentando-se com a segunda melhor marca atrás de Dias Pedro. Rafael Cerveira Pinto conseguiu o terceiro lugar da grelha enquanto a dupla Hugo Nazário/Pedro Redol ficou em quarto com o Porsche 924 (melhor dos H81 Max).

Nuno Dias foi alvo de interesse do público em Vila Real por pilotar o estético Fiat 127 Abarth. Ao volante do interessante modelo italiano, foi o melhor da categoria 1052 e quinto de uma hipotética classificação absoluta. Nuno Nunes e Piero dal Maso procuraram evoluir o seu Porsche 924 Turbo, enquanto António e José Fresco aceitaram o hercúleo desafio de pilotar o longo Ford Capri no técnico traçado citadino.

“Vila Real revelou-se, como já seria de esperar, um tremendo desafio para os pilotos, mas também para as equipas que trabalham para melhor afinar os automóveis. A expectativa era grande e este primeiro dia serviu para percebermos que Carlos Dias Pedro continua muito competitivo, mas a concorrência está mais forte e amanhã tudo pode acontecer nas duas corridas do programa do CSS”, afirmou o responsável da Race Ready, Diogo Ferrão.

Programa CSS Group 1b – Vila Real

Domingo, 9 de Julho

11h40 – 12h00 – Corrida 1

18h15 – 18h35 – Corrida 2

 

Carlos_Dias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.