test

Procura de carros ecológicos está a crescer também nos usados

0

 

● Interesse subiu 88% nos elétricos e 139% nos híbridos, na principal plataforma portuguesa de comércio on-line de viaturas em segunda-mão;

● Tendência vai obrigar a mudanças na atividade do pós-venda automóvel nacional, que serão possíveis de constatar in loco durante o expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, na EXPONOR de 7 a 9 de abril, com lotação esgotada de protagonistas empresariais do setor (140 expositores até à data).

«Acreditamos que 2017 será mais um ano de grande evolução para os veículos ecológicos. É um indicador que acompanhamos com frequência, e que tem vindo a crescer de ano para ano. Em 2016, a procura por veículos elétricos na nossa plataforma aumentou 88% e por híbridos subiu 139%», sublinha Miguel Lucas, site manager do Standvirtual. O portal luso de referência no mercado eletrónico de veículos usados é uma das parcerias habituais do expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que lotará a capacidade total do Pavilhão 6 da EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 7 a 9 de abril.

A tendência no interesse e consumo de carros mais amigos do ambiente é não só muito relevante por comportar uma postura mais ecológica e sustentável, mas também porque transporta variadíssimas implicações para o negócio do tecido que dinamiza o aftermarket automóvel português. Sobretudo nos milhares de empresas e profissionais que desenvolvem atividade na rede de manutenção e reparação de viaturas. Como estarão eles a preparar as mudanças que se avizinham?

O tema não deixará de marcar a agenda de conferências da maior feira do pós-venda do nosso País, organizada pela KiKai Eventos, num momento que servirá para antecipar muitas das novidades que servem o mercado.

Maratona de formação e um novo recorde de área expositiva ocupada

José Manuel Costa, diretor da Kikai, começa por destacar a importância da componente formativa (gratuita) do expoMECÂNICA, que considera «indispensável» para os atuais e futuros profissionais do setor. «Atribuiremos mais horas de formação e demonstrações in loco na feira», sublinha, considerando-as «importantes para a evolução do pós-venda».

A ideia é mesmo superar os números da edição anterior, transformando-os numa «maratona formativa». Em 2016, a cada sessenta minutos foi possível assistir a uma demonstração (mais de 16 horas de formação), no espaço DEMOTEC by Schaeffler, e o mesmo sucedeu com o ciclo de palestras expoTALKS by TecWash/Revista Pós-Venda, que, em apenas três dias de feira, contabilizou 24 palestras. Estas duas iniciativas são para repetir e em preparação estão novas apostas.

É o caso do programa de captação de compradores nacionais, que já está a ser operacionalizado pela equipa da feira. A Organização está a convidar os principais decisores das empresas portuguesas do pós-venda, por forma a dotar o Salão de «compradores ainda mais qualificados», explica Sónia Rodrigues, também responsável da KiKai, que assim procura ir «ainda mais ao encontro das expetativas dos nossos expositores».

Em estreia estará ainda um novo canal de divulgação do acontecimento, em parceria com o Jornal das Oficinas. Falamos de um estúdio de televisão, que emitirá ao vivo e via streaming (Internet), mesas-redondas, entrevistas e demais atividades do Salão.

O expoMECÂNICA agrada ao aftermarket e a prova disso está no crescimento interrupto ao longo de quatro edições. A pouco mais de dois meses do evento, o certame está «44 metros quadrados líquidos (de 11.500 m2) acima da ocupação da edição anterior e conta, no momento, com 140 operadores do setor inscritos», remata Sónia Rodrigues. (Consulte toda a informação disponível em www.expomecanica.pt).

Os expositores: A. VIEIRA, ACTIVEX, AGUADO, ALIDATA, ALTARODA, ATLANTIC PARTS, AUTOBARROS – ACESSÓRIOS, AZ AUTO, BAHCO, BOLAS, BOSCH, B-PARTS, C.R.P.B., CARDINAIS, CARF, CATFLEX, CENTROCOR, CETRUS, COMETIL, CONVERSA DE MÃOS, CORCET, DERASA, DISPNAL PNEUS, DISTRILUBE, DOMINGOS & MORGADO, ENDAL, ENGANCHEZ ARAGÓN, EQUIASSISTE, EQUIWASH, ESCAPE FORTE, ETICADATA, EUROCOFEMA, EUROTAX, EUROTRANSMISSÃO, EUROTYRE, FDESIGN, FEDIMA TYRES, FIXAVE, FORMULA EP3, FUTURVIDA, GAMOBAR, GONÇALTEAM, GRUPODER, GTA SOLUTION, HELDER MÁQUINAS, HISPANOR, IMPORFASE, INFORAP, INFORTRÓNICA, INTERESCAPE, INTERMACO, IVEPEÇAS, JAO COMPONENTES USADOS, JAP PEÇAS, JAPOPEÇAS, JCM CONSULT, JF UNIPESSOAL, JP TOOLS, KAMOKA, LEATRONIC/GT ALARM, LEIRILIS, LEONET SERVIS, LISPARTS, LUBRICANTES INTERNACIONALES VITESS, LUSAVEIRO, LUSILECTRA, LUSORACKS, MANUEL PEREIRA DE SOUSA, MASTERGÁS, MASTERSENSOR, MAXOLIT, MCNUR, MCOUTINHO, MEGAMUNDI – SOCIEDADE COMERCIAL DE PNEUS, MERPEÇAS, MESTO, MGM – MANUEL GUEDES MARTINS, MORAIS & CÂMARA, MOTORMÁQUINA, MOTRIO, MOURAUTO, MOVICONTROL, MUNDIALUB, NATUREZA VERDE, NELSON TRIPA, NEOCOM, NEOPARTS, NEW CAR, NORSIDER, OCEAN FORMULA TURBO, PC&C – Pinto da Costa & Costa, PETRONAS LUBRICANTS PORTUGAL, POLIBATERIAS, PPT DISTRIBUIÇÃO, PRO4MATIC, PROVMEC, RAVIOL, REDE INNOV, RODRIBENCH, ROMAFE, ROR, ROTAIR, RPL CLIMA, RSF, SCHAEFFLER, SONICEL, SOS BATTERY, SPARKES & SPARKES, SPINERG, STAND ASLA, STAR EXTRAS LINE, TACHOROSETE, TACOFROTA, TECNIAMPER, TECNIVERCA, TECWASH, TEIXEIRA & CHORADO, TELEPEÇAS, TIRE MASTER, TRACTORMINHO, TRODMAN, TURBOPEÇAS, VALLUX, VEICOMER, VIEIRA & FREITAS, VTS, WURTH, X ACTION, ZETA AUTOMOTIVE, ACAP, ARAN, ANECRA, ANTRAM, JORNAL DAS OFICINAS, CASA, REVISTA PÓS-VENDA, REVISTA TURBO, REVISTA EUROTRANSPORTE, CEPRA, MOTORISTAS DO ASFALTO (Lista de empresas e instituições que, até 30 de janeiro de 2017, possuíam espaço reservado no evento).

 

expoMECANICA2016_P1665red

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.