Veloso Motorport com época positiva em Portugal

0

 

Para a Veloso Motorsport e em termos da competição em Portugal, 2014 foi um ano que deixa excelentes memórias, com o comportamento global da equipa a revelar-se extremamente positivo nas 8 provas – 5 Circuitos e 3 Rampas – disputadas, tendo-se destacado ao longo deste percurso, a experiência, a capacidade técnica e o profissionalismo, de uma das mais prestigiadas equipas portuguesas da actualidade.

Presente na totalidade do Campeonato Nacional de Velocidade com dois sport protótipos, a equipa da Póvoa do Lanhoso esteve sempre na luta pelas primeiras posições com o Tattus PY012 entregue a Carlos Vieira e Pedro Salvador e só por manifesta infelicidade, não chegou ao ceptro absoluto. Cotando-se inúmeras vezes como a formação mais rápida em pista, a dupla Vieira/Salvador conseguiu entre outros resultados de relevo, quatro poles e quatro triunfos nas sete jornadas disputadas. Uma época azarada, onde os objectivos da equipa e desta virtuosa dupla de pilotos acabariam por sair gorados, com o terceiro lugar final no campeonato a ser injusto e parca recompensa para o inequívoco valor mostrado.

A estreia ao mais alto nível dos Irmãos Montez, que tripularam um belíssimo Norma M20FC na totalidade das provas do Nacional de Velocidade, teve um saldo muito positivo, com os dois jovens pilotos a enfrentarem com tenacidade e determinação uma difícil época de aprendizagem. Bons resultados em pistas difíceis como Vila Real e Algarve, ditaram uma presença de Sérgio e Eugénio Montez no top “cinco” final do Campeonato Nacional de Velocidade.

Ainda neste campeonato, de destacar as presenças esporádicas de Miguel Lobo, Tomás Ortigão, Carlos Alonso e Francisco Carvalho, ao volante do Aston Martin Vantage V8 GT4 da Veloso Motorsport. Lobo estreou-se na Rampa de Paços de Ferreira, em prova a contar para o Nacional de Montanha, para depois ir até Estoril na prova de encerramento da temporada do CNV, conseguindo em parceria com Tomás Ortigão, vencer a categoria GT em termos absolutos! Num regresso à formação da Veloso Motorsport, Alonso e Carvalho brilharam no Circuito de Vila Real, com os dois pilotos a vencerem a sua categoria na primeira das duas corridas disputadas. Ainda com este carro, de referir a presença positiva de Rui Dinis na Rampa da Falperra.

A Veloso Motorsport esteve também presente no Challenge Desafio Único – FEUP 3, preparando e assistindo o Alfa Romeo 156 da dupla Tiago Mesquita e Hugo Mesquita, que se estrearam em competição. Os dois jovens pilotos conseguiram uma notável evolução ao longo da época, enfrentando sem receios uma concorrência bem mais experiente, para finalizar o ano na quarta posição absoluta, ficando a apenas nove pontos do pódio final.  

Ainda em tempo de definição, a época de 2015 em termos nacionais está a ser cuidadosamente ponderada, com a Veloso Motorsport a ter planos para alinhar nas mesmas competições em que esteve presente em 2014, e também noutras, como é por exemplo o caso das Single Seater Series, isto desde que com projectos válidos. A participação no nacional de velocidade com carros de turismo é também uma forte hipótese por parte da equipa nortenha, que tem ainda planos para regressar às provas de estrada, com uma participação no novo Campeonato Nacional de Ralis reservado aos pilotos iniciados. Esta é aliás uma medida da FPAK que a equipa aplaude e preconiza também para a velocidade nacional, onde há largos anos não existe um campeonato nacional para os que se iniciam no automobilismo. 

 

VMS120115A VMS120115B VMS120115C VMS120115D VMS120115E VMS120115F VMS120115G

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.