Vicente Capela a um lugar do pódio no Open de Portugal de Karting

0
  • Jovem piloto alentejano fez a sua estreia absoluta em competições oficiais

Quem se deslocou ao Kartódromo de Viana do Castelo para assistir ao Open de Portugal não diria que Vicente Capela estava a fazer a sua estreia absoluta no Karting de competição. O jovem piloto alentejano, de apenas 8 anos de idade, surpreendeu na categoria Cadete 4T ao ser logo o segundo mais rápido nos treinos cronometrados.

Vicente Capela manteve o andamento ao longo do fim de semana, mas viria a ser ‘travado’ de forma inglória na Final, quando um incidente lhe retirou o segundo lugar, acabando, ainda assim, por ser um meritório quarto classificado.

Vicente Capela, apesar de nunca ter competido em provas oficiais e de só ter feito três treinos na pista minhota, foi um dos protagonistas da categoria Cadete 4T do Open de Portugal de Karting. Depois de ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, na primeira manga de qualificação viu a bandeira xadrez na segunda posição, tendo depois, na segunda manga, sido sétimo classificado devido a um incidente que o obrigou a sair de pista.

Com a soma destes dois resultados, o jovem piloto de Beja partiu na Pré-Final do quinto lugar e terminou no mesmo posto, do qual arrancou na Final. Na corrida decisiva, e numa altura em que se preparava para passar a rodar na segunda posição, um adversário embateu no seu kart e fez com que perdesse muitas posições. Mesmo assim, Vicente Capela regressou à pista e minimizou o prejuízo, conseguindo várias ultrapassagens, que resultou numa recuperação que lhe valeu um meritório quarto lugar.

“A equipa RAC – Racing Academy & Competition diz que o Vicente é combativo, forte e focado, mas precisa de melhorar alguns aspetos em situação de corrida. Estamos orgulhosos com a prestação do Vicente nesta primeira experiência nos karts de competição e com o trabalho desenvolvido pela RAC”, sublinhou Jaime Capela, pai de Vicente, que agora vai disputar o Campeonato de Portugal de Karting – que passará pelas pistas de Viana do Castelo, Leiria, Portimão, Baltar e Bombarral –, para depois culminar a época com a sempre emblemática Taça de Portugal de Karting, agendada para os dias 8 e 9 de outubro, para o Kartódromo Internacional de Braga.

Vicente Capela iniciou esta aventura na Escolinha de Jovens Pilotos no Kartódromo do Montijo ainda em 2019, onde aprendeu as regras básicas deste desporto e onde corria em karts elétricos num projeto pioneiro em Portugal. Não fosse o surgimento da pandemia teria sido, ainda em 2020, com apenas 6 anos de idade, um dos pilotos da categoria Iniciação. Assim, foi somente em fevereiro deste ano que veio a integrar o Karting de competição, através do Open de Portugal, disputado no Kartódromo de Viana do Castelo, entrando diretamente para a categoria Cadete 4T, onde alinham, naturalmente, pilotos bem mais experientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.