Guilherme Oliveira é o único Português no ELMS em Portimão

0

Guilherme Oliveira prepara-se para dar mais um importante salto na sua carreira. O piloto de Vila Nova de Gaia vai disputar no próximo fim de semana as 4 horas de Portimão, última prova do European Le Mans Series, numa estreia absoluta uma das competições mais importantes do automobilismo Mundial e a grande referência no que diz respeito aos protótipos LMP2 e LMP3. O piloto luso estará ao volante de um LMP3, da equipa Racing Experience, num convite de última hora endereçado ao jovem luso de 16 anos.

Guilherme Oliveira é um dos grandes nomes Nacionais da nova geração do automobilismo Português. Depois de uma carreira repleta de sucesso no karting, o jovem piloto deu este ano o salto para a Fórmula 4 Espanhola, onde representa a equipa FA Racing by Drivex, propriedade de Fernando Alonso e Miguel Angel de Castro. O piloto de 16 anos tem sido um dos protagonistas da F4, tendo já alcançado um pódio no seu ano de estreia neste competitivo campeonato. Este fim-de semana Oliveira dá mais um importante passo na sua carreira, disputando a corrida “da casa” do European Le Mans Series, no Autódromo Internacional do Algarve, ao volante de um protótipo LMP3, da equipa Racing Experience, baseada no Luxemburgo.

Para Guilherme Oliveira trata-se de uma estreia, num convite de última hora que o Português não hesitou em aceitar: “foi com grande satisfação que recebi este convite da Racing Experience e mostra que a nossa performance na Fórmula 4 não tem passado despercebida no mundo dos protótipos. O facto de correr em casa e representar Portugal num dos campeonatos mais competitivos do mundo é motivo de grande orgulho, no entanto tenho os pés bem assentes na terra e encaro o fim-de-semana como uma aprendizagem tanto nos protótipos LMP3, como no mundo das corridas de Endurance. Acredito que com a ajuda da equipa e da Synergy vamos evoluir ao longo do fim-de-semana e quem sabe não seja este o caminho para a minha carreira no futuro. O importante é dar o meu melhor, evoluir, ajudar a equipa nos objetivos que estão traçados e deixar uma imagem positiva” , salientou o piloto natural de Vila Nova de Gaia, que se estreia na classe LMP3, o volante de um Duqueine M30, equipado com um motor Nissan V8, com 455 cavalos de potência.

Também para a Synergy Driver Performance, empresa Portuguesa responsável pela gestão de carreira de Guilherme Oliveira, trata-se de uma excelente oportunidade e sinal que o talento de Oliveira é cada vez mais reconhecido Internacionalmente: “o trabalho do Guilherme começa a dar frutos. Tem sido um ano de altos e baixos, mas o Guilherme tem demonstrado não só muita rapidez, como também revelou-se o líder no seio da equipa e isso é muito bom para ele. Este convite da Racing Experience é sem dúvida um passo importante, mas por outro lado todos sabemos que é uma estreia num campeonato altamente competitivo. Não temos expectativas, apenas encaramos como um desafio e na verdade é de desafios que gostamos, portanto estamos convictos que o Guilherme fará o seu trabalho bem feito e o seu futuro poderá perfeitamente passar pelas corridas de endurance”, referiu Gonçalo Gomes, um dos sócios da Synergy, a par com Duarte Félix da Costa e Rodrigo Loyo.

No total são 41 os carros inscritos na derradeira prova do ELMS (European Le Mans Series), que tem lugar no próximo fim-de-semana em Portimão. O ELMS é a categoria rainha Europeia de protótipos, que percorre os mais carismáticos circuitos Europeus, com especial enfoque nas 24 horas de Le Mans. Em Portimão Guilherme Oliveira será o único representante Português na prova principal do ELMS, que conta com quatorze carros na classe LMP2, dezassete da LMP3 (onde Oliveira está inscrito) e dez da categoria GTE.

De referir ainda que Oliveira irá representar a Racing Experience e fazer equipa com Gary Hauser, piloto Luxemburguês, e ainda Tom Cloet, piloto Belga que disputou este ano as 24 horas de Le Mans. Dados lançados para um fim-de-semana de grande ação, com as portas finalmente abertas ao público e onde além das decisões dos títulos, as atenções dos Portugueses estarão centradas em Oliveira na estreia do jovem luso no European Le Mans Series.

Os motores arrancam já na 5ª feira em Portimão, com um dia de testes, já na 6ª feira tem lugar os treinos livres oficiais. O dia de Sábado está reservado para a sessão de qualificação e Domingo disputa-se a grande corrida, com duração de 4 horas e com inicio marcado para as 13h00. Para quem quiser marcar presença no Autódromo os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais, já quem quiser poderá seguir em direto no canal oficial de youtube do ELMS.

5ª feira
09h00 às 10h55 – Treino coletivo I
14h00 às 16h55 – Treino coletivo II

6ª feira
11h50 às 13h20 – Treino livre 1

Sábado
08h30 às 10h00 – Treino livre 2
14h20 às 14h30 – qualificação LMP3

Domingo
13h00 às 17h00 – Corrida ELMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.