Taça de Portugal de Karting AMI48 proporciona excelente espetáculo em Leiria

0

Martim Gomes, Guilherme Morgado, Martim Meneses, Tomás Gomes, Luís Leão, Adolfo Castro, Rodrigo Ferreira, André Serafim e Paulo Martins venceram nas suas categorias a Taça de Portugal de Karting AM I 48, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de desportos Motorizados de Leiria (NDML).

Considerada a grande festa da disciplina, a Taça de Portugal de Karting AM I 48, realizou-se este fim de semana, com 90 pilotos, distribuídos por seis categorias distintas, nomeadamente a Iniciação, a Cadete 4T, a X30 Mini, a Júnior, a X30 (que incluiu a classe Master) e a X30 Super Shifter (que conta com as classes Sénior, Master e Gentleman).

Categoria X30

A categoria X30 (Sénior) foi a mais concorrida com 30 pilotos e, naturalmente, uma das mais interessantes de seguir. Na Final, disputada em 18 voltas, Ivan Domingues esteve na frente até à passagem da 12.ª volta, altura em que Frederico Peters passou para o comando, tendo depois, a três voltas para o final da corrida, Luís Alves assumido a liderança. Contudo, na última volta, Luís Leão acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez e a conquistar a sua primeira Taça de Portugal de Karting.

Luís Alves assegurou o lugar intermédio do pódio e Frederico Peters garantiu a terceira posição, terminando imediatamente a seguir Adolfo Castro – vencedor na Master – e João Miguel Oliveira (Tonykart) que fechou o top-5.

Categoria X30 Super Shifter

Na Final da categoria reservada aos karts com caixa de velocidades, disputada em 16 voltas, Rodrigo Ferreira esteve sempre no comando até ver a bandeira xadrez na primeira posição à geral e na Sénior. Ricardo Borges largou do 9.º lugar e a partir da 12.ª volta passou a rodar em definitivo na segunda posição, enquanto André Serafim fez uma excelente corrida e acabou por ver a bandeira xadrez na terceira posição, sendo o vencedor na Master.

O regressado Yohan Sousa, que na Pré-Final foi forçado a abandonar à passagem da sexta volta quando liderava, arrancou na Final da 17.ª posição e conseguiu fazer uma excelente recuperação até ao quarto lugar, completando o pódio na Sénior. Duarte Mano também esteve em destaque ao fechar o top-5 (sendo 4.º na Sénior), enquanto Paulo Martins encerrou o top-10 e venceu na classe Gentleman.

Categoria Júnior

Na categoria Júnior, disputada em 18 voltas, Tomás Gomes liderou de princípio a fim, apesar das investidas do sul-coreano Junho Kim e, mais tarde, de Santiago Alves. A partir do último terço da corrida, o piloto de Braga ganhou mais vantagem e confirmou a vitória, com uma certa margem para a concorrência.

Santiago Alves, que arrancou da sétima posição, fez uma excelente recuperação e assegurou o lugar intermédio do pódio, enquanto o sul-coreano Junho Kim garantiu o terceiro posto, mas pressionado pelo madeirense João Dinis, por Francisco Macedo e por Henrique de Oliveira.

Categoria X30 Mini

Na Final da categoria X30 Mini, disputada em 16 voltas, Martim Meneses liderou até à passagem da 10.ª volta, altura em que Gustavo da Silva passou para comando e não mais o largou até final. Contudo, o piloto de Cascais acabou por ser relegado para a quarta posição, devido a uma penalização de três segundos por alegada saída parcial dos corredores no momento da partida.

Assim foi Martim Meneses – que havia terminado na segunda posição – a conquistar a Taça de Portugal de Karting AM I 48, tendo imediatamente a seguir terminado o espanhol Manuel Míguez Gayoso e Gustavo da Cunha (Kart Republic) nas segunda e terceira posições, respetivamente. A luta pela quinta posição foi bastante intensa entre Martim Marques, João Barros e Diogo Caetano, tendo o primeiro levado a melhor.

Categoria Cadete 4T

Na Final da categoria Cadete 4T, disputada em 12 voltas, José Pedro Pinto ainda liderou a primeira volta, mas depois Guilherme Morgado assumiu o comando e não mais o largou até final. José Pedro Pinto acabou por garantir a segunda posição e imediatamente a seguir terminaram Lourenço Rocha e Francisco Oliveira nos terceiro e quarto lugares, respetivamente. Francisco Iglésias viu a bandeira xadrez na quinta posição, mas devido a uma penalização de 10 segundos por alegada saída integral dos corredores no momento da partida, foi relegado para o sexto lugar, tendo, assim, Vasco Oliveira encerrado o top-5.

Categoria Iniciação

Na Final da categoria Iniciação, disputada em 5 voltas, Martim Gomes arrancou bem e manteve-se na liderança até final, não cedendo às investidas do seu colega de equipa, Lourenço Antunes, que terminou na segunda posição com uma desvantagem de apenas 0,224s. A luta pelo terceiro lugar acabou por ser bastante emocionante e envolveu três ‘rookies’, tendo Diogo Baptista conseguido completar o pódio, enquanto Gabriel Guimarães e Vicente Correia fecharam, por esta ordem, o top-5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.