Nova embraiagem elétrica Bosch ajuda a poupar combustível e a tornar a condução mais fácil

2
  • Reduz os consumos reais em cerca de 10%, nas situações de trânsito lento
  • “Pára-arranca” apenas com a primeira mudança, sem necessidade de embraiar
  • Possibilita a existência de carros híbridos com transmissão manual

Nenhum condutor gosta de se deparar com um congestionamento no trânsito. Mesmo no melhor dos dias, esta é uma situação que desagrada a todos. Especialmente se a condução em modo de “pára-arranca” for feita num carro de transmissão manual. A constante alternância entre a embraiagem, o acelerador e o travão torna toda a situação num inconveniente ainda maior, que cria o desejo de poder usufruir das vantagens de um veículo com transmissão automática.

A nova embraiagem elétrica da Bosch contorna este problema, ao permitir o uso da primeira velocidade sem recurso ao pedal da embraiagem. Assim, o condutor pode utilizar apenas o acelerador e o travão, tal como faria num veículo com transmissão automática, sem qualquer risco de paragem acidental do motor. A embraiagem elétrica aproxima as transmissões automáticas e manuais.

Ao permitir o deslizamento do veículo com o mínimo auxílio do motor, esta embraiagem ajuda ainda a poupar combustível. Independentemente do condutor, a embraiagem separa automaticamente o motor da transmissão, quando o acelerador já não estiver a ser utilizado, parando posteriormente o motor. O resultado é uma poupança, em média, de cerca de 10%.

Em termos de preço, a embraiagem elétrica tem um custo significativamente mais baixo quando comparada com uma transmissão automática convencional. Desta forma, constitui uma alternativa bastante atrativa no segmento de veículos compactos, onde a competitividade de preços é grande. Ao contrário de uma transmissão automática completa, a embraiagem elétrica automatiza apenas a embraiagem, e não a transmissão. O pedal transmite um sinal elétrico a um atuador, que liberta a embraiagem.

O princípio por detrás da função de deslizamento start-stop é simples. O sistema da Bosch deteta a diminuição da pressão no pedal do acelerador, separa o motor da transmissão e previne o consumo desnecessário de combustível. O efeito é semelhante àquele que já podia ser simulado pelos condutores nas transmissões manuais quando estes desengatavam a mudança numa descida. No futuro, o sistema irá assumir automaticamente esta função, com a vantagem de parar o motor ao mesmo tempo. Embora seja tecnicamente sofisticada, é uma função recompensadora, levando a uma redução de 10% no consumo de combustível.

Ajudar a prevenir transições abruptas de mudanças

Além da função stop-and-go e da possibilidade de poupar combustível, a embraiagem eléctrica oferece ainda um variado leque de outras funções. Por exemplo, pode ser utilizada como auxílio à transição de mudanças, tornando-a mais suave. Um sensor especial detetará o início da transição, ajustando a velocidade do motor. O resultado será uma suave e fácil transição.

Adicionalmente, se o sistema de tração for elétrico, uma embraiagem controlada da mesma forma significa que a combinação de veículos híbridos e de transmissões manuais é agora possível, pela primeira vez. Até este momento, só era possível combinar um motor híbrido com uma transmissão automática, na medida em que nunca foi possível coordenar a combustão do motor e um sistema elétrico, com recurso a uma simples transmissão manual. Vista desta perspetiva, a embraiagem elétrica apresenta duas vantagens: não só a transmissão manual passa a ser possível nos veículos híbridos, como o preço base destes veículos poderá descer significativamente, visto que uma transmissão automática já não é estritamente necessária.

20130829NovaEmbraiagemBosch

2 Comentários
  1. AMRODRIGUES O utilizador diz

    AGRADA-ME E GOSTARIA DE SABER MAIS DETALHES.
    TENHO UM CARRO NOVO(FORD ECOSPORT) A GASOLINA QUE CONSOME CERCA DE 8/100.
    GOSTO DO CARRO MAS É UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE O CONSUMO ELEVADO.
    AGRADECIDO PELA A V ATENÇÃO, AGUARDO O VOSSO CONTATO
    Cumprimentos AMRodrigues

    1. Luis Lopes O utilizador diz

      Boa Tarde. Para esse efeito deverá consultar um serviço Bosch em Portugal. Obrigado. Melhores Cumprimentos/Luis Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.