Testamos o novo Lexus GS300H F-Sport!

0

A convite da Lexus Portugal, tivemos oportunidade de testar o novíssimo Lexus GS300H F-Sport, mais um excelente produto da marca japonesa que se vem juntar ao resto da luxuosa família, que dá corpo à marca topo de gama pertença da Toyota. Tal como o seu irmão mais pequeno, também este carro herda a motorização híbrida (Gasolina/eléctrica), que consegue proporcionar uma economia capaz de colocar este carro, entre os mais eficientes Diesel do segmento E, onde pontificam carros como os Série 5 da BMW, os Audi A6 e os Mercedes Classe E.  

Ao entrarmos no GS300H, lembramo-nos do IS300H testado anteriormente, se bem que o espaço disponível seja nitidamente maior. No fundo o mesmo conforto, a mesma qualidade, o luxo das mil e uma funcionalidades, gostamos muito é evidente. O ecrã central multimédia onde correm todas as informações e aplicações disponíveis no Lexus é enorme, com as suas 12,3 polegadas de diagonal, possui uma boa qualidade e acima de tudo, permite uma visibilidade fora de série.

Muito bom o sistema de som deste F-Sport, um digital surround de 7.1 canais desenvolvido pelo conceituado Mark Levinson. Os bancos são excelentes (16 ajustes eléctricos no banco do condutor!), assim como o volante e o toque dos materiais utilizados, nota-se que o conforto a bordo, é uma premissa levada muito a sério pelos engenheiros da Lexus.

Em termos dinâmicos, começamos por notar o maior peso do conjunto em relação ao modelo IS, mas sem que este factor seja impeditivo de um comportamento deveras interessante. O GS300H F-Sport possui até quatro modos de condução diferente, facilmente seleccionáveis através de um botão selector do modo de condução na consola central.

No primeiro modo, o NORMAL, confirmámos o que marca refere, ou seja é um modo destinado a proporcionar uma condução confortável no dia-a-dia, apresentando um bom equilíbrio entre a economia e conforto de condução.

O segundo modo disponível é o ECO, sendo muito semelhante ao normal, neste modo são feitos ajustes ao sistema motriz, para reduzir as emissões e economizar combustível, garantindo simultaneamente uma condução descontraída.

Para gáudio dos mais exigentes e fazendo jus à designação F-Sport, os modos SPORT e SPORT+ tornam o Lexus bem mais receptivo a acelerações rápidas (Sport), e uma melhoria do comportamento em curva com o endurecimento da suspensão e da direcção assistida (Sport+), factores que contribuem para uma real aproximação ao caracter desportivo que os técnicos da Lexus tentaram incutir neste modelo e que em parte conseguiram. Dizemos em parte, porque continuamos a não “achar piada” à transmissão CVT, com a caixa de velocidades automática a retirar um pouco daquela “adrenalina” própria, de quem quer controlar todos os parâmetros da condução.     

No entanto, também sabemos que o público-alvo deste tipo de carros se sentirá perfeitamente em casa com este “pacote”, até porque é viciante a facilidade de condução deste carro, quer seja a baixa velocidade, quer seja em aventuras a mais alta velocidade. O conforto, a sensação de segurança e o bom ambiente global a bordo, fazem deste Lexus GS300H F-Sport, um carro de eleição. Para esta ideia em muito contribui a beleza das linhas, que nesta versão F-Sport se podem tornar mesmo estonteantes. Sentimos isso na rua, com o carro a não passar despercebido fosse onde fosse.

A juntar aos quatro modos referidos acima, o GS 300h dispõe ainda de um modo adicional, exclusivo para a tecnologia "Full Hybrid", a EV (Veículo Eléctrico). Neste modo, que permite atingir velocidades até 64 km/h em curtas distâncias, o motor eléctrico de elevado rendimento, propulsiona o automóvel de forma independente e praticamente silenciosa sem consumir gasolina, produzindo assim zero emissões.

Em termos de especificações o GS 300h F-Sport está equipado com um motor frontal a gasolina de 2,5 litros e 181cv, que em conjunto com um motor eléctrico fazem com que o GS 300h debite um total de 223cv. O consumo combinado de combustível é segundo a marca de cerca 4,7 l/100 km, números que não conseguimos atingir, sendo as emissões de CO2 de apenas 109 g/km. Em termos de performance, o Lexus GS300H F-Sport cumpre ao nunciado, ou seja acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 190 km/h.

Por último gostávamos de destacar alguns pontos fortes do GS300H F-Sport, como por exemplo as excelentes e bonitas jantes de 19”, equipadas de pneus de perfil ultrabaixo, com a medida de 235/40 nas rodas da frente e 265/35 no trem posterior. Uma palavra ainda para os sistemas de segurança do Lexus, que incluem dez airbags que protegem o condutor e os passageiros. À frente, airbags de duas fases controlados por sensores registam a intensidade do impacto e a posição do banco, sendo accionados de acordo com as mesmas. Airbags para joelhos em ambos os bancos dianteiros proporcionam uma protecção adicional e airbags em cortina percorrem todo o comprimento de cada um dos lados do interior do habitáculo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.