Ford desenvolve novo sistema de estacionamento automático

Ford desenvolve novo sistema de estacionamento automático

  • A Ford está a desenvolver uma nova tecnologia de estacionamento automático que permitirá aos clientes estacionarem o seu automóvel apenas com a pressão de um botão, a partir do interior ou exterior do veículo
  • O protótipo da Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento da Ford controla a direcção, selecção de mudança e o avanço e recuo do veículo, facilitando o estacionamento por pressão no respectivo botão do comando
  • A Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento baseia-se nas actuais soluções tecnológicas da Ford, tais como a Assistência Activa ao Estacionamento e às transmissões Ford PowerShift

A Ford Motor Company está a desenvolver uma nova tecnologia de estacionamento automático que permitirá aos clientes estacionarem o seu automóvel apenas com a pressão de um botão, a partir do interior ou exterior do veículo.

Denominada Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento, esta tecnologia encontra-se em fase de protótipo e controla a direcção, selecção de mudança e o avanço e recuo do veículo, facilitando o estacionamento por pressão no respectivo botão. A Ford está a demonstrar esta tecnologia aos jornalistas pela primeira vez esta semana na sua pista de testes de Lommel (Bélgica), estando um vídeo de demonstração disponível para visionamento aqui.

“O estacionamento nas cidades de hoje pode ser algo stressante e difícil,” refere Barb Samardzich, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa. “Queremos tornar essa tarefa o mais fácil, eficiente e precisa possível, e isso significa explorar novos conceitos e visões.”

Os especialistas do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford estão a realizar avanços com base nas actuais tecnologias da Ford, como a Assistência Activa ao Estacionamento e as transmissões PowerShift da Ford, de modo a poderem propor a próxima geração de tecnologias de estacionamento, a Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento.

A transmissão Ford PowerShift é capaz de controlar, de modo electrónico, as passagens de caixa, para a frente e marcha-atrás, sem intervenção directa do condutor, enquanto a Assistência Activa ao Estacionamento pode fazer a pesquisa de um lugar com dimensão suficiente e direccionar o automóvel para esse espaço.

A Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento detectaria um espaço de estacionamento em paralelo recorrendo a sensores ultra-sónicos. Ao condutor caberia activar o sistema através da colocação da caixa em ponto neutro e pressionando um botão, seja no interior do veículo ou no seu exterior, através do comando remoto. O sistema passaria, assim, a controlar a direcção, os avanços e recuos do veículo, a travagem e o direccionamento na manobra do mesmo para o espaço de estacionamento a ocupar.

A Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento procurará espaços de estacionamento a velocidades até aos 30 km/h e requer que o condutor mantenha o botão sempre premido durante a realização da manobra, permitindo-lhe cancelar ou bloquear o sistema em qualquer altura.

Uma vez que os sistemas de estacionamento da Ford permitem manobrar os veículos em espaços apenas 20 por cento mais longos do que o comprimento total do veículo, a Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento poderá libertar espaços que são perdidos devido a estacionamentos ineficientes, se for utilizada por um elevado número de veículos.

A Ford apresentou recentemente o novo Ford S-MAX Concept, proposta que integra uma vasta gama de tecnologias de próxima geração, incluindo uma versão avançada da Assistência Activa ao Estacionamento com capacidade de estacionamento perpendicular, solução que poderá ser mais utilizada através do sistema de Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento, ajudando os condutores a realizarem, sem qualquer esforço, manobras nos apertados espaços e parques de estacionamento.

“O mais importante é o facto de que já temos as tecnologias que nos colocam numa posição em que, um dia, poderemos tornar realidade o estacionamento totalmente automático para os clientes Ford," refere Paul Mascarenas, Director Técnico e Vice-Presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. " A Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento poderá ainda ter vantagens adicionais no caso de condutores com mobilidade reduzida, incluindo pessoas com deficiência e idosos, bem como clientes que se deparam, no seu dia-a-dia, com difíceis manobras de estacionamento em ruas estreitas e muito movimentadas.”