Super Stock e Single Seaters apresentam calendário para 2016

0

 

  • Após grande esforço da organização, a Single Seater Series e a Classic Super Stock apresentam o calendário de 2016.

Estas duas competições, criadas por Fernando Gaspar e agora organizadas por Diogo Ferrão, que também organiza o Iberian Historic Endurance, continuam a partilhar calendário aproveitando as importantes sinergias entre as séries.

A Single Seater Series, a competição de monologares sem asas em Portugal, que é dividida entre os jovens lobos que aproveitam a grande escola que é a Fórmula Ford para melhorarem o seu talento e ganharem experiencia adicional. No entanto, este campeonato é principalmente composto por diversos e muito interessantes Fórmulas clássicos, como os Fórmula Ford Kent, os Fórmula V e os Fórmula Vauxhall, pilotados por Gentlemen Drivers que se divertem ao volante de monologares, que proporcionam emoções únicas e performances muito assinaláveis, por um custo extremamente reduzido.

A Classic Super Stock, é um campeonato para veículos Grupo 1 e 3 entre 1962 e 1981, pensada para ser a verdadeira expressão do Club Racing português.

Numa época de recuperação económica em Portugal, novos pilotos que nunca tiveram hipótese de fazer provas de automóveis ou antigos pilotos podem, assim, realizar o sonho de participar em corridas e campeonatos de automóveis. Muito popular na sua época, a regulamentação grupo 1 significa permite participar com um veículo praticamente de série, apenas adicionando os órgãos de segurança. Esta ideia torna muito acessível a preparação de um carro para a competição assim como a aquisição do mesmo.

Entre os modelos já existentes, a diversidade é palavra de ordem com 15 diferentes marcas já presentes, entre Renault 5 TS, passando pelos muitos e fiáveis Datsun 1200 até aos mais performantes e pesados BMW 2002 e Ford Escort RS2000.

Cada fim-de-semana pode ainda ser dividido por 2 pilotos, possibilitando que a maioria dos pilotos consiga ter um custo por prova inferior a 1.200€ e fazer uma temporada completa por menos de 6.000€/ano.

Após consultas aos Pilotos e equipas, a organização decidiu definir um campeonato de apenas 5 provas, todas com 2 dias de duração e com um intervalo entre os eventos superior, nunca inferior a 4 semanas. Assim, será possível que em cada

prova toda a comitiva esteja presente, não tendo os pilotos necessidade de optar entre provas, esperando-se que em todas as provas possa haver grelhas superiores a 20 carros pois existem mais de 50 carros prontos para participar em cada um dos campeonatos.

O jovem organizador Diogo Ferrão comentou: “Quando aceitámos a responsabilidade de organizar a Single Seater Series e Classic Super Stock quis deixar claro que não propunha revolucionar uma ideia que estava bem concebida. Como aconteceu com o Iberian Historic Endurance e o Algarve Classic Festival não queremos revolucionar, mas sim evoluir através do trabalho árduo e dando atenção ao detalhe com vista a melhorar progressivamente as séries.”

O melhor exemplo disso será a deslocação a Jerez de la Frontera. Esta deslocação terá lugar no mesmo fim-de-semana que o Iberian Historic Endurance e a Super 7 by Kia. Assim estamos a terminar um pacote de transporte PORTO – JEREZ DE LA FRONTERA onde cada equipa irá pagar menos de 360€ (Lugares limitados) pelo transporte garantido pela organização.”

O próximo passo da organização será afinar o regulamento Técnico e Desportivo para 2016.

Calendário Provisório para 2016:

Braga Festival of Speed – 28/29 Maio

Estoril Festival Ibérico – 16/17 Julho* Falta acordo final com circuito

Jerez 30º Aniversário – 10/11 Setembro

Algarve Classic Festival – 28/30 Outubro* Falta acordo final com o circuito

Estoril Racing Festival – 26/27 Novembro

 

CSS2016CALENDARIO SSS2016CALENDARIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.