Joaquim Rocha sagra-se vice-campeão nacional na época de estreia no Karting

0
  • Piloto de Paredes culminou temporada com novo pódio em Braga

A primeira temporada de Joaquim Rocha no Karting de competição culminou com o vice-campeonato da categoria X30 Super Shifter Gentleman, onde alinham os potentes karts com caixa de velocidades do Campeonato de Portugal de Karting. A quinta e última jornada dupla do ano foi disputada no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga, onde o piloto de Paredes voltou a subir ao pódio numa pista que não conhecia.

Uma época para mais tarde recordar. Joaquim Rocha concretizou, ao longo de 2021, o sonho de se tornar piloto de corridas, disputando pela primeira vez o exigente Campeonato de Portugal de Karting na categoria X30 Super Shifter Gentleman, onde competem os potentes karts de 175cc com caixa de velocidades. Numa temporada que passou pelas pistas de Viana do Castelo, Leiria, Baltar, Bombarral e Braga, cada prova foi uma enorme descoberta e aprendizagem para o piloto natural de Paredes. A quinta e última jornada dupla, disputada no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga, não foi exceção: Joaquim Rocha teve de aprender a pista minhota durante os treinos, preparando-se para uma prova onde ainda tinha aspirações a sagrar-se campeão nacional, após ter ganho Finais em Leiria e Baltar.

Num fim de semana marcado pela instabilidade das condições climatéricas, que dificultou as escolhas de pneus de todos os pilotos, o estreante voltou a estar em bom plano, conseguindo o 3.º lugar da categoria Gentleman na manga de qualificação de sábado e depois subindo ao 2.º posto na primeira Final em Braga. No domingo, conseguiu novo 3.º lugar na manga de qualificação e depois foi obrigado a abandonar a Final, devido à quebra de um suporte no seu kart. Nas contas finais, Joaquim Rocha sagrou-se vice-campeão nacional X30 Super Shifter Gentleman, um resultado notável para alguém que só fez a sua primeira prova oficial no passado mês de abril.

“Braga foi mais uma aprendizagem muito intensa, sobretudo porque tanto tivemos pista seca como molhada”, afirmou Joaquim Rocha. “Nem tudo correu como eu queria, mas as corridas são mesmo assim e acabo a temporada muito feliz pela minha evolução e por esta oportunidade de descobrir o mundo do Karting. Cresci muito como piloto, fiz amigos novos e reforcei amizades que já tinha há muitos anos. Quero agradecer muito à minha família, por me apoiar e me acompanhar nesta paixão. Agora vou treinar para a Taça de Portugal”, referiu o simpático piloto de Paredes, conhecido pelo seu fair play.

A emblemática Taça de Portugal de Karting fechará a época nacional, a 6 e 7 de novembro, em Leiria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.