Tomás Leitão com corrida de grande nível no fecho do Campeonato de Portugal de Karting

0
  • Jovem piloto de Oeiras foi 4.º classificado entre 29 concorrentes

A quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting assistiu a uma grande exibição de Tomás Leitão na derradeira Final da categoria-rainha, a X30. Num aguerrido pelotão com quase três dezenas de concorrentes, jovem piloto de Oeiras recuperou nada menos do que 10 posições rumo ao 4.º lugar na Final de domingo, disputada no Kartódromo Internacional de Braga.

Num fim de semana marcado pela instabilidade das condições climatéricas, alternando períodos de chuva com períodos de pista seca, Tomás Leitão começou por dar nas vistas logo na sessão de treinos cronometrados de sábado, onde conseguiu o melhor tempo de todo o pelotão. Contudo, uma penalização por danos na carenagem frontal do seu kart levou-o a largar da 3.º posição para a primeira manga de qualificação. As condições traiçoeiras da pista não permitiram a afinação ideal no chassis do piloto de Oeiras, que ainda assim terminou a primeira Final muito perto do top-10.

No domingo, Tomás Leitão voltou a mostrar um bom andamento nos treinos cronometrados, mas o comportamento anti-desportivo de um piloto espanhol durante a manga de qualificação obrigou-o a largar para a Final do 14.º lugar. Contudo, o jovem piloto de 17 anos que nunca baixou os braços na corrida decisiva, conseguindo nada menos do que 10 ultrapassagens até terminar no 4.º lugar… a escassas décimas de segundo do pódio. Foi, sem dúvida, uma prova que mostrou que Tomás Leitão tem condições para discutir os primeiros lugares da categoria-rainha do Karting nacional.

“Foi um fim de semana duro, pois devido à instabilidade das condições atmosféricas, foi difícil escolher os pneus certos assim como encontrar o melhor ‘set-up’. Contudo, fiquei muito contente com a nossa performance em Braga, principalmente no domingo. Foi um bom final de época, num ano em que aprendi e evoluí imenso, principalmente depois de passar para a QZ Kart Team. Agora sinto que tenho as melhores condições e vamos tentar continuar este trabalho e preparar bem a Taça de Portugal”, afirmou Tomás Leitão, aludindo à emblemática Taça de Portugal de Karting, agendada para os dias 6 e 7 de novembro, em Leiria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.