Ensaiamos o novo novo Lexus CT200h F Sport!

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O Velocidades.pt teve oportunidade de ensaiar nos últimos dias de 2014, o novo Lexus CT200h. O reformulado compacto híbrido do construtor japonês apresenta-se ainda mais apelativo, com melhorias ao nível do chassis e motor, assim como da estética exterior, que na versão que testamos, o F Sport, se torna extremamente bonita e acima de tudo bem mais agressiva, dando ao mais desportivo da gama um ar de “enfant terrible”, o que no seio da categoria dos compactos de luxo, pode ser uma mais-valia em termos de diferenciação.

As bonitas jantes de 17 polegadas, equipadas com pneus de perfil ultra baixo, dão em conjunto com a suspensão intencionalmente mais dura, um excelente comportamento dinâmico ao CT200h, que consegue curvar como um perfeito desportivo deve fazer, de uma forma rápida e segura, elevando os níveis de confiança do condutor. Como não há “bela sem senão”, em pisos degradados ou de paralelos, nota-se a rigidez do conjunto e aí reduz-se o conforto conseguido a bordo do Lexus CT-200h.

Os consumos são também uma das mais-valias deste novo CT200H, que não sendo precisamente o que a marca indica, 4,1l/100kms, não ultrapassa os 6l por cada centena de quilómetros, muito por "culpa" do excelente motor a gasolina de 1.800cc e 98CV, a que se junta um motor eléctrico de 86CV, para produzir os 136CV de potência ostentados pelo compacto da marca nipónica.

A exemplo do que sentimos com os outros “irmãos” F Sport, que utilizam o sistema Hybrid Synergy Drive da marca de luxo japonesa, também neste CT200H não gostamos da transmissão de variação contínua controlada electrónicamente, a E-CVT. Sendo um regalo para utilização citadina, já no que diz respeito a necessidades mais desportivas, o caso muda de figura, com a aceleração a continuar a ser maior que a velocidade, ou seja, o hiato de tempo na resposta entre uma e outra foi reduzido, mas ainda assim não convence os mais puristas.

Com três modos de condução disponíveis, o Lexus CT200H ganha alguma raça quando accionado o modo Sport. A resposta é mais rápida e o carro ganha nervosismo, o que aliado ao excelente comportamento dinâmico, traz alguns sorrisos à cara dos condutores. Com as baterias do sistema Hybrid a recuperarem a sua energia através dos momentos de travagem e desaceleração, o modo normal é o ideal para quem circula na cidade, onde pode ainda activar o modo EV, com o CT200H a fazer a gestão inteligente dos dois propulsores.   

No trânsito da cidade, é muito positivo o facto de ser possível “andar totalmente eléctrico” nas situações de pára-arranca, o que como é evidente se reflecte fortemente nos consumos conseguidos. A insonorização, uma das queixas sobre anteriores versões, foi muito melhorada, sendo agora mais agradável viajar distâncias longas com o Lexus, ou simplesmente circular pela cidade.

Voltando ao aspecto estético, de referir que esta versão por nós testada, a F Sport, se distingue pela grelha exclusiva, bonita e agressiva quanto baste, numa parte frontal que recebe ainda novos faróis nevoeiro e as luzes de presença diurnas com design agressivo em forma de seta. Na traseira, de ressalvar a presença de um aileron mais elaborado, com duas entradas de ar recortadas, concebido não só para potenciar o aspecto desportivo deste modelo, mas também para optimizar o fluxo de ar na traseira curta do Lexus CT200H.

No que diz respeito ao interior, a exemplo do que a Lexus já nos habituou, a habitabilidade é generosa e o conforto é elevado. A qualidade dos materiais salta à vista e é muito agradável entrar no habitáculo do CT200H. Os bancos em pele são confortáveis, se bem que algo duros, o que se reflecte mais em viagens de maior extensão. O volante  é também excelente, com o toque proporcionado pelo revestimento em pele perfumada e a beleza do conjunto, a ser um nítido ponto positivo a favor deste ágil Lexus.

Temos de destacar pela negativa o formato de introdução de dados na painel de navegação (GPS), que por ser muito pouco intuitivo, torna difícil as primeiras utilizações, sendo um dor de cabeça encontrar a melhor forma de chegar ao que se pretende. Por outro lado o ecrã é generoso e de boa qualidade. De resto o luxo, a qualidade e o bom gosto imperam no habitáculo deste forte concorrente ao segmento em que insere. Os lugares traseiros cumprem com distinção o papel de acomodar com conforto os passageiros que aí viajem.

Em termos de mala a capacidade não é elevada, na ordem dos 275 litros, mas suficiente para o dia-a-dia assim como para viagens onde as necessidades de carregar bagagem não sejam muito grandes. A existência de um pequeno compartimento no chão da mala é também um acrescento positivo, sendo possível colocar aí pequenos objectos de uma forma mais segura e sem que andem soltos. Em substituição do pneu suplente, existe um kit de reparação de furos.

Os preços para este Lexus CT200H começam nos 29.342,00€ para a versão base, com o F Sport que ensaiamos a rondar os 34.432,00€.

Prestações*:

Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,3s
Consumo misto: 4,1 litros/100 km
Emissões CO2 Ciclo Combinado: 94g/km

FICHA TÉCNICA*

Motor de combustão:

Cilindrada: 1798cc
Cilindros: 4
Válvulas: 16 DOHC with VVT-i
Potência: 99cv @ 5200rpm
Binário: 142 Nm @ 4400rpm
Alimentação: Gasolina, com sistema de injecção indirecta

Motor eléctrico:

Tipo: AC síncrono, íman permanente
Voltagem: 650V
Binário: 207 Nm
Potência: 86cv

Bateria de alta voltagem:

Tipo: Hidretos de Níquel Metálicos (Ni-MH)
Voltagem: 202V

Potência combinada: 136cv

Transmissão:

trasnmissão : Ás rodas das frente
Tipo de Transmissão: Variável Contínua, Controlada Electronicamente (E-CVT)

Mecânica:

Travões: Discos ventilados, à frente; discos sólidos, atrás
Suspensão: McPherson com molas em espiral, à frente; duplo braço triangular, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira
Diâmetro de viragem: 11,2m entre paredes

Dimensões:

Comprimento: 4350mm
Largura: 1765mm
Distância entre eixos: 2600mm
Peso: 1485kg
Pneus: 215/45 R17
Capacidade Depósito: 45 litros
Capacidade Mala: 275 litros

 

* Dados do construtor

 

 

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